É normal que você queira saber a respeito da cirurgia no ombro tempo de recuperação. Há alguns problemas que limitam os nossos afazeres comuns do dia a dia. No entanto, a depender da gravidade, o único tratamento é a cirurgia. Contudo, mesmo após esse procedimento, o paciente precisa ficar um tempo de repouso, até se recuperar por inteiro.
Afinal de contas, é bem provável que queira voltar a ter a sua rotina como ela era antes. Mas será que é possível? Há alguns cuidados dos quais devem se estender para sempre?
Essas são dúvidas bem comuns de pessoas que vão passar por esse procedimento. Afinal de contas, antes de se submeter a esse tipo de intervenção, a fim de se sentir mais tranquilo, o paciente procura por algumas informações.
Mas, de todas, com certeza a mais comum é sobre cirurgia no ombro tempo de recuperação. Mas, para se obter uma resposta mais precisa, deve-se levar em consideração alguns pontos. Então, para saber com mais detalhe sobre esse assunto, não deixe de conferir esse artigo.
Como é a cirurgia no ombro?

Para que você entenda melhor sobre cirurgia no ombro tempo de recuperação, há uma necessidade de entender alguns pontos. Dentre eles, o que é crucial para definir o período de recuperação diz respeito ao tipo de cirurgia que você irá se submeter.
Afinal de contas, cada cirurgia tem métodos e procedimentos diferentes, o que vai influenciar de forma direta na forma como o paciente irá se recuperar. Sendo assim, para obter informações mais precisas, deve-se levar em consideração esse fator.
Por conta disso, nos parágrafos seguintes, iremos falar sobre alguns tipos de cirurgia e os seus respectivos tempo de recuperação. Então, para conferir essas informações, é só conferir os próximos tópicos.
Cirurgia no ombro tempo de recuperação – Artroscopia
Utiliza-se de forma ampla esse tipo de cirurgia para tratar inúmeras patologias que, antes, eram tratadas por cirurgia aberta ou convencional. E isso aconteceu justamente por conta das evoluções que a medicina tem conquistado. Então, comparado a antigamente, a cirurgia no ombro tempo de recuperação é bem menor.
Tanto que, nos dias de hoje, indica-se esse tipo de cirurgia para vários problemas. Dentre eles, podemos citar:
Rotura da coifa dos rotadores;
Conflito subacromial;
Lesão do tendão bicipital;
Calcificação da coifa etc.
Como se trata de uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia no ombro tempo de recuperação tende a ser reduzida. Mas, para obter um tempo mais preciso a respeito de quanto tempo se deve ficar afastado, deve-se levar em consideração o problema que motivou a cirurgia.
Cirurgia no ombro tempo de recuperação – Artroplastia
Indica-se esse tipo de cirurgia quando é preciso fazer a substituição da articulação gleno-umeral afetada por artrose. Contudo, nos últimos tempos, as indicação tem alargado para demais patologias que não incluem apenas doenças degenerativas.
Mas, em relação à cirurgia no ombro tempo de recuperação, pode ser que o paciente tenha de ficar no hospital por cerca de 1 a 3 dias. E, durante todo esse período, ele deve passar por algumas terapias, a fim de evitar com que os músculos endureçam.
Ademais, o seu braço precisará ficar com uma tala de 2 a 6 semanas, sem movimentação muito brusca. É claro que o período de recuperação varia de acordo com vários fatores, mas, no geral, o período completo pode variar de 4 a 6 meses.
No entanto, para que a recuperação ocorra no tempo previsto, o paciente precisa seguir todas as instruções do médico, fazer uso dos remédios e não deixar de fazer os exercícios.
Cirurgia no ombro tempo de recuperação – Prótese do ombro
A prótese tem por intuito aliviar a dor do paciente, além de melhorar a sua mobilidade articular. Por conta disso, é preciso eliminar o contato entre as superfícies articulares ou a cartilagem. Ademais, as próteses devem ser de baixo atrito.
Como é um procedimento um pouco mais intenso, a cirurgia no ombro tempo de recuperação é um pouco maior. Mas, para garantir que tudo ocorra de acordo com o esperado, o paciente precisa seguir todas as indicações do médico.
Além de tomar todos os remédios nos horários corretos, deve-se atentar a respeito dos exercícios corretos. Afinal de contas, um movimento errado pode ocasionar em alguma complicação, por exemplo. Por conta disso, siga o que o médico lhe passar.
O que mais levar em consideração a respeito do tempo de recuperação da cirurgia no ombro?
Outro ponto crucial a respeito da recuperação, e que não pode ficar de lado, diz respeito à demanda do ombro. Ou seja, o quanto o paciente movimenta essa parte do corpo. Afinal de contas, em casos de atletas, como jogador de vôlei, a recuperação tende a ser maior. Por isso, existem cuidados essenciais para ter uma cicatrização rápida e segura.
Se o paciente tem uma baixa demanda do ombro, ou seja, aquela pessoa que apenas faz tarefas do dia a dia como fazer compras, tomar banho, comer etc. na grande maioria das vezes, em poucas semanas o paciente já estará apto a fazer tais atividades.
Isso quer dizer que a cirurgia no ombro tempo de recuperação leva em consideração a sua necessidade. Então, no caso de baixa demanda, estima-se que a recuperação possa ocorrer de 1 a 2 semanas em casos mais simples, e entre 1 a 2 meses em casos mais complexos.
Agora, nos casos em que o paciente tem alta demanda do ombro, a recuperação tende a ser um pouco maior. Afinal de contas, um atleta profissional precisa ter total desempenho da sua articulação e, portanto, deve-se fortalecer mais.
Em vista disso, o período de recuperação pode variar de 2 a 3 meses para ter uma melhora satisfatória. Mas, a fim de voltar às atividades comuns, à nível competitivo, o tempo pode ser um pouco maior. É claro que, somado a esses fatos, deve-se considerar o grau de complexidade da cirurgia.
Tags relacionadas: #como dormir após cirurgia no ombro #quanto tempo dura uma cirurgia de ombro #valor cirurgia de ombro #cirurgia de ombro tendão valor #artroscopia de ombro tempo de cirurgia
O que você achou disso?
Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 493
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.