Uma pergunta frequente entre pacientes que chegam ao COE Ortopedia é se acupuntura para fascite plantar realmente funciona.
Vale mencionar que a fascite plantar é uma inflamação dolorosa de uma parte da fáscia plantar, localizada sob o pé, que vai do calcanhar até a base dos dedos.
Em casos mais agudos, pode causar muita dor, podendo limitar as atividades diárias, impedindo de andar confortavelmente ou ficar em pé por muito tempo.
E justamente por isso, mais e mais pessoas têm encontrado na acupuntura a maneira de aliviar as dores decorrentes de fascite plantar, em razão de seu efeito anti-inflamatório.
Portanto, se seu médico ortopedista especialista em pé diagnosticou que você tem fascite plantar e ainda está em dúvida se a acupuntura vai funcionar, tire todas as suas dúvidas aqui!
O que é fascite plantar?
A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, a membrana que vai do osso do calcanhar até a base dos dedos do pé, que tem como função amortecer o peso, ajudando na impulsão do corpo.
O sintoma mais comum é a dor no calcanhar ou na planta do pé, principalmente de manhã, após um longo período em posição sentada ou durante e após uma atividade esportiva.
No entanto, o tratamento pode ser longo, com o uso de anti-inflamatórios, cortisona e, às vezes, cirurgia, onde a acupuntura para fascite plantar tem se mostrado bastante eficaz.
Fascite plantar quais as causas?
Estima-se que 10% da população sofrerá de fascite plantar ao longo da vida.
Entre os fatores que contribuem, podemos destacar:
- Prática esportiva sem preparação adequada ou com equipamento inapropriado;
- Obesidade;
- Sapatos inadequados;
- Pé chato;
- Ficar em pé durante muito tempo sobre uma superfície dura.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a fascite plantar pode ser causada pelo frio e a umidade, que penetram através das solas dos pés.
No caso de umidade, a pessoa tem uma sensação de formigamento e peso, além de uma maior sensibilidade ao tocar.
Já quando há a invasão por frio, a dor é mais intensa, podendo até limitar o movimento.
O acupunturista, após identificar a causa da fascite plantar, vai colocar as agulhas em pontos específicos.
Acupuntura para fascite plantar funciona?
A acupuntura tem se mostrado bastante eficaz para tratar fascite plantar, seja crônica ou aguda.
Além de tratar a dor, a acupuntura se direciona para as causas dessa dor, assim como aos fatores que pioram a dor.
Essa técnica milenar proporciona diversos efeitos benéficos para aliviar a dor, como ação anti-inflamatória, relaxamento das tensões musculares e liberação de analgésicos naturais do corpo.
Além disso, favorece os mecanismos de cura naturais, aumentando a circulação, oxigenação e as funções de regeneração e reparação celulares.
Como a fascite plantar pode ser decorrente de uma série de fatores, o terapeuta, em primeiro lugar, vai remover os fatores patogênicos, e em seguida, restabelecer a circulação de “qi” e aplicar as agulhas em pontos específicos.
Daí a necessidade de escolher com muita atenção onde fazer acupuntura, uma vez que o acupunturista deve ter profundo conhecimento sobre todos os meridianos que passam pelo pé, e que podem assim causar a fascite plantar.
Vale a pena lembrar que, além da acupuntura, é importante cuidar do peso, prestar atenção nos sapatos, tentar não ficar muito tempo em pé…
Isso porque, por mais que a acupuntura seja excelente para fascite plantar, se mudanças não forem feitas, tem grandes chances da dor voltar.
Conclusão
Com tudo o que você viu aqui, não é à toa que mais e mais pessoas estão recorrendo à acupuntura para tratar fascite plantar, particularmente para aliviar a dor.
Já está comprovado pela ciência que a acupuntura para fascite plantar realmente funciona, desde que realizada por um terapeuta qualificado.
E se você vem sofrendo com essas dores, provavelmente deve estar se perguntando: onde fazer acupuntura em Goiânia para fascite plantar?
No COE – Centro Ortopédico em Goiânia -, você conta com uma equipe altamente especializada em acupuntura, habilitada para tratar não apenas fascite plantar, mas todos os tipos de dor.
O grande diferencial da acupuntura é olhar para o paciente em sua totalidade, isto é, corpo e espírito, proporcionando assim um reequilíbrio das energias.
É importante agendar uma consulta para avaliar sua condição de saúde e para o médico conhecer um pouco mais sobre sua história, para definir os locais certos de colocar as agulhas para tratar fascite plantar.
Fonte de link: https://www.scielo.br/j/rbort/a/PSnkdQF84frL7Mg399RTPvH/?lang=pt