Dedo em gatilho fisioterapia

Dedo em gatilho fisioterapia: sintomas, causas e tratamentos

Conhecido como dedo engatilhado, o dedo em gatilho é uma inflamação que ocorre no tendão, o qual é responsável pela dobra do dedo.

Mas, ao inflamar, faz com que o dedo afetado fique dobrado, e não se consegue abri-lo, o que ocasiona em muita dor e desconforto. Então, a fim de tratar, o dedo em gatilho fisioterapia é uma das melhores alternativas.

Ademais, é válido salientar que essa é uma inflamação crônica, a qual pode acontecer no tendão e que pode trazer à tona a formação de nódulo na base dos dedos.

Ele é responsável pelo estalo, bem parecido com o gatilho no momento de abrir e fechar o dedo ou dedos inflamados. E, ao falar desse assunto, uma das primeiras coisas que as pessoas querem saber é se há cura.

Quanto a isso, saiba que há sim cura para o dedo em gatilho em grande parte das vezes. E o mais interessante é que se trata de algo bem simples.

Dedo em gatilho fisioterapia é uma das melhores soluções para tratar esse problema, o qual é bem simples.

No entanto, não há como deixar de falar dos casos mais graves que, ainda que sejam mais raros, podem acontecer. Se esse for o caso, a melhor coisa a se fazer para tratar é a cirurgia.

Mas o que causa dedo em gatilho? Quais são os sintomas? E, no caso de precisar de cirurgia, como é o processo? Trata-se de um problema muito sério? Como é o pós-operatório?

O paciente pode ter todas essas dúvidas, mas, a fim de fazer com que ele se sinta um pouco mais seguro, é essencial entender melhor sobre esses assuntos. E, nos próximos parágrafos, você vai entender melhor sobre esses assuntos. Confira!

Dedo em gatilho fisioterapia: Quais são os principais sintomas do dedo em gatilho?

Quais são os principais sintomas do dedo em gatilho
Quais são os principais sintomas do dedo em gatilho

 

Os sintomas mais comuns em sua maioria de ocorrência desse problema ocorrem no dedo polegar, dedo médio e dedo anelar.

No entanto, esse tipo de inflamação não está livre de ocorrer em outros dedos da palma da mão. Ademais, os principais sintomas são os seguintes:

  • Inchaço no dedo;
  • Limitação dos movimentos dos dedos;
  • Dedo endurecido;
  • Dor na base dos dedos ou nas palmas das mãos;
  • Dedo visivelmente dobrado (que, ao esticá-lo, estala e provoca dor).

Esses sintomas são mais comuns de acontecerem pela manhã, em decorrência da inatividade, seguida de inchaço que vem durante o anoitecer.

No entanto, no caso de não haver o tratamento adequado a tempo, o dedo pode ficar travado para sempre nessa posição.

Ou seja, quanto antes fizer o dedo em gatilho fisioterapia, mais rápido serão os resultados de manter os dedos saudáveis.

Dedo em gatilho fisioterapia: Principais causas de dedo em gatilho

Esse fenômeno do dedo em gatilho pode acontecer em pessoas que repetem muitos movimentos com a mão. Sendo de ocorrência e atendimento mais comum, pessoas cujas atividades estão relacionadas com a rotina de suas profissões.

Outro público em que a ocorrência do dedo em gatilho é constante é em pessoas que sofrem de reumatismo, artrite, pois essas podem afetar as articulações.

No entanto, também pode ocorrer em pessoas com a diabetes descompensada que sofrem dessas duas patologias.

Ademais, uma das coisas que pode favorecer a ocorrência do dedo em gatilho são algumas doenças de origem infecciosas.

Isso tende a acontecer quando não se tratou muito bem tal patologia. Nesse caso, o micro-organismo pode viajar na corrente sanguínea, o que causa inflamação na articulação do dedo, desencadeando o problema.

Infelizmente, apesar de existirem os indicativos de algumas possíveis causas da ocorrência do dedo em gatilho, a causa não é bem encontrada, sendo de origem desconhecida.

O diagnóstico é feito por um ortopedista na observação dos sinais e de exames de imagem para confirmar o problema, como a ressonância magnética e a ultrassonografia.

Dedo em gatilho fisioterapia: Dedo em gatilho em recém nascidos

Esse tipo de problema pode ser encontrado e identificado em bebês após o nascimento e recebe. Mas, nesse caso, recebe o nome de dedo em gatilho congênito.

No entanto, quando isso ocorre, está sempre relacionada com alguma alteração no desenvolvimento do osso.

Ou seja, há muitas chances de ter acontecido alguma deformidade na articulação dos dedos, e normalmente há a presença de algum nódulo na região.

O dedo em gatilho fisioterapia é a melhor forma de se tratar o problema. Entretanto, pode haver massagem cirúrgica até os 12 meses da criança como forma de tratamento também.

Devido ao crescimento da criança, vários médicos indicam aos pais uma cirurgia tão logo quanto for possível. Contudo, outros são da opinião de tentar primeiro outros tipos de tratamento para em último caso optar por cirurgia.

Se houver já no nascimento a trava dos movimentos, a cirurgia é obrigatória imediatamente.

Dedo em gatilho fisioterapia: Tratamentos do dedo em gatilho

O tratamento é indicado pelo ortopedista e vai de acordo com a gravidade do quadro e sintomas. Em casos leves de dedo em gatilho fisioterapia é uma excelente alternativa.

Nesse caso, utiliza-se como exercícios de massagem com o fim de fortalecer músculos responsáveis pelos movimentos das mãos e dedos. Ela irá ajudar a manter os movimentos e aliviar dores e inchaços.

O principal tratamento é a fisioterapia, no entanto, há outros tratamentos que podem ser feitos e são eles:

  • Uso de tala no dedo ou dedos (podendo ser mão toda), por algumas semanas mantendo os dedos sempre esticados;
  • Tratamento com compressas quentes no local, ou com água morna pela manhã para ajudar no alívio das dores;
  • Aplicação de pomadas anti-inflamatórias para reduzir as inflamação e dores;
  • Em vários momentos do dia a aplicação de gelo local de 5 a 10 minutos;
  • Recomendação de repouso de 5 a 14 dias, sem atividades que causem movimentos repetitivos ou esforços.

Pode acontecer que em casos graves de dores muito intensas e que não for possível se fazer a fisioterapia, o profissional médico ortopedista poderá aplicar injeções nos nódulos. Sendo esse um procedimento rápido e simples, de imediato resultado.

Vale ressaltar que esse tipo de procedimento somente é feito em casos extremos, pois, se feito repetidas vezes, pode fazer com que ocorra um problema.

Pode ocorrer o enfraquecimento do tendão podendo causar infecções ou rupturas, por exemplo. Por isso, deve-se ter bastante cuidado.

Dedo em gatilho fisioterapia: Cirurgia para o dedo em gatilho

Se porventura, depois de aplicar os devidos tratamentos para dedo em gatilho fisioterapia, mas não surtir efeitos, deve-se optar pela cirurgia.

Ela é um tipo de cirurgia simples, onde o médico faz um corte na mão que permite ele alargar a proporção inicial da bainha do tendão.

Esse tipo de cirurgia é feito com auxílio de uma anestesia geral e é feita em hospital. Mas, mesmo sendo uma cirurgia de baixo risco e simples, é necessário que o paciente fique internado.

A internação ocorre em 1 ou no máximo 2 dias para observação do paciente garantindo total recuperação da anestesia.

Depois que ela é feita, a recuperação do paciente é muito rápida, onde ele poderá voltar a fazer suas atividades imediatamente. Os ortopedistas orientam e recomendam que entre uma e duas semanas sejam atividades leves.

Tags relacionadas: #dedo em gatilho fisioterapia pdf #acupuntura para dedo em gatilho #teste para dedo em gatilho #antiinflamatório para dedo em gatilho #dedo em gatilho fisioterapia artigo

Compartilhar

Se inscrever

Nossas Redes

Procurando Ortopedistas Especialistas?

Fale Conosco