Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Fisioterapia para Coluna Lombar em Goiânia: para que serve?

fisioterapia-coluna-lombar-em-goiania

Para que serve a Fisioterapia para Coluna Lombar em Goiânia? As dores na coluna lombar, também chamadas de lombalgia, são uma das queixas mais frequentes entre a população, e segundo estudos, 84% das pessoas sofrerão em algum momento da vida.

Isso pode ser explicado por diferentes fatores: a prática de uma atividade física, uma má postura, um traumatismo, etc.

Por outro lado, um dos principais motivos da frequência dessas dores é a diminuição da ativação dos músculos estabilizadores da coluna lombar.

Nesse caso, a fisioterapia para a coluna lombar não apenas ajuda a aliviar as dores, mas principalmente previne lesões mais sérias.

Então, se você sofre com dores constantes na coluna lombar, veja como a fisioterapia pode te ajudar!

Conheça o COE

Dor na coluna lombar quais as causas?

A dor na coluna lombar pode se explicar de diversas maneiras e sintomas, podendo variar de uma pessoa para outra.

Na maioria das vezes, é causada por uma lesão dos ligamentos que ligam e estabilizam as 5 vértebras lombares (L1 à L5) da coluna vertebral.

Por isso, em muitos casos, a dor pode irradiar para os glúteos ou coxas, sendo necessário consultar um fisioterapeuta para impedir a propagação da inflamação e para evitar que a dor se torne crônica.

Além disso, existem outras causas:

  • Sedentarismo;

  • Gravidez;

  • Movimentos repetitivos;

  • Lesão esportiva;

  • Má postura;

  • Acidente;

  • Hérnia de disco;

  • Algumas doenças, como a artrose;

  • Tensões musculares, no tendão ou ligamento;

  • Cólicas menstruais;

  • Uma degeneração dos discos, principalmente em pessoas acima dos 60 anos.

Embora todos possam sentir uma dor na coluna lombar uma vez ou outra, algumas pessoas têm mais chance.

Por exemplo, os indivíduos que apresentam uma instabilidade na região lombar ou que solicitam muito sua coluna vertebral.

Um exemplo prático são trabalhadores que precisam carregar pesos ou pessoas que percorrem longas distâncias de carro.

Lombalgia: quais os principais sintomas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a dor na coluna lombar não causa obrigatoriamente dores muito intensas.

Às vezes, pode se manifestar sob a forma de rigidez muscular, principalmente ao acordar. No entanto, algumas pessoas podem sentir dores mais fortes.

É importante saber que a intensidade da dor não necessariamente está associada à gravidade da lesão.

Além da dor na lombar, a pessoa pode apresentar problemas de mobilidade, e assim, encontra muita dificuldade em realizar movimentos simples, como se levantar ou sentar.

Você pode também sentir formigamento ou inchaço.

Em casos mais caros, a lombalgia pode provocar sintomas como a incontinência urinária e uma diminuição da sensibilidade ao nível dos órgãos genitais, sendo recomendado procurar um médico para descartar as causas.

Independentemente da gravidade dos seus sintomas, é importante consultar um profissional de saúde para verificar se a dor na coluna lombar não é uma doença mais séria.

Fisioterapia para coluna lombar em Goiânia: tratamentos

Após o médico ter avaliado e determinado as causas da sua dor lombar, é o momento de procurar uma fisioterapia em Goiânia.

O fisioterapeuta vai iniciar um tratamento para ajudá-lo a ganhar mobilidade e força, ou seja, é a solução ideal para evitar que o problema se torne crônico.

Para isso, dispõe de diversas técnicas para aliviar a dor ao nível muscular, dos nervos e articulações, e podemos destacar as seguintes:

  • Terapia manual: essa técnica visa mobilizar as diferentes superfícies de uma articulação para promover a amplitude de seus movimentos. Também ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no local, otimizando o movimento;
  • Programa de exercícios personalizado: o fisioterapeuta vai elaborar um programa de exercícios individualizado para que o paciente se restabeleça o mais rapidamente possível.

Além disso, pode usar ultrassom, hidroterapia, enfim, um conjunto de técnicas para aliviar a dor na coluna lombar.

Por outro lado, é extremamente importante prevenir problemas na coluna lombar.

Como é a sessão de Fisioterapia para Coluna Lombar em Goiânia?

Na primeira consulta, o fisioterapeuta vai avaliar a sua condição, observando sua postura e analisando possíveis fraquezas musculares, rigidez ou problemas nos discos que possam estar causando a dor lombar.

Em seguida, as sessões de fisioterapia irão permitir aliviar as tensões, soltar os músculos e tecidos com a finalidade de diminuir a dor, promover a mobilidade física e prevenir as recidivas.

O fisioterapeuta vai montar um plano de tratamento personalizado, que inclui desde as técnicas mais eficazes para o seu caso até conselhos sobre seus hábitos, como postura, modo de dormir, etc.

Geralmente, os fisioterapeutas trabalham em conjunto com o médico ortopedista, e se perceber que seu problema precisa de uma análise mais aprofundada, ele vai encaminhá-lo para o médico especialista.

Como prevenir a dor lombar?

Geralmente, o problema na coluna lombar é decorrente de maus hábitos. Corrigir esses hábitos permitem prevenir as dores nas costas.

Veja algumas dicas:

  • Mude frequentemente de posição: se você fica sentado por longas horas, levante-se, pelo menos, uma vez a cada duas horas e pense em melhorar a ergonomia do seu espaço de trabalho;

  • Evite o cigarro: o tabagismo contribui para a degeneração dos discos intervertebrais e pode provocar um desgaste precoce, causando, por exemplo, a hérnia de disco;

  • Movimente-se: o sedentarismo destrói com a sua coluna. Se você não tem o hábito de exercitar-se, é importante ser mais ativo. Existem diversas atividades físicas não muito intensas, e inclusive a fisioterapia esportiva pode ajudá-lo a encontrar um esporte ideal para você;

  • Verifique sua postura ao dormir: você dorme de bruços? Saiba que não é a melhor posição para a sua coluna e pescoço se permanece por longas horas. Se possível, durma de lado, com um travesseiro entre os joelhos;

  • Evite o estresse: o estresse e a ansiedade representam um papel importante na dor lombar. Tente encontrar maneiras para se distrair e ficar menos estressado.

Se você estiver grávida, pergunte ao fisioterapeuta sobre exercícios de fortalecimento para evitar dores nas costas.

Portanto, uma outra dica é fazer acupuntura Goiânia, que tem mostrado resultados fantásticos para aliviar a dor na coluna lombar.

Fisioterapia para coluna lombar em Goiânia: onde fazer?

Sendo assim, independentemente da causa do seu problema na coluna lombar, é essencial que os fisioterapeutas sejam capacitados e habilitados.

No COE – Centro Ortopédico em Goiânia -, você encontra uma equipe de fisioterapeutas que usam as abordagens corretas para aliviar qualquer tipo de problema na coluna lombar. 

Para isso, o fisioterapeuta elabora um programa individualizado, com a finalidade de promover a qualidade de vida e bem-estar de seus pacientes!

Conheça o COE

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!