Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Ortopedista especialista em ombro Unimed: quando procurar um?

ortopedista-especialista-em-ombro-unimed

Problemas no ombro são frequentes, particularmente com o avançar da idade, podendo afetar a articulação, os músculos, tendões e nervos e por isso a importância na procura de um ortopedista especialista em ombro Unimed .

Além disso, o ombro é uma das articulações mais móveis do corpo humano. Mas também uma articulação complexa e vulnerável, suscetível de sofrer um desgaste e traumatismos.

Por isso, ao menor sinal de desconforto ao movimentar o ombro, o ideal é consultar um ortopedista , a fim de identificar a causa, diagnosticar e tratar.

No COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você tem à disposição uma equipe de ortopedistas especialistas, o que garante o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado para cada caso.

Portanto, se você vem sentindo dores no ombro e está com dificuldades de executar tarefas cotidianas, preparamos um pequeno guia com tudo o que você precisa saber sobre o ombro!

Conheça o COE

Ortopedista especialista em ombro Unimed: o que faz?

O Ortopedista especialista em ombro Unimed está capacitado para tratar qualquer problema de ombro e cotovelo.

A partir dos sintomas e do histórico do paciente, ele realiza um exame clínico para identificar a causa do problema, e muitas vezes, solicita outros exames para confirmar o diagnóstico.

Com todas as informações, ele elabora um programa de tratamento mais adaptado para o seu caso, seja um tratamento conservador e quando necessário, uma cirurgia.

Vale lembrar que as técnicas estão muito avançadas, e hoje, os ortopedistas optam por procedimentos minimamente invasivos, o que torna a recuperação mais rápida, o que se reflete em mais conforto ao paciente.

Ortopedista especialista em ombro Unimed: quais doenças que trata?

Como já foi dito, o ombro é uma articulação complexa, daí a necessidade de um ortopedista especialista em ombro Unimed, que está habilitado para tratar as seguintes doenças:

Tendinite do bíceps

A tendinite de ombro é decorrente de uma inflamação do tendão do bíceps, isto é, o tendão que liga o ombro à parte superior do bíceps.

É provocada por excesso de movimento ou em função de um desequilíbrio muscular entre as estruturas do braço.

A pessoa pode sentir dores, notar um inchaço, e dependendo do grau da inflamação, apresentar limitação de movimentos.

Para tratar a tendinite do bíceps, o médico ortopedista em ombro prescreverá repouso, gelo, anti-inflamatórios e fisioterapia.

Capsulite Adesiva – Ombro Congelado

A capsulite, também chamada de ombro congelado, é outra doença tratada pelo ortopedista especialista em ombro, que se caracteriza por uma retração da cápsula articular do ombro.

Sentir o ombro rígido e doloroso, onde praticamente não consegue levantar o braço é um sintoma típico

Causada por um traumatismo, em seguida de uma cirurgia ou mesmo sem causa definida.

Apenas lembrando que fatores como diabetes, doenças cardíacas e inclusive emoções mais fortes, aumentam o risco de desenvolver uma capsulite adesiva.

Tendinite calcária do ombro

A tendinite calcária, como o nome já sugere, ocorre em razão de um acúmulo de cristais de cálcio nos tendões do manguito rotador ou seja, a calcificação do ombro.

Com o passar do tempo, além do paciente se queixar de muitas dores, não consegue realizar simples movimentos com o ombro.

Às vezes, o tratamento com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia tem bons resultados.

No entanto, se as dores persistirem, a opção será a cirurgia, que consiste em retirar esses cristais, e normalmente é através da artroscopia.

Ruptura do manguito rotador

A ruptura do manguito rotador causa muitas dores, assim como a perda funcional do ombro e diminuição da força.

O conjunto dos músculos e tendões do manguito rotador serve para a mobilidade e estabilidade do membro superior e dar força aos movimentos.

A ruptura do manguito rotador pode estar associada ao uso excessivo da articulação, impacto ou inflamação por causa do desgaste dos tendões.

Assim como outras doenças do ombro, o ortopedista especialista em ombro Unimed avalia os sintomas, a localização e intensidade da dor e então diagnosticar e propor o melhor tratamento do manguito rotador.

Artrose de ombro

Embora menos comum que a artrose de joelho e quadril, existem casos onde o paciente desenvolve uma artrose de ombro.

Causada quando há um desgaste da cartilagem da cápsula articular, o que provoca o atrito entre os ossos, levando a dores e dificuldade de movimentar o ombro.

Pode ser decorrente de uma infecção, luxação, inflamação dos músculos ou mesmo um desgaste natural da cartilagem.

Dependendo do caso, o ortopedista pode optar por uma artroplastia, ou seja, a colocação de prótese de ombro, e geralmente realizada por técnicas minimamente invasivas.

Epicondilite lateral do cotovelo

Mais conhecida pelo nome de Cotovelo de Tenista, por atingir com mais frequência os tenistas. A epicondilite lateral do cotovelo é uma irritação do tecido que liga o músculo do antebraço ao cotovelo.

Tem origem normalmente em movimentos repetitivos, mais frequente em pessoas que praticam esportes com raquete. Uma vez que requer elevação do antebraço e extensões do cotovelo.

Além da dor na face lateral do cotovelo, a pessoa pode perceber um inchaço e uma sensação de queimação.

Na grande parte dos casos, o tratamento conservador tem excelentes resultados, entretanto, se a dor persistir por mais de 12 meses, a indicação é cirurgia, com a finalidade de remover o músculo lesionado.

Bursite de ombro

A bursite de ombro caracteriza-se pela inflamação das bursas, que são pequenas bolsas presentes entre os ossos, músculos e tendões, com a finalidade de evitar o atrito e a articulação deslizar perfeitamente.

No entanto, as bursas contêm um líquido lubrificante, o líquido sinovial, e quanto mais você se movimenta, há uma maior produção desse líquido, e é exatamente isso que causa a inflamação e a dor.

Assim como as tendinites, o tratamento indicado pelo ortopedista especialista em ombro Unimed geralmente é repouso, gelo, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia.

Em raríssimos os casos, a indicação é o tratamento cirúrgico, com o objetivo de remoção da bursa.

Tendinopatia de ombro

É causada por uma inflamação das articulações e músculos do ombro, e frequentemente, o ombro atingido é o dominante.

Pode ter origem em carregar muito peso, movimentos repetitivos ou por conta de um desgaste natural, mais comuns em idosos.

Quanto ao tratamento, a abordagem adotada é a conservadora, ou seja, gelo, repouso, uso de medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.

Fratura no ombro

Extremidade superior do úmero é a fratura mais comum. Seja em razão de uma queda, e no caso de idosos, por conta da osteoporose, pois o osso está mais fragilizado.

Como geralmente são imprevistas, a fratura no ombro requer atendimento de emergência, onde o médico ortopedista vai verificar a necessidade ou não de cirurgia.

Síndrome do desfiladeiro torácico

O nome pode parecer complicado, mas a síndrome do desfiladeiro torácico é quando há uma compressão dos vasos sanguíneos ou nervos, localizados na área entre a clavícula e a primeira costela.

Os principais sintomas são dores no local, que podem se estender para o braço e pescoço, além de uma sensação de formigamento.

É um problema causado por um choque violento, como um acidente de carro, ou quando uma pessoa já sofreu outras lesões no tórax.

Também exige uma consulta com um ortopedista especialista em ombro Unimed, a fim de diagnosticar e orientar quanto ao tratamento.

Ortopedista especialista em ombro Unimed: quando procurar?

Agora que você já entendeu melhor todas as doenças tratadas por um ortopedista especialista, qual é o momento certo de procurar?

É claro que alguns tipos de dores no ombro são normais, e a tendência é passar naturalmente.

Por outro lado, se você sentir dores mais persistentes e que estejam limitando os movimentos e afetando o seu dia a dia, marque logo uma consulta. 

Quanto antes começar a tratar, melhores os resultados, além de evitar que a dor se torne crônica.

Ortopedista especialista em ombro Unimed: onde encontrar?

Uma pergunta muito comum é onde encontrar um ortopedista especialista em ombro Unimed em Goiânia, que seja capacitado e claro, que resolva o problema de ombro de maneira eficaz.

Então, no COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra uma equipe de ortopedistas, especialistas no sistema musculoesquelético.

COE disponibiliza todos seus especialistas em ombro, coluna, joelho, quadril, pé e tornozelo ou mão, para tratar o seu problema

Isso é o que assegura o diagnóstico correto, e por consequência, o tratamento mais adequado para o seu caso.

Vale ressaltar que, além dos tratamentos conservadores, se for necessária uma cirurgia, as técnicas utilizadas são minimamente invasivas. Isso não apenas aceleram a recuperação, mas principalmente, proporcionam um maior conforto e promovem o bem-estar do paciente!

 

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!