Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Ortopedista especialista em Pé Unimed: quais são as principais doenças?

ortopedista-especialista-em-pe-unimed

Fraturas, artroses, malformações e deformidades são alguns exemplos, sendo necessário consultar um ortopedista especialista em pé unimed para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento.

As doenças dos pés podem atingir os ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos, ou até os nervos e os vasos do pé.

É claro que alguns problemas necessitam de um atendimento de urgência, como é o caso de fraturas. Porém, em outros, é possível agir preventivamente, com o objetivo de evitar que o problema se torne crônico.

O COE – Centro de Ortopedia Especializada -, conta com equipe de ortopedistas especialistas no sistema musculoesquelético, e assim, tratam problemas nos pés, joelho, quadril, coluna, ombro e mão.

O ideal é que assim que você sentir uma dor anormal e persistente nos pés e tornozelo, marcar logo uma consulta com um ortopedista especialista em pé, principalmente para evitar a piora do quadro.

Por isso, elaboramos um manual com as principais doenças que ocorrem nos pés. Assim, você já terá uma ideia se é ou não o seu caso, e qual o momento de procurar um médico especialista!

Conheça o COE

 

Ortopedista especialista em pé unimed: Quais as principais doenças que ele trata?

O pé é composto de 28 ossos e 30 articulações, apresentando assim uma arquitetura complexa, e consequentemente, pode sofrer uma diversidade de lesões e doenças, como é o caso do esporão nos pés

Como é praticamente impossível listar todas aqui, vamos mostrar as mais frequentes e as que levam geralmente as pessoas a marcar uma consulta com um ortopedista especialista em pé unimed.

Fascite plantar

É uma das causas mais comuns de dores nos pés, e como o nome indica, é uma inflamação da fascia plantar, uma membrana que envolve a musculatura e os ossos da planta do pé.

Afeta principalmente os esportistas, pessoas que ficam longos períodos em pé ou com sobrepeso.

A dor é localizada sob o arco do pé e/ou sob o calcanhar. Geralmente aparece de maneira progressiva, mais intensa ao acordar ou após um período de repouso prolongado, causando assim uma rigidez.

Atividades como caminhar, correr ou a postura estática por muito tempo são muito dolorosas. Um dos tratamentos que podem ser feitos é a acupuntura para fascite plantar que diminui as dores e redireciona a causa delas. 

Ruptura do tendão de Aquiles

O tendão de Aquiles liga o músculo da panturrilha ao calcâneo. Ele é o osso que dá forma ao calcanhar, sendo considerado o tendão mais forte do corpo humano.

Pode acabar se rompendo apesar da resistência. Por exemplo, quando você salta, sofre uma queda ou em razão de movimentos repetitivos.

Idosos também podem sofrer de uma ruptura do tendão de Aquiles, mas nesse caso é porque é menos flexível, sendo assim mais suscetível a uma lesão.

Se você sentir uma dor muito forte na panturrilha, não conseguir ficar na ponta do pé e perceber menos força na parte posterior da perna, saiba que são sintomas de ruptura do tendão de Aquiles.

Joanete

Outra condição tratada pelo ortopedista especialista em pé unimed é o joanete, que em termos médicos é chamado de “hallux valgus”.

Portanto, caracteriza-se por um aumento do osso ou dos tecidos que recobrem a articulação do dedão do pé, forçando-o em direção aos outros dedos, formando um caroço no dedão, que é o principal sintoma.

Quem tem joanete que saber quais as causas e tratamento, além de se queixa de dificuldade para andar, sensação de queimação, dormência, formação de calos e perda de equilíbrio.

Quando o tratamento conservador não funcionar, o ortopedista pode cogitar fazer uma cirurgia, e hoje, com o uso de técnicas minimamente invasivas, a recuperação é bem mais rápida.

Pé chato

O pé chato caracteriza-se por um arco plantar muito baixo ou inexistente,. Assim, toda a planta do pé encosta no solo, o que causa dores no arco do pé, tornozelo, sensação de desequilíbrio, e até dor no joelho e na lombar.

Quanto à causa do pé plano, existe uma série de fatores, no entanto, no caso dos adultos, sofrem com mais frequência da forma adquirida. Isso pode ser favorecida por traumatismos, artrose, sobrepeso, instabilidade de tornozelo, etc.

O ideal é buscar tratamento com um ortopedista especialista em pé, a fim de evitar outros problemas, como fascite plantar, joanete e problemas na coluna.

Fratura de pé

As fraturas mais comuns dos pés são dos dedos e dos ossos do metatarso, que devem ser tratadas por um ortopedista especialista em pé unimed.

Causadas por uma queda ou um impacto direto no pé. Por exemplo, cair em um buraco, um acidente de carro, práticas esportivas ou mesmo pisar em falso.

Dependendo da gravidade da lesão, a dor pode ser menos ou mais intensa. A pessoa pode ter dificuldade em movimentar o pé, aparecer hematomas, inchaço, e no caso de uma fratura exposta, o osso fica visível, o que requer um atendimento de emergência.

Entorse de tornozelo

O tornozelo é uma articulação que une o pé e a perna, estabilizado pelos ligamentos que mantêm sua coesão.

A entorse de tornozelo é algo muito frequente. Causada pela prática de alguns esportes, uso de sapatos instáveis, um problema da coordenação dos movimentos, uma anomalia do pé ou simplesmente um terreno irregular.

Ocorre quando há uma torção no tornozelo, podendo estirar ou romper os ligamentos.

Os principais sintomas são dificuldade para caminhar, colocar o pé no chão e pode surgir um edema na parte lateral.

Deformidades nos dedos dos pés

Outro motivo para consultar um ortopedista especialista em pé unimed é em razão de deformidades nos dedos dos pés, especialmente pela dificuldade de calçar sapatos e pelas dores.

Em resumo, as principais deformidades nos dedos dos pés são: dedo em garra, dedo em martelo e dedo em malho, que podem ser congênitas, ser causadas por sapatos inadequados ou doenças, como o diabetes e artrose.

Também existem casos onde acidentes violentos podem provocar fraturas e deformidades, sendo necessária uma avaliação clínica por um especialista em pé.

Ortopedista especialista em pé unimed: como é o diagnóstico?

Em primeiro lugar, o ortopedista especialista em pé fará um exame clínico, avaliando os sintomas e a localização da dor.

Prescrever o tratamento apenas depois de exames de imagem e a gravidade da lesão.

Cirurgia é feita quando o tratamento conservador não tem resultados bons. Porém, levando em conta a idade, o estado de saúde do paciente e o comprometimento na sua qualidade de vida.

Ortopedista especialista em pé unimed: por que devo consultar?

O pé e o tornozelo são o nosso suporte para caminhar. Por consequência, toda lesão nessa região pode se tornar muito incapacitante e impedir nossa capacidade funcional no momento dos deslocamentos.

Além disso, pode impactar a nossa qualidade de vida se a situação durar muito tempo.

Acima de tudo, é importante consultar um ortopedista especialista em pé unimed para limitar as consequências de uma lesão ou doença na sua autonomia.

Ortopedista especialista em pé unimed: onde tratar?

Acima de tudo, independentemente de qual seja o problema no pé ou tornozelo, é essencial buscar um ortopedista especialista em pé.

No COE –  Centro Ortopédico em Goiânia -, você conta com uma equipe de ortopedistas especialistas em todas as áreas, e justamente por isso, é o local para você tratar qualquer tipo de doença no pé e tornozelo.

Em suma, além do tratamento conservador, possuem todo o know-how em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Isso se traduz em uma recuperação mais rápida e mais conforto ao paciente!

 

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!