Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Ortopedista Especialista em Mão Unimed: o que trata?

ortopedista-especialista-mao-unimed

Muitas pessoas não sabem, mas existe um médico que cuida de todos os problemas que podem atingir as mãos, que é o ortopedista especialista em mão unimed.

Dessa forma, independentemente de qual seja o seu problema, o diagnóstico será mais preciso e, por consequência, o tratamento mais adequado.

No COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você conta com uma equipe de ortopedistas especializados no sistema musculoesquelético, ou seja, doenças que podem ocorrer no joelho, quadril, pé, ombro e cotovelo, coluna e mão.

Se você vem sentindo dores nas mãos ou dedos, o melhor a fazer é consultar um especialista para identificar a causa da dor e então prescrever o tratamento.

Para te ajudar, reunimos aqui os principais problemas que podem atingir a mão e os dedos, e assim, você já tem uma noção se é ou não seu caso!

Conheça o COE

Ortopedista especialista em mão unimed: o que trata?

Primeiramente, várias doenças das mãos e dedos exigem uma consulta com um ortopedista especialista em mão unimed, e as mais frequentes são:

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é caracterizada pela compressão do nervo mediano no punho, e recebe o nome de túnel do carpo por ser uma passagem estreita por onde os tendões e nervos passam pelo pulso até a mão.

Assim, quando há uma lesão desse nervo por conta da compressão, a pessoa pode sentir dor, formigamento, inchaço e perda de sensibilidade.

Existem casos em que a dor é tão intensa que a pessoa mal consegue abrir uma tampa de garrafa ou girar uma chave.

Muitos fatores estão envolvidos para o aparecimento da síndrome do túnel do carpo, como movimentos repetitivos, estresse mecânico, vibrações ou outras causas não conhecidas.

O ortopedista especialista em mão unimed pode optar pelo tratamento conservador, que é o uso de uma tala, evitar determinados movimentos e uso de medicamentos para aliviar a dor.

Em casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada para descomprimir o nervo mediano, e isso é feito com técnicas minimamente invasivas, tanto que o paciente tem alta no mesmo dia.

Dedo em gatilho

Uma das queixas mais comuns no consultório do ortopedista especialista em mão é o dedo em gatilho, e recebe esse nome por ficar na posição de gatilho, e em alguns casos, pode ficar travado.

A causa mais frequente é uma inflamação da bainha sinovial, dando origem a um nódulo no interior do tendão, e assim, causando o bloqueio.

Também pode surgir em razão de movimentos repetitivos, e acomete mais mulheres, particularmente durante a menopausa.

Quanto ao tratamento, podem ser prescritas infiltrações, uso de tala, repouso e gelo.

Portanto, em situações mais graves, a cirurgia pode ser indicada, que consiste em uma pequena incisão apenas para destravar os tendões.

Artrose

A artrose de mão é causada por um desgaste da cartilagem das articulações que envolvem os ossos da mão, provocando um atrito entre os ossos.

E é justamente esse atrito que provoca dor, e dependendo do grau da artrose, pode se formar uma protuberância sob a cartilagem.

Embora não haja cura para a artrose de mão, o ortopedista especialista em mão unimed pode tomar medidas para evitar sua progressão, particularmente no que se refere a aliviar as dores.

Vale ressaltar que a artrose também pode afetar os dedos, principalmente entre as mulheres, o que pode dificultar os movimentos e criar deformações.

Os principais sintomas de artrose de mão são:

  • Dor mais forte ao executar um movimento;

  • Alivia em repouso;

  • A dor fica mais intensa à noite;

  • Sensação de calor;

  • Dificuldade em realizar determinados movimentos.

Se a artrose for diagnosticada no início, ainda quando não há perda funcional, o tratamento com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia ajuda a reduzir a dor.

Por outro lado, se houver perda de mobilidade e as dores estiverem afetando consideravelmente a vida do paciente, indica-se a cirurgia.

Artrite 

A artrite de mão consiste em uma inflamação da articulação, mais especificamente da membrana sinovial, provocada por um aumento da produção do líquido sinovial.

Os principais sintomas são: dor, inchaço, calor, vermelhidão e rigidez.

Pode-se causar por uma doença pré-existente, um traumatismo, infecção, predisposição genética, doença autoimune ou mesmo desgaste natural da articulação.

O tratamento é semelhante ao de artrose de mão, indica-se a cirurgia apenas quando a pessoa já não consegue realizar nenhum movimento ou sentir dores muito fortes.

Cisto sinovial

O principal sintoma do cisto sinovial é o aparecimento de um tipo de bolha sob a pele, composta de líquido sinovial, daí o nome.

Ele se forma quando o líquido sinovial extravasa da articulação ou da bainha dos tendões, desenvolvendo o cisto.

É uma condição benigna, e a causa pode-se ser por movimentos repetitivos, um problema congênito ou um trauma.

Muitas vezes, o cisto regride naturalmente, e se isso não acontecer, o ortopedista especialista em mão pode fazer um pequeno corte e então remover todo o cisto.

Dedo quebrado

Quando se trata de uma fratura no dedo da mão, pode ocorrer em qualquer uma das falanges do dedo, bem como no metacarpo, osso localizado entre as falanges e o punho.

É mais comum em pessoas que praticam esportes. Como vôlei e esportes de combate, em função do choque violento com a bola, mas pode-se causar por uma queda ou outro tipo de acidente.

Os principais sintomas são:

  • Dor intensa;

  • Inchaço;

  • Vermelhidão;

  • Hematoma;

  • Impossibilidade de mexer o dedo;

  • Deformação do dedo.

Até você conseguir marcar uma consulta com um ortopedista especialista em mão unimed, recomenda-se manter a mão para cima e aplicar gelo.

Portanto, o tratamento consiste na imobilização do dedo. E apenas quando há uma lesão na articulação ou deslocamento do osso que a cirurgia é indicada.

Luxação do dedo

Outro motivo muito comum para se consultar com um ortopedista especialista em mão é por conta de uma luxação do dedo.

Basicamente, é quando o osso é empurrado para fora da articulação, podendo vir acompanhado de uma fratura.

As causas principais são traumas, choques violentos, quedas e torção do dedo, sendo bastante comum entre jogadores de vôlei e basquete.

Então, se você sentir muita dor, não conseguir dobrar ou esticar o dedo, observar inchaço ou deformidade, provavelmente é um caso de luxação, mas apenas um ortopedista é capaz de diagnosticar.

O tratamento consiste na imobilização e uso de analgésicos e anti-inflamatórios, e em determinados casos, o médico pode optar por uma redução, que é posicionar corretamente os ossos na articulação.

No entanto, quando a redução não for possível, a indicação é cirurgia.

Tenossinovite de Quervain

A Tenossinovite de Quervain é uma inflamação dos tendões da base do punho, impedindo o deslizamento dos tendões.

O sintoma característico é uma dor na altura do punho, que se irradia para o antebraço, na hora de segurar algum objeto ou estender o pulso.

Pode haver também inchaço na base do polegar e uma sensação de bloqueio.

Entre as causas, podemos citar: movimentos repetitivos, sobrecarga das articulações, desgaste dos tendões, processo infeccioso ou doenças associadas, como o diabetes.

Na maioria das vezes, a simples imobilização e gelo já ajuda a aliviar a dor, mas se necessário, o ortopedista especialista em mão unimed pode indicar uma cirurgia, com o objetivo de abrir espaço para os tendões, sendo um procedimento minimamente invasivo.

Esses são apenas alguns dos problemas que podem afetar a mão e os dedos, e em todos eles, é essencial identificar a causa para dar o diagnóstico e então elaborar um plano de tratamento.

Ortopedista especialista em mão unimed: por que é importante?

Se você pensar que utilizamos nossas mãos para praticamente tudo, desde escovar dentes até trabalhar, mostra a importância de cuidarmos bem delas.

E nada melhor que contar com o auxílio de um ortopedista especialista em mão unimed, pois é qualificado para diagnosticar e tratar qualquer problema nas mãos e dedos.

O ideal é agir preventivamente, ou seja, sempre que sentir uma dor diferente ou uma dificuldade em realizar algum movimento com as mãos, é aconselhável buscar um especialista.

Portanto, é a melhor forma de evitar que o problema se torne mais sério, o que pode dificultar o tratamento e recuperação.

Ortopedista especialista em mão unimed: onde encontrar?

Agora que você já conhece os problemas mais frequentes que podem atingir as mãos e dedos, onde encontrar um ortopedista especialista em mão unimed?

No COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra uma equipe de ortopedistas especializados em tudo o que envolve o sistema musculoesquelético.

Ou seja, especialistas em mão, joelho, quadril, pé e tornozelo, ombro e cotovelo e coluna.

O principal objetivo aqui é promover a melhor qualidade de vida aos pacientes, seja através de tratamentos conservadores ou cirurgias minimamente invasivas.

O ideal é não deixar o problema ficar mais grave, principalmente se você vem sentindo dores, o que pode evitar outras complicações.

Por isso, marque logo a sua consulta!

Conheça o COE

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!