Cerca de 50% das lesões que acontecem durante a prática de esportes são atribuídas ao overuse, evidenciando como o excesso durante atividades físicas causa lesões, especialmente pelo impacto excessivo sobre uma articulação.
Nos prontos-socorros, observa-se que a frequência das lesões por excesso de uso é geralmente duas vezes maior do que as lesões agudas.
Com o aumento no número de praticantes de atividades físicas, particularmente de corridas, as queixas de lesões nos consultórios médicos também cresceram significativamente.
Geralmente essas lesões ocorrem em pacientes que praticam a atividade excessivamente sem preparo prévio.
A maioria dessas lesões no tratamento de corredores está relacionada ao overuse, envolvendo quadril (10%) pernas (20%), tornozelos (15%) e pés (15%).
Além das corridas, exercícios de grande impacto como levantamento de peso, lutas e até o futebol, que é o esporte mais praticado no país, predispõem o paciente a diversas lesões durante a atividade excessiva e sem preparo.
Leia também: Consulte um ortopedista antes do exercício físico
Excesso durante atividades físicas causa lesões: Quais as lesões mais comuns?
Uma das áreas do corpo mais afetadas é o quadril, que, normalmente sofre pequenas alterações, que ocasionam rupturas e consequentemente lesões mais graves.
Outra doença comum que pode ser desencadeada é a tendinite do glúteo médio, um músculo responsável pelo movimento de abrir a perna e o principal estabilizador da bacia.
É ele que impede que a bacia incline para baixo quando tiramos o pé do chão e é exatamente por isso, que muitas vezes ocorre uma lesão quando há sobrecarga durante atividades físicas.
Além dessas, outra lesão comum é do labrum acetabular, uma estrutura cartilaginosa que compõe a articulação do quadril e fica localizado na borda de todo osso acetábulo, ou seja, na parte do osso da bacia em que fêmur se encaixa.
O labrum tem multifunções no nosso corpo como a absorção de impacto, lubrificação de articulação e distribuições de pressões.
Geralmente, as rupturas laborais ocorrem mais frequentemente devido ao impacto femoroacetabular e traumatismos em um quadril normal.
Leia também: Ortopedista esportivo
Como é o tratamento?
A qualquer sinal de lesão, dor ou desconforto, é necessário procurar um ortopedista. Os tratamentos devem ser acompanhados pelo médico, que vai analisar o grau da lesão no paciente.
Os procedimentos se iniciam com o uso de medicações anti-inflamatórias e, dependendo do caso, é necessário fazer cirurgia.
Leia também: Ortopedista especialista em Pé Unimed
Como evitar lesões?
Recomendamos sempre seguir o planejamento de treinos, com atividades de preparo que envolvem alongamento, fortalecimento e equilíbrio muscular.
É importante também respeitar os períodos de descanso e ter cuidado com exercícios de grande impacto, que pelo excesso de treino pode ser ruim para o corpo.