Se você já sentiu dormência no braço esquerdo, sabe como essa sensação pode ser desconfortável e até mesmo preocupante.
A dormência é bem semelhante ao formigamento ou perda de sensibilidade, e pode ocorrer em qualquer parte do corpo, como, por exemplo, no braço esquerdo.
Como a dormência pode ser causada por uma variedade de fatores, o primeiro passo é identificar a causa para definir qual será o tratamento.
Então, se você vem sentindo seu braço esquerdo, juntamente com a equipe do COE Ortopedia, preparamos esse guia completo com tudo que você precisa saber!
Causas da Dormência no Braço Esquerdo
A dormência no braço esquerdo pode ser devido a uma série de fatores, desde problemas temporários até doenças mais graves. Confira algumas das causas mais comuns:
- Má postura: Ficar sentado ou em pé em uma posição desconfortável por um longo período, bem como dormir em cima do braço esquerdo;
- Lesão no pescoço: Qualquer lesão no pescoço, como uma torção ou fratura, pode afetar os nervos que se estendem até o braço e causar dormência;
- Síndrome do túnel do carpo: Esta condição ocorre quando o nervo mediano no pulso é comprimido, causando dormência e formigamento no braço e na mão esquerda;
- Doenças cardíacas: Algumas doenças cardíacas, como angina e ataque cardíaco, podem causar dormência no braço esquerdo;
- Esclerose múltipla: Esta é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central e pode provocar dormência, formigamento e fraqueza no braço esquerdo.
- Lesão na medula espinhal: Qualquer lesão na medula espinhal que afete os nervos que se estendem até o braço esquerdo pode causar dormência;
- Deficiência de vitaminas: A falta de vitaminas B12 e E pode afetar os nervos e causar dormência no braço.
Se você vem percebendo seu braço esquerdo dormente, não deixe de consultar um médico especialista para determinar a causa e receber o tratamento adequado.
Sintomas
A dormência pode vir acompanhada de outros sintomas, como:
- Formigamento;
- Pontadas;
- Agulhadas;
- Fraqueza;
- Sensação de peso no braço;
- Queimação.
É importante estar atento a esses sintomas, e no caso de uma dormência persistente, é indispensável buscar ajuda médica o quanto antes.
Tratamento para Braço Esquerdo Dormente
O tratamento dependerá da origem da dormência, mas, em geral, as abordagens terapêuticas adotadas são:
- Medicamentos: No caso de uma condição médica associada, como diabetes ou artrite, o médico pode prescrever medicamentos para tratar o problema de saúde;
- Fisioterapia: Se a dormência é causada por uma lesão ou uso excessivo do braço, o fisioterapeuta pode prescrever exercícios e técnicas de alongamento para ajudar a melhorar a circulação sanguínea;
- Cirurgia: Em casos raros, a dormência pode estar relacionada a uma condição médica que requer cirurgia para resolver. Se o seu médico determinar que a cirurgia é necessária, ele discutirá os riscos e benefícios do procedimento com você;
- Mudanças no estilo de vida: Muitas vezes, fazer mudanças no estilo de vida ajuda a aliviar os sintomas.
Seja qual for a causa da dormência, é fundamental procurar um médico para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.
Conclusão
A dormência é um sintoma comum que ocorre quando há uma interrupção no fluxo sanguíneo para uma área do corpo, resultando em uma sensação de formigamento ou perda de sensibilidade.
É preciso ficar atento a determinados sintomas, como falta de ar e fraqueza, pois pode indicar um problema de saúde mais sério.
Por isso, em casos de dormência persistente e que esteja dificultando a realização de tarefas diárias, procure o mais breve possível um profissional de saúde.
A COE Ortopedia oferece diversos tratamentos para dormência no braço esquerdo, como por exemplo, fisioterapia, acupuntura, medicamentos e dependendo da causa, cirurgia.
Portanto, se você vem sentindo seu braço esquerdo dorment, marque uma consulta com um de nossos especialistas para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Fonte de link: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10324