A dor nos dedos da mão é algo que praticamente todas as pessoas já sentiram pelo menos uma vez na vida. A questão aqui é que devido ao fato de ser um sintoma relativamente “comum”, é normal não se dar a devida importância.
Agora, mesmo sendo um sintoma comum, isso não quer dizer que a dor não possa ser um indício de um problema mais sério.
Então, se você anda sentindo dor nos dedos da mão com muita frequência ou sem nenhum motivo aparente, é importante ficar atento e considerar a possibilidade de procurar uma clínica de ortopedia.
Para esclarecer todas as suas dúvidas, preparamos um pequeno guia, detalhando os principais problemas que podem causar dores nos dedos das mãos, e provavelmente você descobrirá o que está por trás da sua dor!
Quais são os principais problemas que ocasionam dor nos dedos da mão?
Sentir dor nas articulações muitas vezes surge apenas ao se movimentar o dedo, a qual pode afetar as articulações localizadas no meio do dedo, a mais próxima da mão ou todas ao mesmo tempo.
E, ainda que muitas pessoas relacionem esse tipo de problema aos idosos, que apresentam um desgaste maior das articulações, saiba que pode ocorrer em indivíduos mais jovens.
Mesmo porque há uma série de doenças que podem afetar essa região do corpo, e até os mais novos estão vulneráveis.
Então, muitos fatores podem estar envolvidos na dor nos dedos das mãos, dentre os quais destacamos:
Pancadas
Essa é uma das principais causas de dores em pessoas mais jovens, a qual é mais fácil de identificar, afinal, ocorre logo depois de um acidente em esportes ou de trânsito.
No basquete, por exemplo, como se utiliza muito a palma da mão, acaba que o jogador se torna mais suscetível, e o mesmo acontece com handball ou com goleiros.
Na grande maioria das vezes, além de sentir dor nos dedos da mão, o paciente também pode apresentar inchaço, que geralmente diminui com o passar do tempo.
No caso de lesão não muito grave, o tratamento mais adequado é o repouso da articulação, além de aplicar gelo por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia.
Mas, caso a dor não melhorar ou piorar nos próximos 2 dias, a recomendação é ir até uma clínica ortopédica, a fim de avaliar a lesão e tratar de forma mais adequada.
Artrite
Essa é mais comum em pessoas idosas, haja vista que ela é decorrente do desgaste progressivo das cartilagens que recobrem as articulações.
Na maior parte dos casos, a doença afeta primeiramente os dedos da mão, até porque são utilizados com mais frequência.
No entanto, também pode surgir nos pés, em especial em corredores ou jogadores de futebol.
O tratamento de artrite é feito com fisioterapia e o uso de anti-inflamatórios, mas é importante consultar um médico para que ele avalie melhor o seu caso.
Síndrome do túnel do carpo
Essa é uma das primeiras suspeitas quando se fala em dor nos dedos da mão. A síndrome pode acometer pessoas jovens que não têm histórico de lesão na mão e que também não fazem uso constante da articulação.
A síndrome do túnel do corpo é caracterizada por uma dor em forma de formigamento nos dedos, além de dificuldade para segurar objetos.
O paciente ainda pode sentir falta de sensibilidade e um ligeiro inchaço nos dedos. Vale mencionar que essa síndrome tem origem na compressão do nervo.
Por isso, é recomendado tomar medidas para descomprimir essa região, por exemplo, cirurgia, uso de munhequeira e exercícios de alongamento com as mãos.
Tenossinovite
É uma doença que provém de movimentos repetitivos, a qual se caracteriza pela presença de inflamação no tendão.
Os principais sintomas da tenossinovite são, além da dor, sensação de fraqueza no tendão inflamado, o que pode dificultar a movimentação dos dedos.
Em relação ao tratamento, primeiro é preciso passar por um diagnóstico feito pelo reumatologista ou ortopedista.
Após a confirmação do diagnóstico, o médico orienta quanto aos cuidados, que normalmente consistem em fazer o repouso do local que foi afetado, aplicação de gelo, anti-inflamatórios e massagens.
Gota
Trata-se de uma outra doença que causa dor nos dedos quando há excesso de ácido úrico no organismo.
Por conta disso, ele acaba se cristalizando e se acumula em locais entre as articulações, levando ao, inchaço e dor, em especial ao tentar fazer algum movimento.
As articulações dos dedos, como são menores, são as mais afetadas, além da dos pés. Contudo, a doença pode acometer pessoas que não seguem uma dieta adequada para reduzir o ácido úrico do corpo.
Para tratar, o ideal é adotar uma dieta para diminuir a quantidade de ácido úrico do organismo, por meio da diminuição de ingestão de carnes vermelhas, frutos do mar, etc.
Mas, nos casos em que a gota está muito desenvolvida, o médico pode indicar o uso de anti-inflamatórios, a fim de aliviar a dor e o inchaço da articulação.
Lúpus
É uma doença autoimune que faz com que as células de defesa do próprio corpo destruam o tecido saudável.
E isso pode ocasionar inflamação, dor e dificuldade para movimentar as articulações. Na maioria das vezes, a dor nos dedos não é o sintoma mais característico desse problema, sendo acompanhado também de uma mancha vermelha, em forma de borboleta no rosto.
Sobre o tratamento, ele é feito com base no uso de medicamentos para diminuir a ação do sistema imune sobre as células.
Entretanto, é indispensável consultar regularmente o médico, de maneira que o profissional faça uma avaliação completa e sugira um tratamento adequado.
Conclusão
Como mostrado acima, a dor nos dedos da mão pode ter origem desde em uma pancada até decorrente de doenças imunes, como o lúpus.
É importante ficar atento aos sinais, e em situações de dor persistente e dificuldade de mobilidade, é recomendado procurar um especialista para o diagnóstico correto e o tratamento de acordo com o caso.
Por isso, não negligencie nenhum tipo de dor, e como dito anteriormente, ao mesmo tempo que pode não ser nada preocupante, pode apontar para um problema mais sério.
No COE Ortopedia Goiânia, você tem à disposição uma equipe de profissionais altamente qualificados e de diferentes especialidades.
Então, se você está sentindo dores nos dedos da mão que estão afetando a realização de simples tarefas diárias, não pense duas vezes e agende uma consulta.