Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Acupuntura Unimed Goiânia: como funciona e onde tratar?

acupuntura-goiania
Índice

A acupuntura Unimed Goiânia possui um campo de ação muito vasto, podendo ser utilizada para tratamentos preventivos, terapêuticos ou complementares.

Desde alergias a dores lombares crônicas, pós-operatório, até osteoartrite do joelho, apenas para citar algumas condições.

Vale ressaltar que a acupuntura é o meio mais utilizado na medicina tradicional chinesa para tratar e prevenir diversos problemas de saúde, e exatamente por isso que sua prática se expandiu por todo o mundo.

Se você não entende muito bem como funciona a acupuntura e se realmente vale a pena, preparamos aqui um guia completo com tudo o que você precisa saber!

O que é acupuntura Unimed Goiânia?

Segundo os princípios da medicina chinesa milenar, inúmeras dores estão ligadas ao excesso, insuficiência ou estagnação de energia ao nível de determinados órgãos.

Ao restabelecer a boa circulação de energia, a acupuntura Unimed Goiânia pode ajudar a aliviar as dores, mas também a reduzir as inflamações, principalmente todas as dores localizadas na coluna.

A popularidade desta prática ancestral se baseia em dois princípios:

  • O corpo é considerado como o local de diversas energias. Essas energias ou QI percorrem o corpo ao longo de doze meridianos. Se esse fluxo é interrompido, logo, o estado de saúde se deteriora;
  • Ao longo desses meridianos, existem pontos cuja estimulação com a ajuda de uma agulha permite uma restauração do fluxo de energia.

A prática ocidental da acupuntura varia um pouco. Ela considera os sistemas nervoso, endócrino e imunológico como passagens da dor.

Utiliza-se menos agulhas que na medicina chinesa, e são geralmente deixadas menos tempo no corpo.

Qual é o princípio da acupuntura Unimed Goiânia?

Na medicina chinesa, o QI, também chamado de “Energia Vital”, é uma das cinco substâncias que circulam no corpo através dos meridianos, juntamente com o sangue, líquidos orgânicos, o espírito e as essências.

Essas substâncias servem para manter o organismo em um equilíbrio harmônico em torno do Yin e Yang, ou seja, a unidade apesar da dualidade.

Uma ruptura pode ocorrer nesse equilíbrio, o que causa o surgimento de sintomas.

Dessa forma, a acupuntura é uma maneira de reequilibrar a energia do corpo, aplicando as agulhas em pontos específicos, localizados ao longo dos meridianos.

Além disso, existe uma cartografia desses meridianos em função dos males a tratar.

Como funciona a acupuntura Unimed Goiânia?

 Na acupuntura, assim como em todos os outros métodos baseados na medicina chinesa, considera-se que a boa circulação de um fluxo energético, o qi, é o pilar da saúde.

Se existir um problema nessa circulação ou desequilíbrio, o acupunturista vai utilizar agulhas que, colocadas em pontos específicos, irão permitir o restabelecimento da boa circulação do fluxo energético.

Os pontos de acupuntura sobre os quais as agulhas são colocadas, se localizam sobre os meridianos, que em número de 12, contêm mais de 2000 pontos, mas geralmente utilizam 360.

A inserção das agulhas é indolor, uma vez que são colocadas muito superficialmente na pele, sendo necessário usar agulhas estéreis especificamente desenvolvidas para essa prática.

Acupuntura Unimed Goiânia: o que trata?

A abordagem global da acupuntura permite não apenas agir na dor, mas também sobre os sintomas que surgem ou que podem piorar.

A dor se manifesta quando a integridade do corpo é comprometida por algo externo ou interno. Além disso, a dor existe para nos alertar que existe um problema.

Dessa forma, a acupuntura age sobre todos os tipos de dor, sendo um meio eficaz e reconhecido para tratar:

  • Dores articulares, musculares e ligamentares;
  • Tendinites;
  • Lombalgia;
  • Dores cervicais;
  • Artrose;
  • Artrite;
  • Reumatismo;
  • Lesões esportivas;
  • Dores ciáticas;
  • Gota;
  • Dores pós-operatórias.

Além disso, ajuda a aliviar dores de cabeça, na perda de peso, insônia, hipertensão, dificuldades respiratórias, fadiga, sinusite, alergias, depressão, parar de fumar…

Acupuntura Unimed Goiânia: quais os benefícios?

Confira, a seguir, os efeitos da acupuntura no organismo:

Analgésico

O efeito benéfico mais conhecido da acupuntura é certamente o alívio das dores, a curto e longo prazos.

Relaxante

A acupuntura permite favorecer um estado sedativo e um aspecto calmante, porque ela intervém na modulação da atividade cerebral.

Isso permite ter uma ação sobre insônia, estresse e ansiedade.

Equilíbrio

Os tratamentos de acupuntura ajudam a restabelecer o equilíbrio natural do corpo, influenciando os sistemas endócrinos e o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático).

Modulador

A acupuntura pode agir sobre o sistema imunológico e permite um efeito modulador do sistema de defesa segundo as necessidades do corpo.

Reparador

A acupuntura favorece os mecanismos de reparação do organismo, ajudando na circulação local, oxigenação, regeneração dos tecidos e reparação celular.

Como você viu, a acupuntura Unimed Goiânia é benéfica para o organismo como um todo.

Como é a sessão de acupuntura Unimed Goiânia?

Na primeira consulta, o acupunturista vai fazer uma série de perguntas sobre a saúde geral do paciente, os hábitos alimentares, o estilo de vida e como é o sono.

Além disso, ele examina os olhos, a língua, a coloração da pele, a temperatura do corpo e o pulso, o que é essencial para um bom diagnóstico.

Na medicina chinesa, os sintomas de um paciente aparecem quando a energia (QI) está bloqueada, ausente ou em grande quantidade em algumas partes do corpo, correspondendo a um ou outro meridiano.

“Em caso de ausência, é necessário tonificar, em caso de excesso, é necessário dispersar”, é o que está escrito na obra mais antiga da medicina chinesa, “Huangdi Neijing”.

O número de agulhas inseridas sob a pele depende do problema a tratar. Em geral, o profissional usa em torno de dez. 

Ele deixa as agulhas no local por alguns minutos, depois as retira mais ou menos lentamente, conforme a técnica utilizada, tonificação ou dispersão.

Geralmente, o paciente fica deitado, e a sessão dura, em média, 30 minutos.

De acordo com a idade e patologia, o acupunturista vai determinar o número de sessões e os intervalos.

Às vezes, o paciente pode dormir ao longo da sessão ou sentir uma grande fadiga depois, em razão da ação relaxante da acupuntura.

Contraindicações de acupuntura Unimed Goiânia?

Desde que o profissional seja habilitado, a acupuntura é um procedimento seguro com praticamente nenhuma contraindicação ou complicação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prática de acupuntura é contraindicada em caso de:

  • Gravidez: a acupuntura pode provocar contrações uterinas ou aborto. Após o terceiro mês, é desaconselhado colocar as agulhas no abdômen e na região lombo-sacral;
  • Urgências médicas e cirúrgicas: a acupuntura não é um tratamento de urgência ou de primeiros socorros, nem como substituto de uma intervenção cirúrgica;
  • Tumores malignos: é proibido a colocação de agulhas no local do tumor. Por outro lado, colocadas em outro local, podem aliviar as dores associadas ao tumor e tratamento;
  • Não é recomendada em casos de sangramentos e problemas de coagulação.

Quando procurar acupuntura Unimed Goiânia?

Você pode procurar acupuntura Unimed Goiânia em qualquer momento, sem a necessidade de passar pelo seu médico. Mas se preferir, pode perguntar sua opinião.

Lembrando que a acupuntura age desde uma simples alergia até para aliviar dores de artrose ou pós-operatório, sendo principalmente uma medicina preventiva.

Ela atua nos sistemas circulatórios de energias, sobre o sistema de defesa do organismo e sobre o sistema nervoso central, logo, você pode marcar uma sessão de acupuntura para permanecer em boa saúde.

A acupuntura visa o equilíbrio do indivíduo na sua globalidade: físico, mental e emocional, que é a base do bem-estar. 

Não existe idade para se beneficiar da acupuntura, sendo indicada a todos, mas as crianças podem ter medo das agulhas.

Acupuntura Unimed Goiânia: onde tratar?

Depois de todos os benefícios dessa prática milenar, onde tratar acupuntura Unimed Goiânia?

Em primeiro lugar, é essencial que os profissionais sejam habilitados e treinados na prática de acupuntura, e sigam todos os princípios da medicina chinesa.

No COE – Centro Ortopédico em Goiânia -, você encontra uma equipe de acupunturistas altamente capacitada e experiente, preparada para atender às necessidades específicas de cada paciente.

É necessário marcar uma consulta para que o profissional avalie a saúde do paciente e conheça um pouco da sua história, e com base nisso é que vai definir em quais pontos vai aplicar as agulhas.

Ou seja, é um tratamento personalizado, visando principalmente o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes!

Agende uma consulta que teremos o maior prazer em atendê-lo!

Compartilhar Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Post Relacionados

Acupuntura Unimed Goiânia: como funciona e onde tratar?

A acupuntura Unimed Goiânia possui um campo de ação muito vasto, podendo ser utilizada para…

Tratamento de Escoliose em Goiânia: qual médico procurar e onde tratar?

A escoliose corresponde a um desvio na coluna vertebral, e embora a causa seja desconhecida,…

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!

medico-ortopedista-goiania-coe