Como o formigamento na mão esquerda é uma sensação que muitas pessoas experimentam, acabam por não dar a devida atenção.
No entanto, se esse formigamento acontece com uma certa frequência, o ideal é ficar atento, visto que pode ser um indício de um problema um pouco mais grave do que se pensa. Sendo assim, procurar um médico deve ser algo a se cogitar.
Na verdade, a mão esquerda formigando pode ser sinal de uma série de doenças, e é justamente isso que iremos abordar no artigo de hoje, e assim, esclarecer todas as suas dúvidas e preocupações!
Principais causas de formigamento na mão esquerda
Como já salientado, há uma série de problemas que podem causar o formigamento na mão esquerda. Nos próximos tópicos, iremos detalhar alguns dos possíveis problemas.
Alterações na circulação
O formigamento pode ocorrer em razão de alguma doença circulatória das artérias e veias, as quais podem gerar outros sintomas, como dor e formação de úlceras.
Além disso, no caso de o paciente acordar com as mãos e os dedos formigando, é um grande indício de má circulação.
Pressão nos nervos
Os nervos que inervam os braços saem da medula, os quais passam pela coluna e chegam até as partes mais periféricas das mãos e dedos.
Mas, ao longo desse trajeto, pode ocorrer compressão dos nervos, seja por infecção, tumores, vasos sanguíneos dilatados, entre outros, podendo resultar em dormência.
AVC
Ainda que um pouco mais raro, um dos primeiros sintomas do AVC é justamente a sensação de formigamento em um braço ou nas mãos.
Ressaltando que outros sintomas comuns incluem boca torta, falta de força em um dos lados do corpo e dificuldade para falar.
Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é a principal causa de formigamento na mão esquerda, a qual acontece quando o nervo mediano, que inerva a palma da mão, fica comprimido na região do punho.
Dessa forma, acaba resultando em formigamento, que pode piorar durante à noite. O paciente também pode sentir maior dificuldade em segurar objetos pequenos, além de ter a sensação de estar com os dedos inchados.
Lesão no nervo
Lesões nos nervos da mão ou do braço esquerdo podem levar à dormência, que pode ser causado por trauma direto, como uma fratura, ou por compressão prolongada do nervo.
Problemas circulatórios
Condições como a doença arterial periférica podem reduzir o fluxo sanguíneo para a mão, gerando dormência ou formigamento. Também pode ser um sinal de coágulo sanguíneo ou obstrução arterial.
Deficiências nutricionais
Falta de vitaminas e minerais essenciais, como vitamina B12, pode causar dormência nas mãos e em outras partes do corpo.
Condições relacionadas ao álcool
O consumo excessivo de álcool pode causar neuropatia alcoólica, que é a degeneração dos nervos resultante do consumo crônico de álcool, podendo acarretar sintomas como dormência e formigamento nas mãos.
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença autoimune, que pode ocasionar a degradação gradual das fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal.
Sendo assim, alguns sintomas podem incluir a perda de força, cansaço em excesso, falhas de memória e dormência em diversas partes do corpo.
Além disso, a esclerose múltipla pode vir acompanhada de uma sensação de queimação.
Cisto sinovial
O cisto sinovial pode aparecer em qualquer uma das articulações das mãos, como os dedos ou punhos, caracterizado pelo acúmulo de líquido.
De acordo com ortopedistas especialistas, isso acontece devido à compressão de nervos, o que pode gerar o formigamento na mão, além da perda de força.
Infarto
O formigamento na mão esquerda pode ser um dos primeiros indícios de infarto.
Deve-se redobrar os cuidados quando há piora ao fazer algum esforço ou no caso de vir acompanhado de outros sintomas, como dor no peito, mal estar e suor frio.
Diabetes descontrolada
Às vezes, a diabetes é uma doença um tanto difícil de se diagnosticar, em especial no caso de não apresentar os sintomas mais típicos.
Então, no caso de diabetes não tratada, acaba elevando o nível de açúcar nos vasos sanguíneos, onde o formigamento na mão é um dos sintomas.
Como diagnosticar a causa do formigamento na mão?
Como mostrado acima, há uma série de problemas que podem causar formigamento e, portanto, o diagnóstico não é muito simples, ainda que esse sintoma seja um tanto comum.
Sendo assim, a melhor coisa a se fazer é consultar um médico, para que ele faça uma avaliação mais precisa, analisando os sintomas associados, a frequência, se o formigamento está presente em apenas uma das mãos, se é bilateral, os hábitos e histórico de saúde do paciente.
Ele também pode solicitar alguns exames para confirmar o diagnóstico, por exemplo, exames de sangue para avaliar se há deficiência de vitaminas ou quando há suspeita de diabetes.
Para complementar o diagnóstico, outros exames podem ser pedidos, como eletroneuromiografia, eletrocardiograma, ultrassom, tomografia ou ressonância de coluna.
Tratamento para o formigamento nas mãos
O tratamento para o formigamento nas mãos está diretamente relacionado à causa do problema. Por exemplo, o tratamento para síndrome do túnel do carpo não é o mesmo que um formigamento decorrente de má circulação.
Portanto, a abordagem terapêutica varia de acordo com a causa subjacente da dormência. Pode envolver mudanças no estilo de vida, medicamentos, fisioterapia, ou intervenções mais específicas baseadas na condição diagnosticada.
Independentemente da causa, é essencial procurar atendimento médico ao experimentar dormência persistente na mão ou em qualquer parte do corpo, já que somente uma avaliação médica é capaz de determinar a causa e o tratamento.
Conclusão
Como mostrado acima, o formigamento na mão esquerda pode ter origem em diferentes condições de saúde, e a chave é consultar um especialista para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz.
Na clínica ortopédica COE, em Goiânia, oferecemos uma gama completa de serviços para tratar essa condição, garantindo a você acesso aos melhores cuidados possíveis.
Nossa equipe profissional é composta por ortopedistas de diferentes especialidades, proporcionando ao paciente um tratamento integral.
Entre em contato conosco clicando no botão abaixo.