Embora seja relativamente comum sentir dor no joelho ao dobrar, é importante prestar atenção em casos de dores constantes.
Grande parte das pessoas não dá a devida importância a dores, mas é preciso entender que nenhum sintoma de dor é normal, ainda mais se for persistente.
Então, se você sempre sente essa dor, saiba que pode sim ser um indicativo de um problema um pouco mais sério.
Para preparar esse artigo, contamos com a colaboração da equipe de ortopedistas do COE, de maneira a passar as informações corretas e mostrar as medidas a terem tomadas no caso de dor no joelho ao flexionar.
Dor no joelho ao dobrar: o que pode ser?
A dor no joelho ao dobrar pode ocorrer por uma série de questões, desde problemas relacionados à artrose e desgaste, até excesso de peso ou lesões esportivas.
No entanto, quando esse problema impede o paciente de caminhar ou a dor piora com o passar do tempo, pode ser um indício de problema mais grave.
Mas, para que o médico ortopedista possa oferecer um tratamento adequado, ele deve avaliar o caso para saber a origem da dor.
Em vista disso, o paciente deve passar por alguns exames, como ressonância magnética ou raio-x, a fim de se ter um diagnóstico mais preciso.
E, dentre todas as possíveis causas, podemos citar as seguintes:
1. Lesão de cartilagem focal
A lesão de cartilagem focal é um tipo de problema que se restringe a uma pequena região, mas que ainda assim pode ocasionar dor no joelho ao dobrar.
O joelho é uma articulação muito suscetível a lesões de suas estruturas internas, bem como os ligamentos, meniscos e a própria cartilagem.
A cartilagem tem por responsabilidade amortecer os impactos. Dessa forma, é ela que impede que haja um excesso de pressão sob um único ponto da articulação.
Porém, quando ocorre essa lesão, acaba por comprometer a articulação, fazendo com que o paciente comece a sentir dor no joelho ao flexionar e ao fazer outras atividades.
2. Rompimento de ligamento
Esse tipo de ruptura pode ocorrer devido a uma pancada forte ou torção nos joelhos durante a súbita mudança de direção.
Nesse caso, o local em que o paciente costuma sentir a dor indica onde houve o rompimento.
Em relação ao tratamento, pode variar de acordo com o tipo de rompimento e qual a gravidade da lesão.
No entanto, fazer uma compressa gelada por 20 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia, além de repouso e uso de muletas, pode ajudar na recuperação.
3. Tendinite
A tendinite é decorrente de uma inflamação no tendão do joelho, sendo que o sintoma mais característico é a dor no joelho ao esticar a perna.
Além disso, é uma condição mais comum em atletas, devido ao alto impacto da atividade física, como corrida, futebol, ciclismo, etc.
Mas a tendinite também pode ocorrer devido ao desgaste natural da articulação, sendo mais frequente em idosos.
Quanto ao tratamento na clínica ortopédica, pode envolver o uso de alguns anti-inflamatórios e fisioterapia, a fim de fortalecer os músculos do joelho.
4. Bursite
A bursite caracteriza-se pela inflamação da bursa, uma bolsa pequena que contém um líquido que funciona como amortecedor, com a capaciade de amenizar a fricção entre os ossos, tendões e músculos.
Saiba que o joelho possui cerca de 11 bursas, sendo que atividades repetitivas que exigem a dobra do joelho, podem desencadear a bursite.
Inclusive, esse movimento repetitivo pode provocar a bursite pré-patelar, a qual ocasiona dor na parte superior do joelho, além de inchaço.
Obesidade e artrose também podem piorar o caso, haja vista que é capaz de dar origem à bursite anserina, mais conhecida como “bursite da pata de ganso”.
5. Osteoartrose
A artrose é um tipo de doença reumática, a qual gera a degeneração da cartilagem do joelho. Por consequência, diminui a quantidade, qualidade e espessura dessa cartilagem.
Um dos sintomas é dor no joelho ao flexionar, além de dificuldade para subir escadas e ao caminhar.
Sobre o tratamento, o médico pode indicar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, como também fazer recomendar algumas sessões de fisioterapia.
A depender da gravidade do caso e dos sintomas que o paciente apresenta, o médico ainda pode fazer a injeção de corticoide ou ácido hialurônico.
6. Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, inflamatória e crônica, a qual provoca rigidez, inchaço e dor nas articulações.
Nesse caso, além de dor no joelho ao dobrar, o paciente costuma sentir mais dores mais fortes nos primeiros minutos da manhã, mas melhora com o decorrer do tempo.
7. Síndrome da banda iliotibial
O joelho pode estar suscetível também à síndrome da banda iliotibial, que é quando o paciente sente uma dor na lateral do joelho.
É problema frequente entre praticantes de esportes, como corrida ou ciclismo.
Na maior parte das vezes, a síndrome tem ligação com a fraqueza e a má flexibilidade muscular, bem como erros de treinamento.
A princípio, a dor é mais fraca, mas que pode sim aumentar de intensidade com o passar do tempo.
8. Lesão no menisco
A lesão no menisco também é uma das possíveis causas de dor no joelho ao dobrar, mas também pode vir acompanhada de outros sintomas.
O paciente ainda pode sentir desconforto na parte interna do joelho ao subir escadas ou se agachar, por exemplo.
Na grande maioria dos casos, a lesão menisca menisco ocorre devido a alguma atividade física como jiu-jitsu, judô ou pela degeneração natural.
Nesse último caso, o lesão ocorre com mais frequência em pessoas por volta dos 40 anos de idade.
9. Problemas na patela
A patela também está suscetível a alguns problemas que podem levar à dor no joelho ao flexionar, como é o caso da condropatia patelar.
A condropatia patelar é decorrente do desgaste da articulação em volta da patela, mas o paciente também pode apresentar amolecimento da cartilagem da patela.
10. Cisto de Baker
O cisto de Baker é um caroço que se desenvolve atrás do joelho, na articulação, devido ao acúmulo de líquido.
Nesse caso, o cisto pode causar inchaço, rigidez e dor no joelho ao dobrar.
Conclusão
Você acabou de conhecer 10 possíveis causas de dor no joelho ao dobrar, e independentemente da causa, buscar um diagnóstico precoce faz toda a diferença, especialmente para evitar maiores complicações.
Dessa forma, o profissional de saúde avalia o caso e determina o plano de tratamento de acordo.
Então, se você vem sentindo uma dor constante no joelho quando dobra, saiba que o COE Goiânia é composto por uma equipe de profissionais especialistas, que por meio de um tratamento personalizado, oferece aos pacientes um atendimento de excelência.