Dor no joelho ao esticar a perna: quais doenças podem ocasionar?

Dor no joelho ao esticar a perna

Você costuma sentir dor no joelho ao esticar a perna? Se sim, pode acontecer de você achar que esse é um sintoma comum e que todo mundo, uma hora ou outra, vai sentir. De fato, não há como negar que muitas pessoas sentem isso e que é um tanto quanto comum.

Afinal de contas, depois de um dia cheio de trabalho, pode ser normal sentir dor no joelho ao esticar a perna. Ou, depois de voltar da academia, sentir esse mesmo desconforto pode não esbanjar muita preocupação.

No entanto, se a dor no joelho ao esticar a perna aparece sem nenhum motivo aparente e de forma constante, pode ser sinal de que há algum problema maior. E, nesse caso, é vital ficar atento a todos os demais sintomas.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre o que significa dor no joelho ao esticar a perna. Gostou? Então não deixe de conferir a seguir.

Quais doenças podem ocasionar dor no joelho ao esticar a perna?

A dor no joelho é um sintoma que pode surgir por conta do desgaste na articulação, excesso de peso ou por conta de lesões esportivas.

No entanto, quando essa dor impede de caminhar ou piora com o passar do tempo, pode ser um indício de problema mais grave, como o rompimento de algum ligamento.

Contudo, a verdade é que a dor no joelho ao esticar a perna, na grande maioria das vezes, não é grave e é possível tratar com algumas atitudes um tanto simples.

Abaixo, você vai conferir algumas das principais doenças que podem ocasionar em dor no joelho ao esticar a perna. Confira.

1. Dor no joelho ao esticar a perna – Lesão por trauma

Dor no joelho ao esticar a perna
Dor no joelho ao esticar a perna

A lesão por trauma é um dos problemas mais comuns que podem incidir em dor no joelho ao esticar a perna.

Nesse caso, pode acontecer por conta de um tombo, contusão, pancada, torção ou fratura, por exemplo. Ademais, a dor tende a surgir na região específica em que houve a lesão.

Em relação ao tratamento, isso varia da gravidade. No caso das mais leves, fazer repouso e usar compressa de gelo de 2 a 3 vezes por dia, durante 15 minutos, é o ideal.

Agora, casos mais graves requerem uma ajuda médica de imediato, a fim de encontrar um tratamento mais adequado. No entanto, a fisioterapia ajuda bastante na recuperação e no alívio da dor.

2. Rompimento de ligamento

Na verdade, a ruptura de ligamento do joelho acontece por entorse, devido a uma pancada forte ou torção do joelho durante uma mudança súbita de direção. Nesse caso, o tipo de dor tende a indicar o ligamento que se rompeu.

  • Dor na lateral do joelho: indica lesão nos ligamentos cruzado anterior, posterior ou ligamento coronário;
  • Dor no joelho ao esticar a perna: indica o rompimento do ligamento patelar;
  • Dor no joelho na parte interna: pode indicar a lesão no ligamento colateral medial;
  • Dor profunda no meio do joelho: pode indicar uma ruptura nos ligamentos cruzado anterior ou posterior.

Mas, na grande maioria dos casos, quando o rompimento do ligamento é leve, não se requer um tratamento específico, ainda que seja indicado a avaliação por um ortopedista.

Nesse caso, o que pode ser feito são compressas de gelo de 3 a 4 vezes ao dia, por cerca de 20 minutos, durante 3 a 4 dias.

Além disso, o repouso e o uso de muletas, para não sobrecarregar os joelhos, é vital para manter uma boa recuperação.

3. Tendinite

Outra doença que pode ocasionar dor no joelho ao esticar a perna é a tendinite, que nada mais é que uma inflamação em um tendão do joelho. Nesse caso, o tipo de dor também pode indicar a localização do tendão:

  • Dor na frente do joelho: indica inflamação no tendão patelar;
  • Dor na lateral do joelho: indica inflamação no tendão iliotibial;
  • Dor na parte interna do joelho: indica inflamação nos tendões da pata de ganso.

Ademais, na maior parte das vezes os sintomas característicos de tendinite são a dor no joelho ao esticar a perna se torna mais comum em atletas.

E isso acontece por conta do impacto de atividades físicas de grande impacto. No entanto, esse problema também pode acontecer em idosos, devido ao desgaste natural da articulação.

4. Bursite

A bursite nada mais é do que a inflamação da bursa, uma bolsa pequena que contém um líquido que funciona como um amortecedor.

Nesse caso, além de reduzir a fricção entre os ossos, também serve para amenizar impactos entre os ossos, tendões e os músculos das articulações.

O joelho tem 11 bursas, mas atividades como dobrar o joelho, esportes como jiu-jitsu, voleibol, futebol, quedas etc. podem ocasionar em irritação e inflamação da busca.

E isso pode resultar em bursite pré-patelar, que ocasiona dor na parte superior do joelho e também o inchaço.

Ademais, obesidade e artrose também podem gerar a bursite anserina, que causa dor no joelho na parte interna, logo abaixo da articulação.

O médico pode indicar o repouso e compressa de gelo por 15 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia. Mas, como se trata de uma inflamação, tratar com anti-inflamatório também é uma alternativa.

5. Dor no joelho ao esticar a perna – Osteoartrose

Também chamada de artrose reumática, trata-se de uma doença que causa degeneração da cartilagem do joelho.

E isso resulta na baixa qualidade, quantidade e espessura da cartilagem, o que provoca a dor crônica, o que impacta as atividades do dia a dia, haja vista que causa dores ao caminhar, por exemplo.

Para poder tratar esse problema, é vital consultar um ortopedista, haja vista que o tratamento pode ser feito com analgésicos ou anti-inflamatórios. O médico ainda pode indicar sessões de fisioterapia ou injeção de corticoide.

6. Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, inflamatória e crônica, a qual pode provocar rigidez, dor e inchaço nas articulações.

A dor no joelho ao esticar a perna ao acordar pode indicar a artrite reumatoide, sendo que a dor é mais intensa entre os primeiros minutos da manhã, e melhora com o movimento.

Além disso, essa dor acompanha o inchaço, mas sem qualquer tipo de trauma. O uso de analgésico e anti-inflamatório pode trazer o alívio que o paciente precisa, mas o reumatologista deve fazer uma avaliação.

7. Dor no joelho ao esticar a perna – Síndrome da banda iliotibial

A síndrome de banda iliotibial nada mais é que uma fraqueza e má flexibilidade muscular, a qual está relacionada a erros de treinamento com intensidade e volumes inadequados.

Ademais, ela é mais comum em praticantes de corrida, ciclistas ou outros esportes que requerem a dobra de joelho repetidamente.

Por isso, solo irregular, tênis impróprio ou postura inadequada, bem como a postura, podem incidir nessa síndrome.

O tratamento pode variar de acordo com a gravidade do caso, mas utilizar uma pomada anti-inflamatória de 2 a 3 vezes ao dia, colocar compressa gelada por 15 minutos, pode ajudar bastante.

8. Lesão no menisco

A dor no joelho ao esticar a perna também pode indicar que há algum tipo de lesão no menisco, que nada mais é que um disco que funciona como se fosse uma almofada.

Ou seja, um tipo de amortecedor dentro do joelho. Na grande maioria das vezes, esse tipo de lesão está relacionado a atividades físicas como jiu-jitsu, judô ou degeneração natural.

Sendo assim, pessoas com idade entre os 40 anos de idade, mais ou menos, estão mais suscetíveis a esse tipo de lesão.

Em relação ao tratamento, os principais são o repouso e evitar atividades que movimentem muito o joelho, bem como terapia, a fim de promover o fortalecimento da musculatura do joelho.

Mas, em alguns casos, o médico pode indicar alguma injeção de corticoide ou ácido hialurônico no joelho. Casos muito graves podem necessitar de cirurgia.

9. Problemas na patela

Outra causa bem comum da dor no joelho ao esticar a perna é o problema na patela, como é o caso da condropatia patelar, que nada mais é do que o desgaste da articulação em volta da patela.

Também existe a condromalácia patelar, que se trata do amolecimento da cartilagem da patela. Nesses casos, os problemas se relacionam com o envelhecimento, obesidade, chato ou esportes como corrida.

Esse tipo de lesão pode resultar em dores ao agachar ou dor no joelho ao descer escadas, bem como a sensação de que o joelho está saindo do lugar.

A fisioterapia pode ajudar a fortalecer o joelho e diminuir a dor. Também é possível fazer musculação, desde que bem orientada pelo educador físico.

No entanto, o médico ainda pode indicar a injeção de ácido hialurônico no joelho, mas os casos mais graves requerem cirurgia.

10. Cisto de Baker

Muito conhecido como cisto poplíteo, essa é uma outra doença que também pode ocasionar dor no joelho ao esticar a perna.

Em suma, nada mais é que um caroço que se forma atrás do joelho, bem na articulação. Trata-se de um acúmulo de líquido que causa dor na parte de trás do joelho, rigidez, inchaço e dor ao dobrar o joelho.

Tags relacionadas: #dor no joelho ao dobrar e esticar a perna

O que você achou disso?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 422

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Facebook
Twitter
Email
Print