É muito comum sentir dor na palma da mão, considerando que essa é uma articulação que está em constante movimento, em especial entre quem realiza algum trabalho manual, como é o caso dos artesãos, por exemplo.
No entanto, é justamente o fato de ser uma articulação ativa que faz com que ela seja mais suscetível a uma série de problemas. Por outro lado, quando a dor acontece com muita frequência, pode ser um indício de problemas mais sérios.
Então, ainda que muitas pessoas pensem que a dor nas mãos seja um sintoma simples, a verdade é que vale muito a pena ficar atento, e dependendendo da intensidade, procurar um médico o quanto antes, a fim de evitar o agravamento do problema.
Muitos pacientes atendidos na clínica ortopédica apresentam queixas de dores na palma da mão, e como a maioria deles não entende o que está acontecendo, preparamos esse artigo para falar sobre os principais problemas que podem ocasionar esse sintoma.
Quais são as causas mais comuns de dor na palma da mão?
A causa de dor nas mãos é bem diversa, haja vista que a mão é, por si só, uma articulação bem complexa, e isso já exige um certo cuidado.
Veja agora as causas mais comum de dor na palma da mão:
Artrite
A artrite pode acarretar tanto dores nas mãos quanto inflamação na articulação.
Mas vale mencionar que existem dois tipos de artrite, que são:
Osteoartrite (artrose)
A osteoartrite acontece por conta de uma inflamação, que pode ser em diversas áreas da mão, como a base do polegar, ligamentos próximos às pontas dos dedos e os ligamentos do meio dos dedos.
É uma doença degenerativa, a qual é mais comum em pessoas idosas. Nesse caso, os dedos podem ficar rígidos, doloridos, inchados e inclinarem para os lados.
Mas, além das mãos, essa doença pode afetar outras partes do corpo, como o quadril e joelhos. Em relação ao tratamento, casos mais simples exigem alguns exercícios físicos regulares.
Agora, nos casos mais severos, pode precisar de um tratamento adicional, como o uso de medicamentos anestésicos.
Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença uma autoimune que gera uma dor latejante, que pode piorar pela manhã ou depois de alguma atividade.
Porém, há fatores de risco, como o tabagismo e questões genéticas. Além disso, mulheres entre os 40 e 50 anos costumam ter esse problema de maneira mais frequente.
Problemas nos tendões
Os problemas nos tendões é uma outra causa de dor na palma da mão e, quanto a isso, há uma série de doenças que afetam essa região, entre as quais destacamos:
Síndrome de DeQuervain
Trata-se de um problema que, enquanto está causando dores, provoca o enrijecimento nos tendões, que se estende até o polegar.
Ademais, esse problema pode aparecer de forma repentina ou de forma gradual. Nesse caso, girar o pulso, segurar algo ou fazer figas pode intensificar a dor.
Em relação ao tratamento, ele pode envolver o uso de tala, analgésicos e bloqueios com corticoides. Mas, se a dor persistir, a cirurgia pode ser necessária.
Dedo em gatilho
O dedo em gatilho é uma inflamação do tendão, que pode impedir a flexão ou extensão do dedo que foi afetado, ou seja, ficar paralisado.
Ainda não se conhece muito bem as causas, mas os sintomas podem incluir rigidez, dor e estalidos.
Síndrome do Túnel do Carpo
A síndrome do túnel do carpo é causada pela compressão do nervo que controla as sensações e o movimento das mãos.
Mas, em alguns casos, os sintomas podem desaparecer de forma espontânea, caso contrário, o tratamento é feito com talas ou bloqueios com corticosteroides, e em casos mais extremos, a cirurgia é indicada.
Além de dor na palma da mão, a síndrome também pode levar à dormência na mão e nos dedos, a qual pode intensificar durante à noite.
Cistos ganglionares
Trata-se do tipo mais comum de tumor benigno nas mãos, o qual é macio e cheio de fluido, que pode se desenvolver na frente ou nas costas das mãos.
Na grande maioria das vezes, eles não são dolorosos, apenas causam dor quando estão próximos de um nervo.
Sobre o tratamento, costuma envolver medicação anti-inflamatória, aspiração, injeções de corticosteroides ou a cirurgia.
Tendinite
É um tipo de inflamação nos tendões, que pode ser decorrente de esforços repetitivos, causando inchaço, formigamento, ardência e dor nas mãos, ainda que com pequenos movimentos.
Sendo assim, essa doença é mais comum de se desenvolver em trabalhadores que costumam fazer movimentos repetitivos, como costureiras, faxineiras e digitadores, por exemplo.
Ao notar os sintomas da tendinite, é vital procurar por um médico, a fim de que ele faça os devidos exames e indique o melhor tratamento, que pode consistir em aplicar gelo na região afetada ou uso de anti-inflamatórios.
Conclusão
Há várias possíveis causas para dor na palma da mão, que podem ser desde problemas reumatológicos até inflamação nos tendões.
A boa notícia é a possibilidade de tratar a grande parte dessas doenças, fazendo com que o paciente tenha um alívio de seus sintomas.
No caso de você estiver sentindo dores na palma da mão sem qualquer causa definida, o ideal é procurar por um médico ortopedista o quanto antes.
Assim, ele avalia o seu caso com cuidado, e com base no diagnóstico, ele define qual melhor abordagem terapêutica.
O COE é uma clínica ortopédica em Goiânia composta por profissionais de diversas especialidades e com vasta experiência, e certamente você terá a ajuda que precisa.