Mesmo sabendo que os benefícios da acupuntura são inúmeros, muitos ainda perguntam: será que posso fazer acupuntura todos os dias?
De acordo com a equipe de acupunturistas do COE, a acupuntura é eficaz na saúde como um todo, desde aliviar dores até no combate à ansiedade e depressão.
No entanto, quanto à acupuntura diária, depende das necessidades de cada paciente e da orientação do acupunturista, que após avaliar o caso, poderá determinar a quantidade de sessões necessárias e a frequência.
Se você está considerando fazer acupuntura, mas tem dúvidas com relação à frequência, preparamos esse pequeno guia explicando desde o que é acupuntura, os principais benefícios e responder sua pergunta se é possível fazer acupuntura todos os dias.
Boa leitura!
O que é acupuntura?
A acupuntura é uma técnica chinesa antiga, que consiste na inserção de agulhas ultra finas em pontos específicos do corpo para melhorar a energia.
Esse método milenar trata vários problemas, inclusive, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.
Origem da acupuntura e sua história
A acupuntura surgiu na China há mais de 5 mil anos, fazendo parte da medicina tradicional. Com o tempo, a técnica se espalhou por todo o mundo e evoluiu.
Ela passou a ser reconhecida globalmente no século XX e no Brasil, se tornou especialidade médica em 1995.
Como a acupuntura funciona no corpo humano
A acupuntura atua nos nervos, músculos e tendões do corpo, e como dito acima, as agulhas são colocadas em determinados pontos do corpo com o objetivo de melhorar a circulação de energia.
Dessa forma, é possível reduzir sintomas como dores, estresse e problemas emocionais e físicos.
Tipos de acupuntura e suas técnicas
Existem diversas subespecialidades dentro da própria acupuntura e cada uma trata o paciente de uma maneira diferente.
Alguns exemplos utilizados na clínica de acupuntura em Goiânia incluem a acupuntura tradicional, a auriculoterapia e a acupuntura a laser, sendo escolhidas conforme a necessidade de cada paciente, considerando sua energia e estado de saúde.
Benefícios da acupuntura
A acupuntura proporciona muitos benefícios para a saúde geral, particularmente no alívio da dor, o que pode diminuir o uso de remédios, bem como melhorar o bem-estar.
Alívio de dores
Aliviar a dor é um dos maiores diferenciais da acupuntura, como dores nas costas, enxaquecas e artrites, ideal para quem não pode tomar determinados remédios.
Redução do estresse e ansiedade
A acupuntura é bastante útil na redução do estresse e ansiedade, inclusive, várias pesquisas apontam que ela pode até aliviar a depressão.
Melhoria no funcionamento do intestino
Ainda conforme os acupunturistas do COE, a acupuntura também é benéfica para o intestino, tratando problemas como constipação, diarreia e gastrite.
Ao ser usada em combinação com outras terapias, pode trazer alívio e melhorar a digestão.
Posso fazer acupuntura todos os dias?
Fazer acupuntura diária depende do motivo pelo qual você está buscando o tratamento, e o ideal é buscar orientação com um profissional qualificado.
Por exemplo, no caso de dores agudas, no início, talvez seja necessário fazer várias sessões por semana para ajudar no controle da dor.
Depois de passada a fase crítica, o acupunturista pode sugerir sessões menos frequentes, de acordo com sua evolução.
Então, quando se trata dos benefícios da acupuntura frequente, é necessário levar em conta cada caso individualmente.
O primeiro passo é se submeter a uma avaliação e com base na resposta do seu corpo, o profissional elabora um plano de tratamento, considerando as necessidades de cada paciente, ou seja, o tratamento deve ser personalizado.
Agora, se o objetivo é tratar condições crônicas ou praticar a acupuntura para melhorar a qualidade de vida, continuar com as sessões em certos intervalos pode ser indicado.
Mas novamente, somente após a avaliação minuciosa de um acupunturista qualificado é que se poderá determinar a frequência das sessões e assim, garantir um tratamento de sucesso.
Frequência ideal para a acupuntura
A frequência ideal para a acupuntura varia de pessoa para pessoa. No início, as sessões podem ser feitas uma vez por semana, num período de 5 a 6 semanas.
À medida que o paciente melhora, o intervalo entre as sessões pode mudar, sempre com a orientação do acupunturista.
No entanto, para quem sente dores fortes, no começo, podem ser necessárias sessões mais frequentes, e gradualmente ficam mais espaçadas, onde sessões quinzenais ou mensais podem ser o suficiente.
É muito importante falar sempre com seu acupunturista sobre as sessões, pois ele ajudará a ajustar o tratamento de acordo com o que seu corpo precisa, de forma a obter o máximo dos benefícios da acupuntura.
Acupuntura como rotina saudável
Integrar a acupuntura à sua rotina pode proporcionar muitos benefícios, especialmente na promoção da saúde e melhora do bem-estar.
Vale ressaltar que acupuntura não é apenas um tratamento, ela atua de forma preventiva, mantendo corpo e mente equilibrados.
Leia também: Acupuntura Funciona Para Ansiedade
Como integrar a acupuntura na rotina
Depois do tratamento inicial, o acupunturista pode orientar como praticar acupuntura regularmente para preservar os benefícios.
Para otimizar os resultados da acupuntura diária e seus efeitos, é aconselhável combinar com uma alimentação saudável, exercícios e relaxamento.
Conclusão
Sem dúvida, a acupuntura e bem-estar diário estão diretamente relacionados, desde que a acupuntura seja realizada por profissionais qualificados, como do COE – Clínica de Ortopedia Especializada.
A acupuntura, desde o seu surgimento na China, passou por algumas mudanças, visando proporcionar aos pacientes benefícios efetivos e sustentáveis.
Por isso, é de extrema importância contar com o suporte de um profissional devidamente certificado, e com base nas suas necessidades, ele irá elaborar um plano de tratamento personalizado.
E logo após as primeiras sessões, você já vai começar a sentir uma melhora significativa na sua saúde geral!
FAQ
O que é acupuntura?
A acupuntura é uma técnica chinesa antiga. Ela coloca agulhas em pontos do nosso corpo. Isso melhora o equilíbrio e nos faz sentir melhor. No Brasil, ela é uma especialidade médica desde 1995. Ajuda a aliviar vários sintomas afetando nosso sistema nervoso, músculos, e tendões.
Posso fazer acupuntura todos os dias?
O ritmo das sessões de acupuntura varia muito. Depende do problema de saúde e da pessoa. Se a dor for forte, talvez o médico indique sessões diárias no começo. Mas sempre é preciso escutar o que um especialista diz sobre a frequência.
Quais são os tipos de acupuntura disponíveis?
Temos vários tipos de acupuntura. A tradicional, a auriculoterapia (focada nas orelhas), e a electroacupuntura (com um pouco de eletricidade). Cada opção é melhor para certos casos de saúde. É bom conversar com um especialista para escolher o melhor tipo.
Quais são os benefícios da acupuntura frequente?
Se feita com frequência, a acupuntura tem muitos ganhos. Ajuda a diminuir dores, o estresse e a ansiedade. Também pode melhorar o funcionamento do intestino. Mas lembre: o número de sessões necessárias muda de pessoa para pessoa.
Como a acupuntura pode ajudar no alívio de dores?
Essa técnica ativa partes do corpo que liberam substâncias contra a dor. Isso ajuda a aliviar tanto dores de longa data quanto as mais recentes. É uma ótima opção que não usa medicamentos.
Qual a frequência ideal para sessões de acupuntura?
A frequência certa depende de cada um e de como a pessoa responde ao tratamento. Na maioria das vezes, começa-se com sessões uma vez por semana. Isso pode mudar conforme a pessoa vai melhorando. Em situações de dor forte, mais sessões podem ser necessárias.
Pra manter a saúde, as sessões podem ficar mais espaçadas.
Como integrar a acupuntura na rotina diária?
Depois do início do tratamento, pode-se passar para sessões de manutenção. Um especialista vai dizer quantas e com qual frequência você deve fazer. A acupuntura pode ser uma forma muito boa de cuidar da saúde todos os dias.