Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Ortopedista especialista em Joelho Unimed: quando procurar?

ortopedista-especialista-em-joelho-unimed

Além do joelho ser uma das articulações mais utilizadas no nosso dia a dia, é também a mais complexa: é composto por ossos, meniscos, músculos, ligamentos, tendões e bursas sinoviais.

Isso é o que explica os diversos problemas que podem atingir o joelho, assim como os motivos mais frequentes de uma consulta a um ortopedista especialista em joelho unimed.

É uma articulação muito solicitada porque garante a junção entre a coxa e a perna, permitindo a flexão da perna, mas também a absorção dos choques e a distribuição do peso do corpo entre as duas pernas quando caminhamos.

Portanto, se você vem sentindo dores constantes no joelho ou mesmo está desconfiando de algo mais sério, saiba que no COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra uma equipe de ortopedistas especialistas, o que permite um diagnóstico preciso e um tratamento mais assertivo.

Para te ajudar a entender o que pode estar acontecendo, vamos explicar as principais doenças que podem afetar o joelho, assim como suas causas, sintomas, e qual é o momento de procurar um médico especialista.

Ortopedista especialista em joelho unimed: quais os sintomas de dores no joelho?

A dor no joelho pode vir acompanhada de diferentes sintomas:

Inchaço;

Vermelhidão;

Rigidez;

Calor no local;

Estalos no joelho;

Bloqueio da articulação.

A dor pode ser mecânica, que é quando aumenta ao longo de um movimento e desaparece no repouso, ou inflamatória, em particular quando faz você acordar no meio da noite.

Também pode surgir após um traumatismo ou aparecer progressivamente.

Ortopedista especialista em joelho unimed: quais as principais doenças?

Quando se trata de lesões ou doenças que podem afetar o joelho, o mais importante é consultar um ortopedista especialista em joelho unimed para identificar a causa, diagnosticar e indicar o tratamento.

Entre as principais doenças que atingem o joelho, podemos destacar:

Artrose de joelho

A artrose de joelho é causada por uma destruição da cartilagem por causa do desgaste, a qual garante a fluidez dos movimentos do joelho.

A cartilagem não se desgasta apenas com o uso, mas também em função de seu uso.

Os movimentos articulares ocorrem pelo deslizamento entre as superfícies cartilaginosas da extremidade inferior do fêmur, extremidade superior da tíbia e a face posterior da rótula, e na falta de cartilagem, os ossos entram em contato entre si.

Por consequência, isso provoca uma inflamação e dor no joelho.

Os fatores de risco para o desenvolvimento da artrose são:

Genética;

Idade;

Prática de uma atividade física intensa;

Consequências mecânicas de traumatismos do joelho;

Sobrepeso.

O objetivo principal do tratamento proposto pelo ortopedista especialista em joelho unimed é aliviar a dor, e se não houver nenhuma melhora com o tratamento conservador, ele pode propor uma cirurgia.

Por exemplo, a prótese  total de joelho, ou artroplastia, visa substituir a cartilagem desgastada por um implante cirúrgico ou prótese.

Vale lembrar que é uma cirurgia que pode ser realizada utilizando uma técnica minimamente invasiva, agredindo o mínimo possível os músculos e tendões que envolvem o joelho.

Lesão no menisco

A lesão no menisco também é uma das razões mais comuns para consultar um ortopedista de joelho, onde o menisco interno é o mais atingido.

Essas lesões acontecem principalmente em esportistas ou em trabalhadores que ficam muito agachados, como um marceneiro, e até em razão do envelhecimento.

Quais os sintomas de lesão no menisco?

Dor localizada do lado do joelho;

Dificuldade de extensão do joelho;

Inchaço;

Rigidez do joelho;

Estalo acompanhado de uma sensação de instabilidade.

Quanto ao tratamento, na maioria dos casos, é com o uso da artroscopia, técnica minimamente invasiva que agride o mínimo possível os músculos, o que garante um retorno mais rápido às atividades.

No entanto, quando a lesão está localizada na área periférica do menisco, a indicação é sutura meniscal, também realizada por artroscopia.

Rompimento de ligamentos 

Pode haver o rompimento dos ligamentos laterais ou cruzados no momento de movimento de torção ou outro movimento.

As causas de rompimento de ligamentos geralmente estão associadas a alguns esportes, principalmente dos ligamentos cruzados, como o futebol, basquete, ginástica artística, etc.

Também pode ser causado pela vulnerabilidade das cartilagens em adolescentes, no fim da curva de crescimento, ou a fragilização das cartilagens em idosos.

Os sintomas são:

Estalo na hora do rompimento;

Dor;

Inchaço do joelho;

Não conseguir andar;

No caso de ruptura de vários ligamentos, pode surgir um hematoma.

O tratamento vai variar de acordo com a natureza do rompimento dos ligamentos, mas o mais frequente é o ligamento cruzado anterior.

Geralmente, as rupturas do ligamento colateral medial podem ser tratadas com imobilização, gelo e anti-inflamatórios.

Por outro lado, quando o ortopedista especialista em joelho unimed identificar uma instabilidade no joelho, ou dependendo da gravidade da lesão, ele pode indicar uma cirurgia.

Nesse caso, há a reconstrução do ligamento, e normalmente é com algum tipo de enxerto.

Tendinite de joelho

É uma inflamação dos tendões, por conta de uma sobrecarga ou pequenos traumatismos, onde algumas fibras podem se romper, e então há uma reação inflamatória.

As tendinites ocorrem com mais frequência em praticantes de esportes ou pessoas que executam movimentos repetitivos.

O tratamento proposto pelo ortopedista especialista em joelho unimed geralmente é repouso, gelo e fisioterapia.

Instabilidade patelofemoral

A instabilidade patelofemoral ocorre na articulação compreendida entre o fêmur e a patela, como se a saísse de lugar.

A luxação da rótula é causada normalmente por um esporte que solicita muito a perna e movimentos de flexão, por exemplo, o futebol.

Mas também pode ter origem em um trauma, como uma entorse ou queda.

O principal sintoma é uma dor na parte da frente do joelho, que se intensifica ao exercer alguma força ou ficar longos períodos na posição sentada.

Já quanto ao tratamento, é baseado na imobilização e fisioterapia, porém, quando há uma lesão da cartilagem, a cirurgia pode ser indicada.

Vale mencionar que o risco aumenta a partir da segunda luxação, por isso, é importante o acompanhamento com um profissional especialista em joelho.

Essas são as lesões mais frequentes no joelho, mas apenas um especialista é capaz de diagnosticar e propor o tratamento.

Ortopedista especialista em joelho unimed: como é o diagnóstico?

Independentemente do tipo de lesão, o ortopedista especialista em joelho faz primeiramente uma avaliação clínica, levando em consideração as queixas do paciente.

Por exemplo, exames complementares são geralmente solicitados, como raio-X, ultrassom, tomografia ou ressonância magnética para visualizar a extensão da lesão.

Com base nessas informações, o diagnóstico é feito e elaborado o tratamento.

Sempre lembrando que o primeiro passo é o tratamento conservador, e quando não tiver resposta satisfatória, o médico pode indicar uma cirurgia.

Felizmente, com as técnicas cada vez mais avançadas, as cirurgias são minimamente invasivas, o que assegura uma recuperação mais rápida do paciente, e principalmente, com o mínimo de dor possível.

Ortopedista especialista em joelho unimed: quando consultar?

É importante consultar um ortopedista especialista em joelho unimed se a dor é aguda e vier acompanhada de inchaço ou dificuldade para andar.

Então, em alguns casos, onde o tratamento conservador não ter o resultado desejado, o ortopedista pode indicar uma cirurgia, mas geralmente é com a utilização de técnicas minimamente invasivas.

Ortopedista especialista em joelho unimed: onde encontrar?

Acima de tudo, agora que você já tem uma noção maior das doenças tratadas por um ortopedista especialista em joelho unimed, onde encontrar um profissional capacitado para cuidar do seu caso?

No COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra uma equipe de ortopedistas especialistas em tudo o que envolve o sistema musculoesquelético, como joelho, pé e tornozelo, mão, quadril, ombro e cotovelo e inclusive, ortopedistas especialista em coluna unimed.

Em conclusão, o ideal é que assim que sentir qualquer coisa no joelho, marcar logo uma consulta, antes que o quadro se agrave, pois isso vai garantir um melhor prognóstico e recuperação mais rápida!

 

Conheça o COE

 

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!