É preciso fazer fisioterapia mão após cirurgia? Essa é uma pergunta recorrente entre os pacientes que são tratados no COE Ortopedia, e já podemos adiantar que sim!
Afinal, na maior parte das tarefas que realizamos diariamente, nós utilizamos nossas mãos, como segurar um objeto, escrever, usar o computador…
Dessa maneira, quando ocorre uma lesão na mão, muitas atividades se tornam um desafio, onde a fisioterapia vai te possibilitar lidar com todos esses obstáculos, especialmente após uma cirurgia.
Se você está com uma cirurgia de mão programada, e ainda não entende muito bem como a fisioterapia pode ajudar na sua recuperação, vamos esclarecer aqui todas as suas dúvidas!
Quando a cirurgia de mão é necessária?
Dependendo do tipo de lesão, seja nos músculos, ligamentos, tendões, a cirurgia será necessária.
Geralmente, a cirurgia de mão é indicada quando outros tratamentos não fornecerem os resultados esperados.
Portanto, nos seguintes casos, a cirurgia pode ser a única alternativa:
- Síndrome do túnel do carpo;
- Fraturas;
- Lesão no tendão;
- Dano dos nervos periféricos;
- Lesão dos ligamentos;
- Tendinites;
- Cirurgia reconstrutiva.
Qual a importância da fisioterapia mão após cirurgia?
Após uma cirurgia, o corpo leva algum tempo para recuperar todas as suas forças, e isso é perfeitamente normal.
Seja você submetido a uma cirurgia de mão em razão de uma lesão ou fratura, a fisioterapia é uma excelente maneira de se recuperar rapidamente e evitar complicações.
Por isso, se você não movimentar o suficiente a mão recentemente operada, talvez você não consiga recuperar toda a amplitude que tinha antes.
Em geral, os fisioterapeutas estão em contato direto com os médicos ortopedistas e adaptam suas técnicas aos diferentes tipos de lesão.
Fisioterapia na mão pós-cirurgia: quais os benefícios?
Independentemente do procedimento cirúrgico, a fisioterapia mão após cirurgia é sempre indicada. E os principais benefícios são:
Alívio da dor
No pós-operatório, os exercícios de fisioterapia ajudam a reduzir a dor e o edema.
O edema faz parte do processo de regeneração dos tecidos no entanto, se persistir, pode comprometer a recuperação funcional, limitando a mobilidade e causando dor.
Programa de exercícios
Com o objetivo de otimizar a recuperação e a amplitude do movimento da mão, o fisioterapeuta vai elaborar um programa personalizado de exercícios.
Acelerar a cicatrização
Às vezes, pode se formar aderências ao nível da cicatriz que podem reduzir a mobilidade da pele e restringir os movimentos.
Essas aderências podem ser tratadas com massagens ou outras técnicas fisioterápicas, o que ajuda a prevenir e evitar complicações cutâneas.
Promover a sensibilidade da mão
A fisioterapia também vai estimular a sensibilidade da mão, com o objetivo de recuperar a sensibilidade fina, a sensibilidade proprioceptiva e o tato.
Além da fisioterapia, saiba que a acupuntura tem mostrado excelentes resultados para o gerenciamento da dor.
Por que fazer fisioterapia na mão depois da cirurgia?
Uma cirurgia de mão traz uma série de limitações e restrições físicas que são normais e inevitáveis.
Você sentirá uma diminuição da força física e mobilidade da mão, uma perda de função e uma dor mais ou menos intensa.
A única maneira de se recuperar bem é fazer os exercícios adaptados e recomendados pelo seu fisioterapeuta.
É importante também saber que, no momento de uma fratura ou lesão, alguns tecidos, tendões ou músculos da mão podem se romper, tornando a fisioterapia mão após cirurgia indispensável.
Além disso, o fisioterapeuta é o profissional que pode lhe dizer se você está pronto a retomar suas atividades, por exemplo, seu esporte preferido.
Portanto, isso mostra que, para o resultado eficaz da cirurgia, a chave está na fisioterapia, desde que feita por um profissional habilitado e experiente.
Sessão de fisioterapia: como funciona?
Antes de tudo, é necessário começar retirando os curativos, talas e outros acessórios.
O fisioterapeuta especialista em mão, ao final da sessão, vai refazer o curativo e, se possível, explicar ao paciente como fazê-lo.
Após a cirurgia, mesmo se a cicatriz ainda não estiver fechada, a fisioterapia já pode começar.
Sempre respeitando a dor do paciente, o fisioterapeuta vai movimentar a mão, o punho e os dedos, o que permite acelerar a cicatrização.
No início, essa movimentação será passiva, ou seja, é o fisioterapeuta que vai movimentar a mão. E ao longo das sessões, esses movimentos se tornam mais ativos, e feitos pelo próprio paciente.
Depois que a cicatriz estiver fechada, é possível trabalhar com diferentes técnicas de massagem.
Após o médico liberar, o trabalho de força pode começar, e em seguida, o fortalecimento será mais funcional.
No caso da mão sofrer uma perda de sensibilidade, o profissional também vai trabalhar o aspecto sensorial da mão.
Portanto, o objetivo final da fisioterapia mão após cirurgia é fazer com que o paciente retome todas as suas atividades e recupere a funcionalidade da mão.
Conclusão
Como você viu acima, após uma cirurgia de mão, a fisioterapia é o que garante o sucesso do procedimento, e o ideal é iniciar o mais rapidamente possível as sessões de fisioterapia.
No entanto, muitos pacientes se perguntam onde fazer fisioterapia em Goiânia para ajudar na recuperação da cirurgia.
Em primeiro lugar, é imprescindível que o profissional seja habilitado e que domine todas as técnicas fisioterápicas, a fim de atender às necessidades de cada paciente.
No COE – Centro Ortopédico em Goiânia -, você encontra uma equipe de fisioterapeutas altamente capacitada e habilitada no pós-operatório de cirurgia de mão, com o objetivo de reduzir o edema, aliviar a dor e acelerar o processo de recuperação.
Além disso, o fisioterapeuta elabora um programa individualizado, com a finalidade de promover a qualidade de vida e bem-estar de seus pacientes!
Fonte de links: https://www.proquest.com/openview/1a9b52da4a8f781c0254bdc91e4c85c1/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y