Você costuma sentir dor no joelho ao esticar a perna? Se sim, saiba que é uma dor bastante comum, porém, é importante estar atento aos sintomas associados a fim de descartar algum problema de saúde
Ao mesmo tempo que é super normal sentir um certo desconforto no joelho ao esticar a perna depois de um dia de trabalho, ficar longos períodos sentado ou após a academia, no caso da dor surgir sem um motivo aparente e de forma constante, exige uma atenção especial.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar tudo do que pode estar por trás da dor no joelho ao esticar a perna e seus respectivos tratamentos, e quem sabe você descobre a causa da sua dor!
Quais doenças podem ocasionar dor no joelho ao esticar a perna?
A dor no joelho é um sintoma que pode surgir em razão do desgaste na articulação, excesso de peso ou por conta de lesões esportivas.
No entanto, quando essa dor impede de caminhar ou piora com o passar do tempo, pode ser um indício de problema mais grave, como o rompimento de algum ligamento.
Contudo, a verdade é que a dor no joelho ao esticar a perna, na grande maioria das vezes, não é grave e é possível tratar com algumas atitudes um tanto simples.
Abaixo, você vai conferir algumas das principais doenças que podem estar relacionadas ao desconforto no joelho ao esticar a perna.
1. Lesão por trauma
A lesão por trauma é um dos problemas mais comuns atendidos em clínica especializada em ortopedia, que podem resultar em dor no joelho ao esticar a perna.
Nesse caso, pode acontecer devido a um tombo, contusão, pancada, torção ou fratura, por exemplo.
Em relação ao tratamento, isso varia da gravidade. No caso das mais leves, fazer repouso e usar compressa de gelo de 2 a 3 vezes por dia, durante 15 minutos, é o ideal.
Agora, casos mais graves requerem uma ajuda médica de imediato, a fim de obter um tratamento mais adequado, no entanto, a fisioterapia ajuda bastante na recuperação e no alívio da dor.
2. Rompimento de ligamento
A ruptura de ligamento do joelho pode ter origem em uma entorse, devido a uma pancada forte ou torção do joelho durante uma mudança súbita de direção.
Nesse caso, o tipo de dor tende a indicar o ligamento que se rompeu. Por exemplo, a dor na lateral do joelho indica lesão nos ligamentos cruzado anterior, posterior ou ligamento coronário.
Mas, para determinar a gravidade do rompimento do ligamento, a avaliação ortopédica é indispensável,visto que em determinados casos, talvez seja necessário uma cirurgia para a reparação do ligamento.
3. Tendinite
Outra doença que pode ocasionar dor no joelho ao esticar a perna é a tendinite, que nada mais é que uma inflamação em um tendão do joelho.
Da mesma forma que a ruptura de ligamento, a localização da dor indica qual tendão foi afetado. No caso de dor na frente do joelho, sinaliza inflamação do tendão patelar.
Quanto ao tratamento, o médico pode prescrever anti-inflamatórios, repouso e compressas de gelo.
4. Bursite
A bursite, como o nome sugere, é a inflamação da bursa, uma bolsa pequena que contém um líquido que funciona como um amortecedor, reduzindo os impactos entre os ossos, tendões e os músculos.
O joelho possui 11 bursas, mas atividades como dobrar o joelho, esportes como jiu-jitsu, voleibol e futebol podem resultar em inflamação da bursa, dificultando a mobilidade do joelho, causando dor.
Ademais, obesidade e artrose também podem gerar a bursite anserina, que causa dor no joelho na parte interna, logo abaixo da articulação.
O médico pode indicar o repouso e compressa de gelo por 15 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia. Porém, como se trata de uma inflamação, medicamentos anti-inflamatórios também são prescritos.
5. Osteoartrose
Também chamada de artrose reumática, trata-se de uma doença que causa degeneração da cartilagem do joelho.
Por sua vez, isso resulta na baixa qualidade, quantidade e espessura da cartilagem, o que provoca a dor crônica, impactando as atividades do dia a dia, haja vista que causa dores ao caminhar, por exemplo.
Para tratar esse problema, é preciso consultar um ortopedista, já que o tratamento envolve o uso de medicamentos, sessões de fisioterapia ou injeção de corticoide.
6. Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, inflamatória e crônica, a qual pode provocar rigidez, dor e inchaço nas articulações.
A dor no joelho ao esticar a perna pode indicar a artrite reumatoide, sendo que a dor é mais intensa ao acordar, e melhora com o movimento.
Além disso, essa dor vem normalmente acompanhada de inchaço, mas sem qualquer tipo de trauma.
O uso de analgésicos e anti-inflamatórios pode trazer o alívio que o paciente precisa, contudo, requer a avaliação de um reumatologista.
7. Síndrome da banda iliotibial
A síndrome de banda iliotibial é caracterizada por uma fraqueza e ausência de flexibilidade muscular, a qual está relacionada a treinamentos com intensidade feitos de forma errada.
É mais comum em praticantes de corrida, ciclistas ou outros esportes que exigem a dobra do joelho repetidamente.
Por isso, exercídios em solo irregular, tênis inadequado, bem como a postura, podem resultar nessa síndrome.
O tratamento varia de acordo com a gravidade do caso, mas utilizar uma pomada anti-inflamatória de 2 a 3 vezes ao dia e colocar compressa gelada por 15 minutos, pode ajudar bastante.
8. Lesão no menisco
A dor no joelho ao esticar a perna também pode indicar que há algum tipo de lesão no menisco, que é um tipo de amortecedor no interior do joelho.
Na grande maioria das vezes, esse tipo de lesão está relacionado a atividades físicas como jiu-jitsu, judô ou degeneração natural.
No que se refere ao tratamento, a indicação é fazer repouso e evitar atividades que movimentem muito o joelho, bem como fisioterapia, a fim de promover o fortalecimento da musculatura do joelho.
Porém, em alguns casos, o médico pode indicar uma injeção de corticoide ou ácido hialurônico no joelho, e lesões muito graves podem necessitar de cirurgia.
9. Problemas na patela
Outra causa frequente da dor no joelho quando se estica a perna é um problema na patela, por exemplo, a condropatia patelar, caracterizada pelo desgaste da articulação em volta da patela.
Há também a condromalácia patelar, que se trata do amolecimento da cartilagem da patela. Em ambos os casos, os problemas se relacionam com o envelhecimento, obesidade, pé chato ou esportes como corrida.
Esse tipo de lesão pode resultar em dores no joelho, ao agachar ou ao descer escadas, bem como a sensação de que o joelho está saindo do lugar.
A fisioterapia é recomendada para fortalecer o joelho e diminuir a dor, como também musculação, desde que bem orientada pelo educador físico.
O médico ainda pode indicar a injeção de ácido hialurônico no joelho, no entanto, os casos mais graves requerem cirurgia.
10. Cisto de Baker
Muito conhecido como cisto poplíteo, essa é uma outra condição que também pode causar dor no joelho ao esticar a perna.
O cisto de Baker é um caroço que se forma atrás do joelho, bem na articulação, decorrente do acúmulo de líquido, que causa dor na parte de trás do joelho, rigidez, inchaço e dor ao dobrar o joelho.
Conclusão
Diferentes condições de saúde estão relacionadas à dor no joelho quando se estica a perna, e seja qual for a causa, realizar o diagnóstico é o primeiro passo.
Após a avaliação clínica do paciente, o médico define a melhor abordagem terapêutica, visando o alívio da dor e promover a mobilidade da articulação.
No COE, em Goiânia, você conta com uma equipe profissional altamente capacitada, composta por ortopedistas de diferentes especialidades, além de equipamentos de última geração.
Assim, você obtém o diagnóstico correto e o tratamento com base nas suas necessidades.