Antes de mais nada, saiba que oito em cada dez brasileiros sofrem ou poderão sofrer de dores nas costas em algum momento da vida, o que mostra a importância de consultar um ortopedista especialista coluna Unimed.
É um profissional que trata os mais diversos problemas que podem afetar a coluna vertebral, alguns deles muito incapacitantes e impactando bastante a qualidade de vida das pessoas.
Às vezes, as pessoas não entendem bem as doenças que podem acometer a coluna. E talvez por isso não busquem atendimento, o que é um erro, pois um quadro que seria simples de tratar pode se tornar crônico e mais grave.
No COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra não apenas um ortopedista especialista em coluna, mas em todas as especialidades, o que garante o correto diagnóstico e tratamento adequado.
Se você vem sentindo dores nas costas, vale a pena saber quais as doenças tratadas pelo ortopedista especialista coluna Unimed, qual é o momento de marcar uma consulta e quais os tratamentos propostos.
Ortopedista especialista em coluna Unimed: quais doenças que trata?
Para você entender melhor o que faz um ortopedista especialista em coluna Unimed, nada melhor do que saber quais doenças que trata.
Confira, a seguir, os principais problemas na coluna tratados por um ortopedista especialista em coluna:
1. Hérnia de disco
A hérnia de disco é uma das causas mais frequentes de consultas a um ortopedista especialista em coluna Unimed, seja a hérnia de disco lombar ou cervical.
Entre cada vértebra se encontra um disco intervertebral, que pode se deslocar, o que caracteriza a hérnia discal, comprimindo assim as raízes nervosas.
No caso da hérnia de disco lombar, geralmente a dor é na região lombar, podendo irradiar para o membro inferior, dificultando tarefas do dia a dia.
Já a hérnia de disco cervical caracteriza-se por uma dor que se irradia para o membro superior, uma diminuição da sensibilidade e força.
2. Estenose lombar
Também é chamada de estreitamento do canal lombar, e da mesma maneira que a hérnia de disco lombar, a estenose lombar pode causar dores na base da coluna, porém, pode comprimir as raízes nervosas.
Outro sintoma é a perda de força nos membros inferiores, assim como o tronco encurvado ao ficar em pé, pois é uma forma de aliviar a dor.
3. Lombalgia
A lombalgia, ou dor lombar, também é outra das razões mais comuns para consultar um ortopedista especialista em coluna Unimed.
Se você sente uma dor na região lombar, que pode vir acompanhada de uma dor que se irradia para as nádegas ou para as pernas, provavelmente é uma lombalgia.
Na maioria das vezes, é causada pelo sedentarismo, ficar longos períodos na mesma posição, esforços repetitivos, excesso de peso, ou outras doenças associadas.
4. Artrose da coluna
A artrose da coluna pode se tratar de uma artrose lombar, dorsal ou cervical, e se define como o desgaste de uma articulação.
No caso da coluna vertebral, ela conduz a uma destruição da cartilagem que recobre as superfícies articulares e os discos intervertebrais.
A ausência de cartilagem causa um atrito entre duas vértebras, que provoca inflamação e dores.
5. Escoliose
A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral em 3 dimensões, que implica uma rotação das vértebras.
Pode aparecer em uma idade mais jovem, na adolescência ou mesmo na idade adulta.
Esse desvio causa uma deformação do tórax, abdômen e das áreas próximas à coluna.
6. Entorses e distensões
Outro motivo para dores nas costas é em razão de lesões em ligamentos, músculos e tendões.
Em geral, são acarretadas por movimentos bruscos, em casos de acidentes de carro e lesões esportivas.
7. Câncer na coluna
Os tumores que afetam diretamente a coluna vertebral são muito raros, mas geralmente decorrentes de metástases, por exemplo, de câncer de mama, próstata, tireoide ou pulmão.
As metástases migram para os ossos da coluna, e em casos mais agressivos, podem inclusive provocar uma fratura dos ossos.
Existem muitos outros problemas tratados por um ortopedista especialista em coluna Unimed, no entanto, os citados acima são os mais comuns.
Quando marcar uma consulta?
Às vezes, as dores na coluna podem desaparecer após alguns dias, no entanto, em 40% dos casos, podem durar mais de três meses, o que caracteriza uma dor crônica.
Por outro lado, se você estiver com uma dor na coluna por mais de um mês, o ideal é marcar uma consulta com um ortopedista especialista em coluna Unimed.
Tenha em mente que centenas de pessoas, por não procurar atendimento médico, acabam comprometendo sua qualidade de vida, o que seria facilmente equacionado se procurassem um médico especialista.
Além disso, alguns problemas, como hérnia de disco e artrose, por exemplo, necessitam de tratamento para evitar que se tornem crônicos.
E apenas um profissional capacitado está preparado para identificar os sintomas e indicar o tratamento apropriado.
Quais os tratamentos para problemas de coluna?
Para aliviar os sintomas das doenças de coluna, o ortopedista especialista em coluna Unimed pode optar por diferentes tratamentos.
Na verdade, o tratamento vai variar de acordo com a patologia, e sempre levando em conta a idade do paciente, seu histórico e estado de saúde.
Sendo assim, no caso de dores agudas, geralmente os especialistas prescrevem anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares, sempre dependendo do tipo de lesão.
Já quando os sintomas persistirem e o tratamento conservador não surtir efeito, uma intervenção cirúrgica pode ser indicada. E hoje, as técnicas utilizadas são minimamente invasivas.
Dessa forma, não apenas a recuperação é mais rápida, mas, principalmente, promove muito mais conforto ao paciente.
Conclusão
Agora que você já viu todas as doenças que o ortopedista especialista em coluna Unimed trata, saiba que o diagnóstico precoce faz toda a diferença, sobretudo para evitar problemas mais sérios.
E se você mora em Goiânia saiba que o COE – Centro de Ortopedia Especializada-, é considerado uma referência em todo o país.
Você conta com uma equipe médica altamente capacitada, não apenas em problemas de coluna, mas em todas as áreas que englobam o sistema musculoesquelético.
Assim, você terá um atendimento personalizado, ou seja, direcionado para o seu caso, o que permite um tratamento mais eficaz.
Portanto, se você tiver dores constantes na coluna, o melhor a fazer é marcar logo uma consulta com um especialista.
Fonte de link: https://www.scielo.br/j/rbort/a/S7cNXCYK3qvV4GKhjzPPw7G/