Você já ouviu falar sobre a tendinite no quadril? Esse é um problema que vem se tornando cada vez mais comum, em especial porque muitas pessoas não procuram ter os devidos cuidados para evitar esse tipo de problema.
Mas, ao receberem o diagnóstico de tendinite, é normal se fazer uma série de perguntas. Será que esse é um problema grave? Qual é o melhor tratamento? Quais são os principais sintomas da tendinite?
Se você quer obter a resposta para essas e demais perguntas, é só continuar nesse artigo que iremos esclarecer todas elas.
O que é tendinite no quadril?
A tendinite de quadril é um problema bastante em atletas que utilizam em excesso os tendões à volta do quadril.
Dessa forma, faz com que eles fiquem inflamados, o que provoca sintomas típicos como dor ao caminhar, que pode irradiar para a perna.
Além disso, o paciente também pode sentir dificuldade para mexer uma ou as duas pernas.
Então, aqueles que praticam corrida, ciclismo ou futebol, por exemplo, estão mais suscetíveis devido ao desgaste progressivo da articulação do quadril.
Ademais, é interessante salientar que a tendinite de quadril tem cura sim na grande maioria dos casos, mas as chances de isso acontecer são maiores em jovens que fazem fisioterapia.
Quais as causas?
A tendinite de quadril está diretamente relacionada às atividades esportivas e as condições apresentadas na rotina do profissional.
Mas, em ambos os casos, o quadro é sempre o mesmo: ocorre a inflamação dos tendões dos músculos dos glúteos, o que interfere na região lateral e irradia para a coxa.
As causas estão associadas com o esforço em excesso e movimentos repetitivos, bem como posições viciosas que vão além da capacidade que o tendão pode suportar.
A falta de alongamento na região também pode contribuir para que o indivíduo apresente uma inflamação dos tendões.
Quais são os sintomas?
Com certeza a dor é o principal sintoma, mas também a limitação dos movimentos, o que pode agravar ainda mais no caso de essa condição ocorrer nos dois lados do quadril.
O paciente ainda pode ter dificuldade para se movimentar, haja vista que há uma pressão constante do peso do corpo sobre os tendões. Além desses, outros sintomas da tendinite de quadril são:
- Dificuldade para caminhar, sentar ou ficar deitado sobre o lado afetado;
- Dor no quadril que pode piorar com o tempo;
- Dor no quadril que irradia para as pernas;
- Cãibras nas pernas.
Então, no caso da presença desses sinais, é ideal ir até um médico para que ele possa fazer um diagnóstico mais preciso.
O fisioterapeuta ou ortopedista realiza um exame físico, a fim de diagnosticar a tendinite de quadril e, em sequência, iniciar o tratamento.
Quem está no grupo de risco?
Como já mencionado, os que estão mais suscetíveis são os atletas que praticam atividades físicas que geram grande esforço para os membros inferiores, como é o caso dos ciclistas, corredores, tenistas e coisas do tipo.
No entanto, os idosos também estão nesse grupo de risco, visto que que, com o tempo, há um desgaste progressivo das articulações do quadril.
Como é feito o tratamento para tendinite?
O tratamento deve ser feito de acordo com cada caso, uma vez que há diferentes graus de gravidade, por assim dizer.
Mas, na grande maioria dos casos, o médico indica um repouso e aplicação de uma bolsa de gelo por cerca de 20 minutos.
Dependendo da causa da tendinite de quadril, o médico ainda pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios, bem como fisioterapia, que consiste em um conjunto de exercícios que ajudam a aliviar a pressão.
Agora, nos casos mais graves, o tratamento pode sim incluir a cirurgia para remover a lesão do tendão ou mesmo para substituir a articulação do quadril.
Conclusão
A tendinite no quadril é uma condição que afeta os tendões da região do quadril, causando dor e limitação de movimentos. Esta inflamação geralmente ocorre devido ao uso excessivo ou movimentos repetitivos que sobrecarregam os tendões.
A prevenção é fundamental e inclui aquecimento adequado antes de atividades físicas, fortalecimento muscular e correção de desequilíbrios biomecânicos.
Com o tratamento apropriado e cuidados preventivos, a maioria das pessoas se recupera completamente da tendinite.
Mas se você suspeita de tendinite no quadril, o caminho é marcar uma consulta em uma clínica ortopédica especializada para receber o diagnóstico correto e o tratamento de acordo.
Em Goiânia, o COE Ortopedia é um centro ortopédico de excelência, composto por uma equipe de diferentes especialidades médicas, capacitadas para oferecer um tratamento de ponta.
Fonte de link: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/ZjrtZXTp5yKgKY3nChpphBC/