A fisioterapia tornozelo após cirurgia é mais do que necessária, não apenas para aliviar a dor e reduzir o edema, mas principalmente para promover a mobilidade da articulação.
Para obter os resultados desejados, a recomendação dos fisioterapeutas do COE é elaborar um plano de tratamento a fim de otimizar a readaptação do paciente, e assim, poder retornar às suas atividades.
Dependendo do caso, as sessões de fisioterapia já começam no hospital ou assim que o cirurgião ortopedista liberar, contribuindo para o sucesso do procedimento.
Você está com uma cirurgia de tornozelo marcada e está em dúvida se realmente vale a pena fazer fisioterapia?
Então, preparamos um pequeno guia com tudo o que você precisa saber sobre fisioterapia tornozelo após cirurgia!
Quando é indicada a cirurgia de tornozelo?
O tornozelo pode sofrer uma lesão por conta de uma fratura, entorse ou ruptura de ligamentos.
Quando a fratura é grave e instável, em casos em que o osso foi deslocado e fragmentado, o tratamento ortopédico tradicional não é suficiente, sendo então indicada a cirurgia.
Por se tratar de uma região articular, o principal objetivo é restabelecer a anatomia, cuja técnica vai depender do grau e complexidade da lesão.
Fisioterapia tornozelo após cirurgia é necessário?
Sim, é necessário fazer fisioterapia após cirurgia de tornozelo, visando reduzir o inchaço e aliviar a dor, e muitas vezes, as sessões já começam no hospital.
Vale destacar que depois da cirurgia, há diversas limitações e restrições, como diminuição de força, mobilidade, perda de função e dor.
Dependendo do tipo de procedimento, em especial nos casos onde há a fixação das articulações, o fisioterapeuta vai realizar manobras para permitir a circulação sanguínea e acelerar o processo de cicatrização.
O principal objetivo da fisioterapia é fazer com que o paciente retorne às suas atividades com segurança, seja o trabalho ou esportes, de forma a retomar os movimentos da articulação.
Como funciona a fisioterapia depois da cirurgia?
Em primeiro lugar, o tornozelo é uma articulação que tem uma tendência a enrijecer rapidamente, cujo tratamento da fratura pode ser conservador ou cirúrgico.
Independentemente do tipo de tratamento, são necessários exercícios de forma a restabelecer a flexibilidade e força.
No caso de cirurgia, recomenda-se iniciar exercícios mais intensos apenas após a consolidação da fratura, que pode levar de 8 a 10 semanas.
No entanto, o fisioterapeuta já pode iniciar o tratamento no período de imobilização, com a finalidade de reabilitar o paciente.
Quanto ao tempo do tratamento, vai depender da gravidade da lesão, que pode demorar alguns dias ou até meses.
O plano de tratamento estabelecido pelo fisioterapeuta contará com técnicas para diminuir o inchaço e a dor durante as primeiras semanas após a cirurgia.
Em seguida, aplica-se técnicas de terapia manual e exercícios específicos para recuperar a amplitude articular e a força muscular.
Técnicas fisioterápicas após cirurgia
No início, as técnicas empregadas têm a finalidade de reduzir a dor, o processo inflamatório, edemas, bem como agir na prevenção de outras lesões.
Em seguida, começam exercícios que promovam o aumento da força muscular, mobilidade e maior amplitude de movimento.
Já no final do tratamento, o fisioterapeuta inicia a carga corporal, trabalha a propriocepção e o treino da marcha.
A propriocepção é a capacidade de permanecer estável no momento de desequilíbrio do corpo, e quando se trata de tornozelo, esse elemento é particularmente importante.
De fato, um problema de propriocepção favorece a chance de novas entorses ou quedas.
Hoje em dia, muitas pessoas estão recorrendo à acupuntura na clínica ortopédica para complementar a fisioterapia de tornozelo após cirurgia, e tem mostrado ótimos resultados, em especial para aliviar a dor.
Conclusão
Se você se submeteu a uma cirurgia de tornozelo, entendeu a importância de iniciar o mais rápido possível as sessões de fisioterapia.
Para obter todos os benefícios das técnicas fisioterápicas, é de extrema importância que os profissionais sejam habilitados e que dominem todos os métodos, a fim de atender às necessidades de cada paciente.
E se você mora em Goiânia e não ainda não encontrou um fisioterapeuta, saiba que o COE – Centro de Ortopedia Especializada -, possui em seu quadro uma equipe de fisioterapeutas altamente capacitada e habilitada no pós-operatório de cirurgia de tornozelo.
Portanto, é o caminho para acelerar o processo de recuperação e retomar as atividades diárias com total segurança.
Além disso, o fisioterapeuta elabora um programa individualizado, com a finalidade de promover a qualidade de vida e bem-estar de seus pacientes!
Fontes de links: https://convergenceseditorial.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/371