Muitas pessoas se queixam de pés formigando, com uma sensação de alfinetadas, só que a maioria delas não faz ideia de como tratar formigamento nos pés.
Mesmo sendo um problema relativamente comum, é bastante desconfortável e, em alguns casos, é necessário ficar um pouco mais atento, pois pode indicar um problema de saúde.
Por isso, ao longo deste artigo, vamos explorar como é o tratamento de formigamento nos pés, entender as causas e conferir soluções práticas para lidar com esse incômodo no dia a dia.
Quais são as causas de dormência nos pés?
Antes de falarmos sobre como tratar formigamento nos pés, é necessário que você entenda quais são as principais causas para esse sintoma.
Então, dentre as principais causas de dormência nos pés, as mais comuns são:
Má circulação sanguínea
Um dos principais motivos para o formigamento nos pés é a má circulação sanguínea.
Afinal, a falta de movimento ou a posição inadequada das pernas e pés podem levar à compressão dos vasos sanguíneos e, consequentemente, ao desconforto.
Neuropatia periférica
A neuropatia periférica é uma condição na qual os nervos periféricos, responsáveis pela sensibilidade e movimento das extremidades, ficam danificados, o que pode resultar em formigamento.
Diabetes, alcoolismo e deficiência de vitamina B12 são algumas das causas dessa condição.
Esclerose múltipla
Em casos mais raros, o formigamento nos pés pode ser sintoma de esclerose múltipla, uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central.
Compressão nervosa
A pressão sobre os nervos pode levar à dormência nos pés.
Hérnia de disco
Alguns pacientes que chegam à clínica ortopédica com diagnóstico de hérnia de disco na coluna lombar se queixam de dormência e dor nos pés.
Isso porque, a hérnia pode comprimir os nervos que levam aos pés.
Deficiências vitamínicas
A deficiência de vitaminas, como a vitamina B12, pode ocasionar problemas nos nervos e causar dormência nos pés.
Álcool e tabaco
O consumo excessivo de álcool e tabaco, por exemplo, também pode afetar os nervos periféricos e causar formigamento nos pés.
Como tratar formigamento nos pés?
Agora que você já sabe algumas das possíveis causas, de acordo com os especialistas do COE, existem várias maneiras de tratar formigamento nos pés,
Melhore a circulação sanguínea
Uma das formas mais eficazes de como tratar formigamento nos pés é justamente melhorar a circulação sanguínea.
Para fazer isso, as dicas são as seguintes:
- Evite ficar na mesma posição por muito tempo;
- Faça pausas regulares para se movimentar e alongar;
- Mantenha os pés elevados quando estiver deitado ou sentado.
Cuide da sua saúde geral
Nesse sentido, algumas medidas devem fazer parte da sua rotina, como:
- Adotar uma dieta equilibrada e rica em vitaminas e minerais;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco.
Consulte um médico
É essencial consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico e tratamento adequados, especialmente no caso de formigamento persistente ou acompanhado de outros sintomas.
O médico vai investigar a presença de condições médicas subjacentes, e dependendo da causa da dormência, pode prescrever medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos ou remédios para neuropatia diabética.
Terapias alternativas, como acupuntura, massagem e outros métodos podem ser benéficos para algumas pessoas.
Apenas lembre-se que é fundamental procurar aconselhamento médico profissional para obter um diagnóstico e tratamento adequados.
Tem algum remédio caseiro para formigamento nos pés?
É normal querer saber se existe algum remédio caseiro para tratar formigamento nos pés.
Embora não haja substituto para o aconselhamento e tratamento médico, existem algumas abordagens caseiras que você pode experimentar para aliviar o desconforto.
Separamos abaixo algumas opções que podem ajudar:
Massagem
Massagear suavemente os pés pode ajudar a estimular a circulação sanguínea e aliviar o formigamento temporariamente.
Elevação dos pés
Elevar os pés melhora a circulação sanguínea e reduz o inchaço, aliviando o formigamento.
Exercícios para os pés
Movimentos suaves, como girar os tornozelos, apontar e flexionar os pés, e esticar os dedos dos pés, por exemplo, podem ativar a circulação e reduzir o formigamento.
Banho de água morna
Mergulhar os pés em água morna por cerca de 15 a 20 minutos ajuda a relaxar os músculos e melhorar a circulação sanguínea.
Uso de meias de compressão
Por fim, meias de compressão também são úteis para melhorar a circulação sanguínea nas pernas e pés, aliviando potencialmente o formigamento.
Vale ressaltar que esses remédios caseiros podem ajudar a aliviar o formigamento temporariamente, mas não substituem a consulta com um profissional de saúde.
Conclusão
Agora que você sabe como tratar formigamento nos pés e entende suas principais causas, é essencial estar atento aos sinais do seu corpo.
Lembre-se de manter hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, prática de exercícios e evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco.
Se o formigamento nos pés persistir, não hesite em procurar ajuda médica. Afinal, a saúde é nosso bem mais precioso e merece toda a nossa atenção e cuidado.
Um bom começo é consultar um profissional especialista. No COE Goiânia, você tem à disposição profissionais capacitados e com ampla experiência, e certamente você encontrará a solução perfeita para o formigamento nos pés.