Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Fisioterapia Tornozelo após Cirurgia: é necessário fazer?

fisioterapia-tornozelo-apos-cirurgia

A fisioterapia tornozelo após cirurgia é mais do que necessária, não apenas para aliviar a dor e reduzir o edema, mas principalmente para promover a mobilidade da articulação.

Geralmente, elabora-se um plano de tratamento a fim de otimizar a readaptação do paciente, e assim, poder retornar às suas atividades.

Esse plano vai incluir desde técnicas para reduzir o inchaço e a dor, até exercícios específicos para recuperar a amplitude articular e a força muscular.

Dependendo do caso, sessões de fisioterapia já começam no hospital ou assim que o médico liberar, e irão contribuir para o sucesso do procedimento.

Você está com uma cirurgia de tornozelo marcada e está em dúvida se realmente vale a pena fazer fisioterapia?

Então, preparamos um pequeno guia com tudo o que você precisa saber sobre fisioterapia tornozelo após cirurgia!

Conheça o COE

Quando é indicado a cirurgia de tornozelo?

O tornozelo pode sofrer uma lesão por conta de uma fratura, entorse ou ruptura de ligamentos.

Quando a fratura de tornozelo é grave e instável, em casos onde o osso foi deslocado e fragmentado, o tratamento ortopédico não é satisfatório. Sendo indicada então a cirurgia.

Por ser uma região articular, o principal objetivo é restabelecer a anatomia. Cuja técnica vai depender do grau e complexidade da lesão.

Qual a importância da fisioterapia tornozelo após cirurgia?

Após uma cirurgia, diversas limitações e restrições serão inevitáveis, como diminuição de força, mobilidade, perda de função e dor.

E é aqui que mostra a importância da fisioterapia no pós-operatório, que tem a função de reduzir o inchaço e aliviar a dor, e já pode começar no hospital.

Dependendo do tipo de cirurgia, em especial nos casos onde há a fixação das articulações, o fisioterapeuta vai realizar manobras para permitir a circulação sanguínea e acelerar o processo de cicatrização.

O principal objetivo da fisioterapia Goiânia é fazer com que o paciente retorne às suas atividades com segurança, seja o trabalho ou esportes, de forma a retomar os movimentos da articulação.

Fisioterapia tornozelo após cirurgia: como funciona?

Em primeiro lugar, o tornozelo é uma articulação que tem uma tendência a enrijecer rapidamente, cujo tratamento da fratura pode ser conservador ou cirúrgico.

Independentemente do tipo de tratamento, são necessários exercícios de forma a restabelecer a flexibilidade e força.

No caso de cirurgia, recomenda-se iniciar exercícios mais intensos apenas após a consolidação da fratura, que pode levar de 8 a 10 semanas.

No entanto, o fisioterapeuta já pode iniciar o tratamento no período de imobilização, com a finalidade de reabilitar o paciente.

O tempo de tratamento vai depender da gravidade da lesão, que pode demorar alguns dias ou até meses.

O plano de tratamento estabelecido pelo fisioterapeuta contará com técnicas para diminuir o inchaço e a dor durante as primeiras semanas após a cirurgia.

Em seguida, aplica-se técnicas de terapia manual e exercícios específicos para recuperar a amplitude articular e a força muscular.

Fisioterapia para fratura de tornozelo: quais tratamentos?

A técnica escolhida pelo fisioterapeuta vai depender do tipo de procedimento, que pode ser conservador ou cirúrgico.

No início, as técnicas empregadas têm a finalidade de reduzir a dor, o processo inflamatório, edemas, bem como agir na prevenção de outras lesões.

Em seguida, começam exercícios que promovam o aumento da força muscular, mobilidade e maior amplitude de movimento.

Já no final do tratamento, o fisioterapeuta inicia a carga corporal, trabalha a propriocepção e o treino da marcha.

A propriocepção é a capacidade de permanecer estável no momento de desequilíbrio do corpo, e quando se trata de tornozelo, esse elemento é particularmente importante.

De fato, um problema de propriocepção favorece a chance de novas entorses ou quedas.

Hoje em dia, muitas pessoas estão recorrendo à acupuntura Goiânia para complementar a fisioterapia de tornozelo após cirurgia, e tem mostrado ótimos resultados, em especial para aliviar a dor.

Fisioterapia do tornozelo após cirurgia: onde fazer?

Se você se submeteu a uma cirurgia de tornozelo, entendeu a importância de iniciar o mais rápido possível as sessões de fisioterapia.

No entanto, onde fazer fisioterapia em Goiânia para ajudar na recuperação da cirurgia? 

Em primeiro lugar, é imprescindível que todos os profissionais sejam habilitados e que dominem todas as técnicas fisioterápicas. A fim de atender às necessidades de cada paciente.

No COE – Centro Ortopédico em Goiânia -, você encontra uma equipe de fisioterapeutas altamente capacitada e habilitada no pós-operatório de cirurgia de tornozelo, com o objetivo de reduzir o edema, aliviar a dor e acelerar o processo de recuperação.

Além disso, o fisioterapeuta elabora um programa individualizado, com a finalidade de promover a qualidade de vida e bem-estar de seus pacientes!

Conheça o COE

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!