Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Para que serve acupuntura na coluna? Conheça os benefícios

para-que-serve-acupuntura- coluna

Para que serve acupuntura na coluna? Lombalgia, ciática, dor na cervical…são diversos os problemas de coluna, e muitas vezes, incapacitantes.

A acupuntura é reconhecida em todo o mundo por ser um dos métodos mais eficazes no tratamento de problemas de coluna.

Praticada há mais de 5000 anos, a acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, e desde 1979, a Organização Mundial de Saúde a recomenda como uma terapia natural para tratar mais de 40 doenças, inclusive problemas de coluna.

Diferentemente da medicina ocidental que trata os sintomas, a acupuntura se interessa pela pessoa na sua totalidade, e investiga as causas do problema a fim de evitar que ele volte a acontecer.

Vale lembrar aqui que é importante buscar por profissionais qualificados, ou seja, acupunturistas formados e certificados, que é o que garante o sucesso do tratamento.

Então, se você tem algum problema na coluna, veja como a acupuntura pode ajudá-lo a aliviar suas dores, assim como saber para que serve acupuntura na coluna e onde fazer.

Para que serve a acupuntura na coluna?

A dor na coluna está entre os tipos de dores mais frequentes, e estima-se que quatro em cada cinco adultos sofrerão de dores lombares ao longo da vida.

Além da dor propriamente dita, pode vir acompanhada de restrições de movimento, ao ponto de impedir a pessoa de realizar atividades do dia a dia.

A acupuntura na coluna serve para tratar problemas vertebrais, assim como articulares e musculares, ou seja, condições que afetam o sistema musculoesquelético, como a dor na coluna.

É uma abordagem que consiste em colocar agulhas sobre pontos dolorosos ao longo da coluna vertebral.

Isso permite dispersar e liberar a energia, aliviando as contraturas musculares, que estão sempre associadas aos bloqueios.

Na medicina tradicional chinesa, a dor nas costas corresponde a um problema de energia ao nível da bexiga, vesícula biliar ou rins.

Dessa forma, o problema de energia se restabelece graças às agulhas colocadas próximas a esses meridianos.

Para que serve acupuntura na coluna: quais doenças trata?

Como já foi dito, a OMS reconhece a acupuntura como eficaz no tratamento de várias doenças, e falando especificamente da coluna, é indicada para os seguintes casos:

Lombalgias

É um tipo de dor na coluna lombar, sendo uma das queixas mais frequentes entre as pessoas.

A lombalgia pode ser crônica, isto é, uma dor que dura semanas e até mesmo anos, e chamada de aguda quando surge repentinamente.

Nos dois casos, a acupuntura ajuda a aliviar a dor rapidamente.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é caracterizada pela compressão dos discos intervertebrais ou mesmo deslocando-os, provocando dor e limitação de movimentos.

Cervicalgia

Já a cervicalgia acomete a coluna cervical, causando a compressão dos nervos ou uma inflamação dos músculos.

Lesões musculares

Muito comuns entre esportistas, e dependendo da gravidade da lesão, pode acabar afastando os atletas de suas atividades.

Nesse caso, a acupuntura age na recuperação da lesão, uma vez que visa estabilizar o fluxo sanguíneo no local.

Para que serve acupuntura na coluna: como funciona?

A acupuntura consiste em tratar os pacientes colocando as agulhas sobre os pontos, ao longo dos 12 meridianos, cada um estando ligado a um órgão específico.

O objetivo é harmonizar a circulação de energia vital por meio dessas linhas imaginárias.

Como funciona?

A estimulação dos pontos de acupuntura feita por um acupunturista alivia a dor de diferentes maneiras:

  • Age estimulando os nervos nos músculos e outros tecidos, o que tem por efeito ativar a liberação de endorfinas, que são uma espécie de anestésico natural liberado pelo corpo;

  • Atua como um anti-inflamatório, favorecendo e modulando a liberação de diferentes substâncias;

  • Age aumentando a microcirculação local, melhorando a mobilidade articular, contribuindo para curar lesões e diminuir o inchaço.

A acupuntura em Goiânia pode tratar grande parte de doenças ósseas e musculares da coluna, além de reduzir a tensão muscular.

Por isso, vale a pena consultar um profissional para aliviar suas dores nas costas.

Para que serve acupuntura na coluna: como é a sessão?

Após o paciente relatar o motivo da consulta, o profissional vai querer saber sobre seu histórico familiar, hábitos, atividades, sono, alimentação…

Dessa forma, ele será capaz de fazer uma ligação entre a sua dor e outros fatores da sua vida que podem estar interferindo nessa dor, ou seja, o paciente é avaliado como um todo.

Em seguida, o acupunturista examina o paciente para identificar os possíveis desequilíbrios energéticos.

Só a partir daí o médico acupunturista seleciona os pontos específicos de cada paciente.

Geralmente, a sessão dura cerca de 30 minutos, e recomenda-se que o paciente não se mova.

Além das agulhas, o profissional pode usar outros recursos, como ventosas ou eletroacupuntura, também da medicina tradicional chinesa.

Sendo assim, a maioria dos pacientes relata uma melhora já nas primeiras sessões. Se considera acupuntura um dos métodos mais eficazes para tratar problemas de coluna.

Para que serve acupuntura na coluna: onde fazer em Goiânia?

Em primeiro lugar, saiba que o acupunturista é um médico com especialização em acupuntura, logo, o primeiro passo é encontrar um profissional certificado.

Diante de tantos benefícios, provavelmente você deve estar se perguntando: onde fazer acupuntura em Goiânia?

No COE – Centro Ortopédico em Goiânia -, você encontra uma equipe altamente qualificada, habilitada em tratar os mais variados problemas de coluna.

Uma das maravilhas da acupuntura é que ela estimula o próprio corpo a se curar, e melhor, sem o uso de medicamentos.

Sendo assim, é importante que você avalie sua condição médica de saúde marcando uma consulta. Pois, conhecendo um pouco mais de sua história é que o profissional vai definir onde colocar as agulhas.

Portanto, o principal objetivo da acupuntura é reequilibrar as energias, visando promover a saúde e bem-estar do paciente!

Conheça o COE

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!