Por mais simples que seja uma intervenção cirúrgica, a verdade é que todas elas têm chances de desenvolver alguma complicação. Por isso, é importante estar ciente a respeito dos cuidados após cirurgia de manguito rotador.
Hoje em dia, o tipo de cirurgia mais comum adotado por ortopedistas qualificados para resolver essa lesão é a artroscopia, haja vista que ela é bem menos invasiva do que o método tradicional.
Por consequência, o pós-operatório costuma ser muito mais tranquilo, uma vez que os riscos são menores.
Porém, isso não quer dizer que você deve deixar de lado os cuidados pós-operatórios, pois, por menor que sejam, os riscos existem.
E se você não quer correr o risco de que o seu problema se agrave ou mesmo que haja recidiva, tomar os devidos cuidados se torna ainda mais fundamental. Ademais, existe todo um processo de adaptação também, uma vez que os movimentos são um pouco mais limitados.
Vale mencionar que há um processo de adaptação, no qual o paciente deverá “reaprender” algumas tarefas simples do dia a dia, como tomar banho, trocar de roupa, dormir, etc.
Com a ajuda da equipe do COE Ortopedia, preparamos um guia completo sobre todos os cuidados que você deve ter após a cirurgia de manguito rotador.
Cuidados após cirurgia de manguito rotador
Passar pela cirurgia de manguito rotador, de início, pode até gerar um certo receio, porém, todo o esforço vale a pena.
Por outro lado, para alcançar os efeitos desejados, é fundamental tomar alguns cuidados após cirurgia de manguito rotador.
É verdade que os cuidados podem variar de acordo com a técnica que o médico utilizou ou ainda do quão grave era a lesão, todavia, todos os pacientes devem tomar algumas precauções que são de praxe. Dentre elas, citamos os seguintes:
Use a tipoia durante o dia
Para qualquer paciente que se submeteu à cirurgia de manguito rotador, é indispensável fazer uso da tipoia, com o objetivo de dar suporte ao ombro, além de anular os efeitos da gravidade, visto que vai estar suspenso.
A recomendação é usar durante todo o dia, já que a tipoia também auxilia a diminuir a dor e evitar movimentos mais bruscos, que podem colocar em risco a cirurgia.
Para que o ombro fique numa posição mais confortável, passe a alça pela nuca, e procure tirar apenas nas situações em que o seu médico lhe orientou.
Por quanto tempo devo usar a tipoia?
O tempo de uso da tipoia pode variar de paciente para paciente, e cabe ao médico responsável determinar o período de uso.
Mas, no geral, entre a primeira e quarta semana do pós-operatório, você pode tirar apenas para fazer atividades leves do dia a dia, como comer, ler um livro, usar o computador, tomar banho, etc.
Depois da quarta semana, o médico pode liberar para retirar a tipoia para atividades moderadas, como dormir, dirigir, segurar objetos mais pesados, entre outras.
Entretanto, em relação à remoção completa, isso varia de acordo com a lesão a ser tratada e da resposta do paciente.
Tome os medicamentos recomendados
Outro cuidado após cirurgia de manguito rotador que você deve ter é o de tomar os medicamentos corretos, dentro dos horários. Trata-se de algo importante não só para acelerar a cicatrização, mas também para amenizar as dores.
Na maioria das vezes, o médico recomenda o uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, mas a dosagem deve respeitar a prescrição médica. Sendo assim, por mais que a dor permaneça, não aumente a dos
Nesse caso, a orientação é conversar com o seu médico e explicar que o medicamento não está surtindo efeito para a dor. Ele então irá reavaliar o caso e provavelmente prescreverá um remédio que seja mais eficaz.
Por fim, antes de tomar o remédio, o ideal é comer alguma coisa, e não em jejum, uma vez que eles são fortes.
Cuidados durante a administração medicamentosa
Outro cuidado é evitar qualquer tipo de bebida alcoólica durante esse período razão da interação medicamentosa.
Ademais, não é recomendado fumar durante o período, já que o tabagismo tende a influenciar na qualidade da sua cicatrização.
Faça a higiene correta
A fim de evitar complicações como a infecção, preocupe-se em manter a higiene do local operado. Então, lave a ferida no banho com água corrente, sabão neutro, soro fisiológico ou algum outro produto que seu médico indicou.
Fora isso, tenha cuidado para manter a área sempre seca. Em relação ao curativo, faça-o com gazes e micropores.
Os pontos geralmente são removidos em cerca de 15 dias, dependendo da cicatrização.
Como dormir depois da cirurgia no ombro
Ao se perguntar sobre quais os cuidados após cirurgia de manguito rotador é necessário tomar, a grande parte se refere a como dormir. O ideal é que você durma em uma posição um pouco mais reclinada, a fim de evitar pressão no ombro.
Uma dica a colocar em prática é usar almofadas para criar um apoio para as suas costas e, assim, inclinar um pouco o seu corpo. Caso tenha uma poltrona confortável e que seja reclinável, é uma ótima ideia.
Obviamente, você deve evitar dormir de lado ou mesmo em cima do ombro que foi operado. Se possível, ao deitar, mantenha o braço lesionado apoiado, de maneira que ele não se movimente muito durante a noite.
À medida que o tempo passa e você se recupera, você vai conseguir adotar posições que lhe sejam mais confortáveis. Mas, caso sinta muita dor antes de dormir, coloque gelo na região por cerca de 15 minutos, já que o frio tem um efeito analgésico.
Fisioterapia no pós operatório
A recuperação pode variar de acordo com cada paciente, bem como conforme a resposta do paciente ao procedimento.
Geralmente, o médico indica a fisioterapia de 4 a 6 semanas depois da cirurgia de manguito rotador. O intuito da fisioterapia, claro, é de recuperar todas as funções da articulação, a fim de que o paciente possa voltar a ter toda a mobilidade de antes.
Dessa forma, ele pode voltar gradualmente a fazer as tarefas do dia a dia, sem que haja limitações. Num segundo estágio, o profissional começa a trabalhar o fortalecimento do músculo, que normalmente ocorre no terceiro mês de cirurgia.
Conclusão
Os cuidados após cirurgia de manguito rotador são chave para o sucesso do procedimento, e geralmente o cirurgião responsável passa essas orientações antes mesmo da cirurgia.
Por isso, é importante seguir todas as recomendações do médico a fim de acelerar o processo de recuperação e evitar assim possíveis complicações.
O COE, Clínica Ortopédica Especializada, conta com uma equipe de profissionais para ajudar o paciente ao longo de todo o pós-operatório, garantindo o maior conforto e retorno às atividades cotidianas em segurança.