Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Reconstrução e Alongamento Ósseo: saiba do que se trata

reconstrucao-e-alongamento-osseo

Se é a primeira vez que você está ouvindo falar em reconstrução e alongamento ósseo, saiba que se trata de uma técnica ortopédica que visa corrigir desigualdades e deformidades de membros superiores ou inferiores.

Graças ao desenvolvimento da medicina, hoje é possível tratar essas condições com técnicas minimamente invasivas. Assim, permite uma recuperação mais rápida e mais conforto ao paciente.

No COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra uma equipe de ortopedistas habilitados neste procedimento, além é claro de outras especialidades.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre reconstrução e alongamento ósseo, reunimos aqui as principais informações sobre tudo o que você deve saber!

Conheça o COE

Reconstrução e alongamento ósseo: o que é?

A reconstrução e alongamento ósseo é uma técnica que consiste em corrigir desigualdades de comprimento de membros superiores ou inferiores, e trata deformidades de causa congênita, traumática ou neurológica.

Portanto, o principal objetivo é devolver ao paciente sua marcha e movimentos, o que se traduz em uma melhor qualidade de vida.

Quando se indicada?

As principais indicações para reconstrução e alongamento ósseo são:

  • Encurtamento;

  • Traumatismo em ossos;

  • Esmagamento;

  • Necrose;

  • Fraturas que não se consolidam (pseudoartroses);

  • Infecções (osteomelites);

  • Problemas congênitos.

Reconstrução e alongamento ósseo: como é feita?

Primeiramente, hoje em dia, a reconstrução e alongamento ósseo é feita com técnicas minimamente invasivas, que consiste na fixação do osso com fios ou pinos, os quais são conectados por meio de barras, recebendo o nome de fixador externo.

Após essa fixação, o cirurgião faz uma incisão no osso, sendo necessário esperar 7 dias e assim, ser feito o alongamento ósseo.

O alongamento ósseo é realizado na velocidade de 1 mm por dia, e conta com 4 regulagens, e essa velocidade pode aumentar ou diminuir conforme a condição do osso ou mesmo o metabolismo ósseo do paciente.

Sendo assim, é possível a formação desse osso novo por conta de um distanciamento constante e gradual das extremidades ósseas remanescentes. O que permite a restituição do formato original do osso.

A consolidação do regenerado ósseo demora de um mês e meio a dois para cada centímetro de alongamento realizado.

Dessa forma, podem-se resolver esses problemas como encurtamento, assim como desvios.

Por isso, outro procedimento é o transporte ósseo. Onde retira-se o osso saudável de alguma parte do corpo e substitui o que foi esmagado.

É seguro?

Sim, tanto que a reconstrução e alongamento ósseo é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia desde 1994, tanto que existe o Comitê voltado para esse tipo de procedimento, a ASAMI – Associação Brasileira de Reconstrução e Alongamento Ósseo.

Portanto, aprova-se pela FDA esse método, agência federal do Departamento de Saúde dos EUA. Inclusive realiza-se em vários países com altas taxas de sucesso.

Reconstrução e alongamento ósseo: onde fazer?

Se você se encaixa em alguma das situações onde é indicada a reconstrução e alongamento ósseo, no COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra uma equipe de ortopedistas especialistas nesse procedimento.

É importante agendar uma visita para que o médico possa avaliar seu caso e assegurar que a cirurgia é a melhor solução.

Sendo assim, o mais importante é que por conta de técnicas minimamente invasivas, o paciente recupera-se mais rápido, e melhor, tem de volta sua qualidade de vida!

Conheça o COE

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!