Muitas pessoas não sabem que existem diferentes tipos de cirurgia ombro, podendo variar de um procedimento simples a algo mais complexo.
O ombro é uma articulação bastante demandada, além de estar em constante movimento, seja para carregar compras, seja para abrir uma porta.
Vale ressaltar aqui que nem todas as lesões no ombro necessitam de cirurgia, e apenas um ortopedista especialista será capaz de determinar ou não a necessidade.
Portanto, em situações em que uma intervenção cirúrgica se torna necessária, é perfeitamente normal se questionar sobre os tipos de cirurgia ombro, como é a recuperação, quanto tempo para voltar às atividades diárias…
Portanto, para obter respostas mais precisas a respeito desses questionamentos, com a colaboração da equipe do COE Ortopedia, preparamos um guia completo, onde iremos esclarecer todas essas dúvidas!
Tipos de cirurgia de ombro
O ombro é uma articulação que pode ser acometida por diferentes lesões, logo, há diferentes tipos de cirurgia ombro.
Mas, de uma maneira simples, pode-se resumir as cirurgias em dois tipos: abertas e fechadas.
Apenas o médico, através de exames, é capaz de definir qual é a cirurgia mais adequada para o seu tipo, e dependendo do método, isso vai implicar de forma direta na sua recuperação.
Abaixo, iremos falar sobre as cirurgias de ombro:
Artroscopia
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo e, portanto, a recuperação do paciente tende a ser mais ágil. E, por ser menos invasiva, esse tipo de cirurgia de ombro se enquadra naquelas que são fechadas.
A artroscopia do ombro é um procedimento em que o ortopedista faz um pequeno acesso na pele do ombro, onde insere uma espécie de câmera, permitindo avaliar a parte interna do ombro, como os tendões, ossos, ligamentos, etc.
Na grande parte das vezes, indica-se esse procedimento em casos de lesões agudas e crônicas no ombro, que não melhoram com o uso de remédios.
Nos dias de hoje, a sua utilização é bem extensa, indicada para:
- Ruptura da coifa dos rotadores;
- Calcificações da coifa;
- Luxação da acromioclavicular;
- Instabilidade ou luxação recidivante do ombro;
- Lesão do labrum glenóideo e SLAP;
- Lesão do tendão bicipital;
- Capsulite adesiva;
- Onflito subacromial;
- Artrites sépticas do ombro;
- Entre outras condições.
Artroplastia
A artroplastia, em contrapartida, é uma técnica um pouco mais invasiva, afinal, trata-se da substituição total da articulação por implantes metálicos ou sintéticos.
As indicações desse tipo de cirurgia tem se ampliado, uma vez que deixaram de incluir apenas patologia degenerativa e passaram a englobar a traumática, inflamatória e oncológica. No entanto, a indicação primária continua sendo para fazer a substituição da articulação.
Em casos de omartrose avançada, por exemplo, o atingimento da glenoide é constante. Em vista disso, esse é um dos tipos de cirurgia ombro que se torna obrigatória, a fim de colocar a prótese total no ombro.
Contudo, o mesmo não ocorre quando o atingido é apenas a cabeça umeral, como nos casos da necrose avascular ou em fraturas multifragmentadas. Nesse caso, pode-se substituir apenas essa estrutura, e não ela por inteiro.
Prótese no ombro
Esse é um dos tipos de cirurgia de ombro que ocorre quando há o objetivo de aliviar as dores do paciente e melhorar a sua mobilidade articular.
Entretanto, deve-se optar por uma prótese de baixo atrito, a fim de permitir um baixo desgaste e maior duração do implante.
Então, para que isso ocorra, deve-se eliminar o contato entre as superfícies articulares ou cartilagens. Ademais, a cirurgia de prótese do ombro incluem as hemiartroplastias e as próteses totais. Estas, podem ser próteses de ombro anatômicas ou invertida.
Mas, independente desse fato, esse é um dos tipos de cirurgia de ombro cujo objetivo é baixar o centro de rotação da articulação, otimizando o braço de alavanca, que é acionado pelo deltóide para elevar o braço.
Conclusão
É importante ressaltar que a cirurgia geralmente é considerada após o esgotamento de opções não cirúrgicas, como fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios, injeções de corticosteroides e modificações nas atividades.
A decisão de realizar uma cirurgia deve ser tomada em conjunto pelo paciente e pelo cirurgião ortopédico, considerando fatores como idade, nível de atividade, gravidade da lesão e objetivos do paciente.
Se você ainda tem dúvidas se a cirurgia de ombro é realmente a melhor opção para o seu caso, te convidamos a marcar uma consulta no COE Ortopedia, uma clínica ortopédica referência em Goiânia.
Nossa equipe de especialistas está à sua inteira disposição!
Fontes de links
https://www.scielo.br/j/rbort/a/yFVSmYR47PVJLTnyp6HFt9L/?lang=pt