Poucas pessoas sabem o que é sinovite transitória do quadril, afinal, é uma condição não muito difundida, porém, é importante ter mais informações a respeito.
Podemos adiantar que a sinovite transitória costuma acometer mais as crianças e, portanto, é necessário estar atento aos sinais, e no caso de alguma anormalidade, buscar procurar tratamento ortopédico precoce faz toda diferença.
Se é a primeira vez que você está ouvindo falar em sinovite transitória do quadril, vale a pena continuar a leitura e conferir o material exclusivo elaborado pela equipe do COE Ortopedia, explicando o que é, causas e tratamentos!
O que é sinovite transitória do quadril?
Primeiramente, é preciso entender o que é sinóvia ou membrana sinovial, uma fina membrana que reveste os tendões, cápsulas articulares e músculos.
É essa a estrutura responsável por produzir o líquido sinovial, cuja função é a nutrição e lubrificação das articulações.
Então, quando ocorre uma inflamação dessa membrana, independentemente, chama-se de “sinovite”.
Portanto, a sinovite transitória do quadril ocorre quando há uma inflamação na membrana sinovial que reveste a articulação do quadril.
É interessante destacar que essa é uma condição mais comum entre crianças com idade de 3 a 10 anos, contudo, os adultos não estão isentos da sinovite transitória.
Quais são os principais sintomas de sinovite transitória?
Os sintomas podem variar de acordo com cada caso, visto que que cada pessoa tem uma reação diferente a esse problema.
Mas o sintoma mais comum é a dor dentro da articulação do quadril, bem como na parte da frente.
Então, dependendo de quanto tempo o paciente sofre com esse problema, pode gerar um inchaço na região do quadril. Além disso, outros sintomas observados são os seguintes:
- Dor na virilha, coxa ou joelho;
- Dor no quadril que piora ao movimentar;
- Dificuldade de caminhar;
- Andar mancando;
- Dificuldade em apoiar o pé no chão.
Fora isso, saiba que a sinovite transitória pode afetar apenas um ou ambos os lados do quadril, e é por isso que se torna imprescindível a ida ao médico especialista, a fim de identificar e iniciar o tratamento mais adequado.
Como confirmar o diagnóstico de sinovite transitória?
O diagnóstico é feito apenas pelo médico, que pode ser tanto o pediatra quanto o ortopedista. Por meio de algumas análises dos sintomas, o profissional pode já ter uma ideia.
Mas, a fim de confirmar, é necessário fazer alguns exames de sangue, como o hemograma, proteína C reativa ou velocidade de sedimentação (VHS) para poder identificar inflamações e infecções no organismo.
Ademais, os exames são importantes para descartar outras possibilidades, como doença de Perthes, tumores ou doenças reumáticas.
E é por isso que geralmente o médico solicita exames de imagem, como raio-x, ultrassonografia ou mesmo uma ressonância magnética do quadril.
Outro exame que o médico ainda pode pedir é uma análise do líquido sinovial, a fim de que possa identificar a causa da dor e inflamação no quadril.
Para fazer esse exame, deve-se retirar uma pequena amostra do líquido da articulação e levá-lo ao laboratório, onde se fará uma análise.
Quais são as possíveis causas?
Na verdade, a causa da sinovite transitória não é conhecida, mas de acordo com alguns estudos, é uma condição que pode ser decorrente de:
- Infecção por vírus;
- Infecção por bactéria;
- Doenças por causas alérgicas;
- Reações após tomar uma vacina;
- Trauma na articulação do quadril;
- Reação alérgica grave por conta de remédio.
Todas essas condições podem levar à sinovite transitória, onde a membrana fica mais grossa e com mais vasos sanguíneos, bem como a maior produção do líquido.
Como é feito o tratamento para sinovite transitória?
Na grande maioria dos casos, a sinovite transitória melhora sozinha, sem qualquer tipo de tratamento específico.
Mas, ainda assim, o médico pode indicar o repouso em uma posição confortável, a fim de ajudar tanto na recuperação quanto para o alívio de dor e desconforto.
O médico pode recomendar a aplicação de compressas mornas ou massagem no quadril, além do uso de remédios anti-inflamatórios ou analgésicos.
Conclusão
A sinovite transitória do quadril, embora temporariamente desconfortável, raramente causa complicações sérias.
O acompanhamento médico adequado é fundamental para garantir um diagnóstico correto e um tratamento apropriado, permitindo uma recuperação rápida e eficaz.
Vale ressaltar que o prognóstico para sinovite transitória é geralmente excelente, onde a maioria das crianças se recupera completamente sem sequelas a longo prazo.
Se você mora em Goiânia e suspeita que seu filho esteja apresentando uma sinovite transitória, o COE Ortopedia, uma clínica ortopédica especializada, conta com ortopedistas pediátricos, qualificados para diagnosticar e indicar o tratamento mais apropriado.
Não demore para agendar uma consulta, pois o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho!
Fonte de link: https://www.scielo.br/j/aob/a/gYTLf4QsgXVYxHnYddFM4Nv/
- Tendinite no quadril: causas, sintomas e tratamento - outubro 19, 2024
- Acupuntura no Quadril: Benefícios - outubro 19, 2024
- Sinovite transitória do quadril: causas e tratamento - outubro 19, 2024