Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Tratamento de Escoliose em Goiânia: qual médico procurar e onde tratar?

https://coegoiania.com.br/wp-content/uploads/2021/08/tratamento-escoliose-goiania-medico-procurar-tratar.jpg
Índice

A escoliose corresponde a um desvio na coluna vertebral, e embora a causa seja desconhecida, é, às vezes, consequência de outra doença ou devido à má formação.

É importante saber que existe uma diferença entre escoliose e vícios posturais, então nesse artigo, vamos mostrar alguns sintomas, quais médicos procurar e a melhor forma de tratamento.

Diagnosticar e começar o tratamento de escoliose em Goiânia o mais cedo possível é essencial para um bom prognóstico e principalmente, afetar minimamente o paciente.

No entanto, a escoliose nem sempre é perceptível, somente quando a curvatura progride significantemente, onde os ombros ficam assimétricos, o tronco inclinado para o lado e a clavícula proeminente.

Como é mais comum durante as fases de crescimento, é importante os pais estarem atentos aos seus filhos, até mesmo para evitar uma complicação.

Mas indivíduos acima de 18 anos também podem ser afetados, o que pode comprometer o equilíbrio e o alinhamento do corpo, provocando limitação dos movimentos.

Portanto, seja em adolescentes ou adultos, preparamos um guia completo sobre escoliose, e assim, caso você note algum sinal, o melhor a fazer é marcar uma consulta com um médico especialista em coluna!

O que é escoliose?

Antes de saber como ocorre o tratamento de escoliose em Goiânia, é importante entender o que é escoliose.

Escoliose é uma deformação tridimensional da coluna vertebral, da esquerda à direita, para frente e para trás, associada a uma rotação das vértebras que vão então desalinhar a coluna.

É classificada em dois tipos, a escoliose funcional e estrutural. No caso da escoliose funcional, a deformidade ainda não é permanente, uma vez que ainda não atingiu as estruturas ósseas, apenas os músculos.

Já a escoliose estrutural, caracteriza-se quando a curvatura já atingiu as vértebras, e é fixa, isto é, não desaparece com a mudança de posição.

O que causa a escoliose?

A causa mais frequente da escoliose é idiopática, ou seja, sem causa conhecida, e corresponde a cerca de 80% dos casos.

Geralmente, aparece durante o pico de crescimento, pouco antes da puberdade, com um risco maior de progressão da curva.

No entanto, outras causas incluem:

  • Congênita, isto é, presente desde o nascimento;
  • Neuromuscular, decorrente de sequelas de doenças neurológicas, por exemplo, distrofia muscular;
  • Pós-traumática, derivada de doenças do tecido conjuntivo e/ou anomalias cromossômicas;
  • Degenerativa, causada pela degeneração dos discos vertebrais e articulações, comumente associada à idade.

Como diagnosticar a escoliose?

Para determinar qual será o tratamento de escoliose em Goiânia, o ortopedista especialista em coluna vertebral, além de exames clínicos, pode solicitar:

  • Raio-X;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada.

No caso de crianças e adolescentes, o exame tem por finalidade saber qual estágio do desenvolvimento físico (período de crescimento, puberdade).

Agora, se uma escoliose já está presente, além de um exame completo, é importante investigar a existência de outra doença ou uma má formação.

Também é utilizado o método Cobb, que consiste em medir a amplitude da curvatura, através da angulação formada pelas vértebras superiores e inferiores da escoliose.

O mais importante aqui é diagnosticar a escoliose o quanto antes, e iniciar o tratamento o mais breve possível.

Quanto tempo demora o tratamento de escoliose?

Em primeiro lugar, o tratamento de escoliose em Goiânia vai depender de alguns fatores, como idade óssea, amplitude da curvatura, evolução…

Dessa forma, a escoliose é uma situação pessoal, cujo tratamento deve se adaptar às especificidades de cada um, e assim, o médico ortopedista em coluna poderá definir o tempo de tratamento.

Por exemplo, os coletes são utilizados em adolescentes quando existe uma curva progressiva, entre 20 a 50 graus. Dependendo da idade da criança, o tempo do tratamento vai durar de 1 a 2 anos ou até o final do crescimento.

Já no caso da cirurgia de escoliose em Goiânia, para a reabilitação completa, o período é normalmente de 6 a 12 meses após o procedimento.

De maneira geral, nos adultos, a escoliose tende a se estabilizar, porém, ela pode evoluir, de maneira mais lenta que na adolescência.

Além disso, em mulheres, a escoliose pode se agravar na menopausa, sobretudo se ela afeta a região lombar. Durante esse período, a queda das taxas hormonais pode causar osteoporose e fragilizar os ossos.

Enfim, são vários fatores envolvidos para definir a duração do tratamento de escoliose em Goiânia.

Cirurgia para tratar escoliose em Goiânia?

A cirurgia de escoliose em Goiânia é necessária para casos de escolioses não idiopáticas e as idiopáticas que evoluíram rapidamente, com uma angulação de mais de 50º. 

É indicada quando todos os outros tratamentos foram ineficazes e a piora do quadro se torna extremamente doloroso e incapacitante, prejudicando a qualidade de vida do paciente.

Portanto, a cirurgia permite uma melhora importante do desvio da coluna, um aumento da capacidade respiratória, e inclusive uma melhora da autoestima.

Além disso, a longo prazo, permite retomar as atividades normais, até práticas esportivas.

Felizmente, a medicina está muito avançada, sendo a artrodese uma das técnicas cirúrgicas mais utilizadas, que consiste na fusão das vértebras para que a coluna fique sólida e ereta. 

Vale lembrar que é uma cirurgia realizada apenas por um médico especialista em coluna vertebral, uma vez que domina a técnica e todo o know-how.

Quais os riscos da cirurgia para tratar escoliose?

Os riscos de cirurgia de escoliose em Goiânia são raros, porém, podem acontecer, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico.

Alguns riscos possíveis incluem:

  • Sangramento;
  • Hematomas;
  • Infecção;
  • Flebite;

Por isso que o cirurgião vai avaliar detalhadamente a história clínica de cada paciente e informá-lo quanto aos possíveis riscos.

Tempo de recuperação da cirurgia para tratar escoliose?

Após se submeter à cirurgia de escoliose em Goiânia, geralmente o período de hospitalização é de quatro a sete dias, permanecendo imóvel por um ou dois dias.

Na verdade, o tempo de recuperação vai depender de cada paciente, mas o retorno ao trabalho ou à escola se dá após duas ou quatro semanas.

Além disso, é necessário seguir todas as orientações do médico, em especial quanto a evitar determinados movimentos.

É normal sentir dor e apresentar uma certa dificuldade para caminhar, após dois ou três dias após a cirurgia, sendo recomendado dar pequenos passos até sentir um pouco mais de estabilidade.

De fato, a recuperação completa pode ocorrer de 6 a 12 meses após a cirurgia, período para a consolidação da coluna.

No entanto, em poucos meses, já é possível retornar às atividades de lazer, e após 9 ou 10 meses, praticar esportes.

Quanto custa um tratamento para escoliose em Goiânia?

O custo do tratamento da escoliose em Goiânia vai depender de uma série de fatores, particularmente da abordagem adotada pelo médico especialista em coluna.

Dependendo do caso e da gravidade da escoliose, a indicação pode ser um tratamento convencional ou intervenção cirúrgica, cujos valores variam.

Somente após um exame detalhado que o médico poderá determinar qual é o mais adequado.

Apenas após o diagnóstico e definição do tratamento que o médico poderá fornecer o valor mais exato.

Onde fazer tratamento da escoliose em Goiânia?

Em primeiro lugar, é importante encontrar uma clínica especializada em tratamento da escoliose em Goiânia, que conte com profissionais habilitados em tratar escoliose e realizar cirurgia, se necessário.

No COE – Centro de Ortopedia em Goiânia -, você encontra uma equipe altamente capacitada, desde o diagnóstico até a indicação quanto ao tratamento mais adequado.

Seja no caso de tratamento convencional ou uma intervenção cirúrgica, o acompanhamento de um médico especialista em coluna vertebral é essencial!

Compartilhar Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Post Relacionados

Acupuntura Unimed Goiânia: como funciona e onde tratar?

A acupuntura Unimed Goiânia possui um campo de ação muito vasto, podendo ser utilizada para…

Tratamento de Escoliose em Goiânia: qual médico procurar e onde tratar?

A escoliose corresponde a um desvio na coluna vertebral, e embora a causa seja desconhecida,…

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!

medico-ortopedista-goiania-coe