Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Acupuntura para Fascite Plantar: aliviando suas dores nos pés

acupuntura-para-fascite-plantar

A Acupuntura para a Fascite Plantar funciona? Fascite plantar é uma inflamação dolorosa de uma parte da fáscia plantar, localizada sob o pé, que vai do calcanhar até a base dos dedos.

Como é pouco elástica, se contrai a cada passo, suportando a planta do pé, e relaxa quando a carga é retirada.

Em casos mais agudos, pode causar muita dor, podendo limitar as atividades diárias, impedindo de andar confortavelmente ou ficar em pé por muito tempo.

E justamente por isso, mais e mais pessoas têm encontrado na acupuntura a maneira de aliviar as dores causadas pela fascite plantar, em razão de seu efeito anti-inflamatório.

Portanto, se você tem fascite plantar e ainda está em dúvida se a acupuntura vai funcionar, tire todas as suas dúvidas aqui!

Conheça o COE

O que é fascite plantar?

A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, a membrana que vai do osso do calcanhar até a base dos dedos do pé, que tem como função amortecer o peso, ajudando na impulsão do corpo.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a fascite plantar é considerada como uma síndrome Bi, que são bloqueios dolorosos localizados na pele, vasos, músculos, tendões, ossos ou meridianos.

Isso ocorre devido à invasão externa, como vento, frio ou umidade, porém, essa invasão só é possível se há um desequilíbrio do “qi” e do sangue no local, o que acarreta má circulação de sangue e energia no local.

O sintoma mais comum é a dor no calcanhar ou na planta do pé, principalmente de manhã, após um longo período em posição sentada ou durante e após uma atividade esportiva.

No entanto, o tratamento pode ser longo, com o uso de anti-inflamatórios, cortisona e, às vezes, cirurgia, onde a acupuntura tem se mostrado bastante eficaz.

Fascite plantar quais as causas?

Estima-se que 10% da população sofrerá de fascite plantar ao longo da vida.

Entre os fatores que contribuem, podemos destacar:

  • Prática esportiva sem preparação adequada ou com equipamento inapropriado;

  • Obesidade;

  • Sapatos inadequados;

  • Pé chato;

  • Ficar em pé durante muito tempo sobre uma superfície dura.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a fascite plantar a cauda causa pode ser pelo frio e a umidade, que penetram através das solas dos pés.

No caso de invasão por umidade, a pessoa tem uma sensação de formigamento e peso, além de uma maior sensibilidade ao tocar.

Já quando há a invasão por frio, a dor é mais intensa, podendo até limitar o movimento.

O acupunturista, após identificar a causa da fascite plantar, vai colocar as agulhas em pontos específicos.

Acupuntura para fascite plantar funciona?

A acupuntura tem se mostrado bastante eficaz para tratar fascite plantar, seja crônica ou aguda.

Além de tratar a dor, a acupuntura se direciona para as causas dessa dor, assim como aos fatores que pioram a dor.

A acupuntura possui diversos efeitos benéficos para aliviar a dor, como ação anti-inflamatória, relaxamento das tensões musculares e liberação de analgésicos naturais do corpo.

Além disso, favorece os mecanismos de cura naturais, aumentando a circulação, oxigenação e as funções de regeneração e reparação celulares.

Como a fascite plantar pode ser decorrente de uma série de fatores, o terapeuta, em primeiro lugar, vai remover os fatores patogênicos, e em seguida, restabelecer a circulação de “qi” e aplicar as agulhas em pontos específicos.

Daí a necessidade de escolher com muita atenção onde fazer acupuntura Goiânia, uma vez que o acupunturista deve ter profundo conhecimento sobre todos os meridianos que passam pelo pé, e que podem assim causar a fascite plantar.

Vale a pena lembrar que, além da acupuntura, é importante cuidar do peso, prestar atenção nos sapatos, tentar não ficar muito tempo em pé…

Isso porque, por mais que a acupuntura seja excelente para fascite plantar, se mudanças não forem feitas, tem grandes chances da dor voltar.

Acupuntura para fascite plantar  em Goiânia onde fazer?

Com tudo o que você viu aqui, não é à toa que mais e mais pessoas estão recorrendo à acupuntura para tratar fascite plantar, particularmente para aliviar a dor.

Se esse é o seu caso, provavelmente deve estar se perguntando: onde fazer acupuntura em Goiânia para fascite plantar? 

No COE – Centro Ortopédico em Goiânia -, você conta com uma equipe altamente especializada em acupuntura, habilitada para tratar não apenas fascite plantar, mas todos os tipos de dor.

O grande diferencial da acupuntura é olhar para o paciente em sua totalidade, isto é, corpo e espírito, proporcionando assim um reequilíbrio das energias.

É importante agendar uma consulta para avaliar sua condição de saúde. Assim como o médico conhecer um pouco mais sobre sua história, para definir os locais certos de colocar as agulhas para tratar fascite plantar.

Conheça o COE

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!