Mosaicoplastia do Joelho em Goiânia
Ortopedista Mosaicoplastia do Joelho em Goiânia
A mosaicoplastia do joelho em Goiânia tem se destacado não apenas na região, mas em todo o país, sobretudo pelas técnicas cirúrgicas de última geração utilizadas, com altas taxas de sucesso.
Embora essa técnica seja empregada especialmente no joelho, no COE – Centro de Ortopedia Especializada -, também é aplicada em outras articulações, e não é por acaso que sua equipe de ortopedistas em Goiânia é considerada a mais qualificada.
Lesões na cartilagem podem comprometer a mobilidade e afetar bastante a qualidade de vida, exigindo um diagnóstico preciso e tratamento apropriado.
Se você vem enfrentando problemas nas articulações, talvez seja na cartilagem. Por isso, agende uma consulta conosco e juntos vamos pensar na melhor estratégia para aliviar suas dores.
COE - Centro de Ortopedia Especializada
No COE você encontra uma equipe formada por Ortopedista Especialistas, Nutricionistas, Médicos Acupunturistas, Médicos Nutrólogos e Fisioterapeutas, todos comprometidos com a sua saúde e recuperação.
Perguntas Frequentes
Quando é indicada a mosaicoplastia de joelho?
A mosaicoplastia de joelho é indicada geralmente quando as lesões afetam também o osso subjacente, em situações em que a cartilagem se solta dentro da articulação, ou quando a cartilagem que envolve a superfície articular sofre danos, como também em pacientes que não responderam a outros tratamentos.
Como é feita a mosaicoplastia do joelho?
O procedimento consiste na remoção de pequenos cilindros de osso e cartilagem de áreas sadias do próprio paciente e em seguida, são transplantados para as áreas danificadas. A técnica usada é a artroscopia, um método minimamente invasivo através do qual o cirurgião visualiza a lesão com o auxílio de uma câmera.
Quais os cuidados antes da mosaicoplastia do joelho?
Antes da mosaicoplastia do joelho, o paciente deve fazer exames pré-operatórios, como exame de sangue e ressonância magnética e já iniciar sessões de fisioterapia. O cirurgião responsável pelo procedimento dará todas as orientações, principalmente quanto à suspensão de certos medicamentos, se for o caso, e evitar álcool e cigarro, pois podem comprometer a cicatrização.
Quais são os critérios para um paciente ser considerado um bom candidato para a mosaicoplastia do joelho?
Para avaliar a viabilidade da cirurgia, o cirurgião leva em conta os seguintes fatores: ter idade inferior a 50 anos, não sofrer com artrose, não ser obeso, e por fim, a lesão deve ter entre 1 e 4cm2
Quanto tempo dura a mosaicoplastia do joelho?
A cirurgia dura em média uma hora, e dependendo das condições clínicas do paciente, pode receber alta no dia seguinte.
A mosaicoplastia do joelho é perigosa?
Além dos riscos comuns a qualquer procedimento cirúrgico, como reações à anestesia, embora raros, alguns riscos são: rigidez articular, sangramento, infecção e trombose, que são minimizados com o suporte de um profissional especializado.
Quais são as complicações associadas à mosaicoplastia do joelho?
Algumas complicações são a condromalácia, que ocorre quando a cartilagem articular do joelho se desgasta, podendo causar dor, inchaço e limitação do movimento, e a necessidade de artroplastia, que é um procedimento necessário quando a cartilagem está muito danificada e não pode ser reparada com a mosaicoplastia.
Como é o pós-operatório da mosaicoplastia do joelho?
A recomendação é permanecer com o membro elevado a fim de reduzir o inchaço, o uso de medicamentos prescritos pelo médico para aliviar o desconforto, além de usar um par de muletas, evitando o peso no joelho operado por, pelo menos, seis semanas.
Como é gerenciada a dor após a mosaicoplastia do joelho?
A dor é gerenciada com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico, além de compressas de gelo e manter o membro operado elevado.
Qual é o tempo de recuperação esperado após uma mosaicoplastia do joelho?
A retomada de atividades diárias e exercícios físicos deve ser feita gradualmente, porém, atividades mais intensas e que envolvam contato físico, podem levar de 6 a 12 meses, dependendo da condição de cada paciente.
Quanto custa a mosaicoplastia do joelho em Goiânia?
Não tem como precisar um valor exato, pois vários fatores devem ser considerados: a qualificação do profissional, os materiais utilizados, o tempo de internação e o hospital. É aconselhável agendar uma consulta com o ortopedista para ter uma ideia mais exata do custo da cirurgia.
Como funciona a fisioterapia no pós-operatório da mosaicoplastia do joelho?
A fisioterapia já começa no dia seguinte e tem como principal objetivo reduzir a dor, melhorar a mobilidade articular, a amplitude do movimento, promover a estabilidade da articulação e fortalecimento muscular.
Quais os resultados da mosaicoplastia do joelho?
Os resultados são ótimos na maioria dos casos, onde o desaparecimento de bloqueios, inchaço e instabilidade podem ser observados após o procedimento.
Qual melhor especialista em mosaicoplastia de joelho em Goiânia?
O melhor especialista em mosaicoplastia de joelho em Goiânia deve ter conhecimento profundo sobre a técnica, experiência, estar sempre atualizado na área, e mais importante, propor um tratamento com base nas necessidades individuais de cada paciente.
Outras Especialidades
Precisa de ajuda?
Nossa equipe de especialistas está pronta para cuidar da sua saúde e bem-estar.