O fisiatra é um médico que atende pacientes de todas as faixas etárias, desde recém-nascidos a idosos. O profissional dessa área trata, por exemplo, dores crônicas, sequelas de derrame cerebral e doenças ortopédicas que não exijam cirurgias, como lombalgia, cervicalgia e dorsalgia.
Além de tratar dores na coluna, esse especialista também ajuda o paciente a melhorar ou recuperar a mobilidade perdida devido a problemas que causam incapacidade física, como doenças neurológicas, musculoesqueléticas ou oncológicas.
Fisiatria: o que é?
A fisiatria, também conhecida como Medicina Física e de Reabilitação, é uma especialidade médica reconhecida e aprovada pela The The American Board of Medical Specialties (ABMS) desde 1947.
Os profissionais dessa área realizam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças que provocam algum tipo de incapacidade, perda de mobilidade ou limitação física.
Em síntese, a fisiatria é uma especialidade médica que busca oferecer mais qualidade de vida e bem-estar ao paciente, melhorando aspectos físicos, psicológicos e sociais. É importante ressaltar que o médico especialista nessa área não realiza intervenções cirúrgicas.
Quando procurar um fisiatra?
Você está sentido algum tipo de dor persistente que pelas suas contas já perdura há mais de três meses? Ela tem atrapalhando sua qualidade de vida e limitado sua mobilidade. Se sua resposta for sim, chegou a hora de consultar um fisiatra.
Além dos casos de dores crônicas, esse médico também deve ser procurado se você sofrer lesão por esforço repetitivo (LER), se sua mobilidade estiver limitada devido a algum tipo de doença, se tiver feito uma cirurgia, em casos de lesões esportivas ou, ainda, se tiver sofrido um acidente vascular cerebral, por exemplo.
Quais são as doenças tratadas?
Além dos problemas citados no início deste artigo, o médico fisiatra também pode tratar diversas condições médicas e doenças, dentre elas:
- – Bursite
- – Tendinite
- – Hérnia de disco
- – Osteoartrose
- – Fascite plantar
- – Fibromialgia
- – Lesão medular
- – Sequelas do AVC
- – Disfunção da ATM
- – Síndrome do túnel do carpo
- – Síndromes miofasciais
- – Dores neuropáticas
- – Paralisia cerebral
- – Amputações
Esse especialista também pode ajudar idosos que estão se recuperando de fraturas, pacientes que estão fazendo tratamento oncológico e, ainda, auxiliar atletas a terem uma recuperação física mais rápida.
Quais são os tratamentos feitos pelo fisiatra?
O médico fisiatra realiza o tratamento na fase de dor aguda e também acompanha o paciente nas demais etapas. Dentre as terapêuticas que podem ser recomendadas por esse profissional estão: acupuntura, sessões de fisioterapia, hidroterapia, RPG, pilates, cinesioterapia, bloqueios neuromusculares e infiltrações.
Além dos métodos supracitados, o médico também pode recomendar Terapia por Ondas e Choque (TOC), viscossuplementação e, ainda, prescrever medicamentos, órteses e próteses para facilitar a mobilidade do paciente.
É comum o médico fisiatra trabalhar com uma equipe multidisciplinar, que pode englobar terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e até mesmo nutricionista. Essa interação entre profissionais ajuda a devolver a independência do paciente e melhorar a qualidade de vida.
Qual a diferença entre fisiatra e fisioterapeuta?
O fisiatra é um profissional que se gradua em Medicina e posteriormente faz quatro anos de residência médica em Medicina Física e Reabilitação. Após a residência, o médico adquire o título especialista. Fisioterapeutas, por sua vez, não são médicos. Mas, sim, profissionais que se graduaram em Fisioterapia.
Embora esses profissionais tratem pacientes com as mesas condições, existem diferenças no campo de atuação. Os fisiatras fazem e gerenciam os diagnósticos, recomendam tratamentos específicos e prescrevem medicamentos, os fisioterapeutas não estão autorizados a fazer isso.
Além disso, o médico fisiatra programa os exercícios de acordo com as necessidades dos pacientes, os direcionando para a reabilitação, recuperação e prevenção de lesões e doenças.
Os fisioterapeutas atuam no tratamento e prevenção de lesões e doenças. São incumbidos, ainda, de atuar no processo de reabilitação. Ademais, são treinados para reconhecer as características clínicas das doenças.
Apesar de algumas diferenças, a atuação conjunja entre fisiatra e fisioterapeuta é primordial para que o paciente receba o tratamento adequado.
Tags relacionadas: #quanto custa uma consulta com fisiatra #fisiatra ou ortopedista #fisiatra sus
O que você achou disso?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 177
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.