Fisioterapia para ombro

Fisioterapia para ombro: veja os benefícios

Você entende o quanto a fisioterapia para ombro é importante? A verdade é que o nosso corpo está sempre em constante movimento e, às vezes, sequer notamos o quanto o nosso ombro se movimenta.

Afinal de contas, muitos desses movimentos são mecânicos, onde sequer notamos que ele está se mexendo. Ou seja, é algo meio que automático.

Mas, por estar sempre em movimento, acaba que ele se torna um pouco mais suscetível a alguns problemas, em especial por conta do esforço constante.

Sendo assim, a fisioterapia para ombro é muito benéfica para todas as situações, haja vista que tem por intuito fortalecer essa região.

Ademais, o ombro é uma articulação demasiada completa e complexa. Afinal de contas, por meio dele, é possível fazer uma série de movimentos, devido a sua estrutura.

Além disso, a estrutura é composta por 3 ossos e ligamentos, além de tendões e músculos, a bursa e cápsula articular. Ou seja, estamos falando de uma articulação bem completa.

E, por conta da sua grande articulação, ele acaba sendo o responsável pela liberdade de movimentos. Mas, com o passar do tempo, ele pode se desgastar.

Por consequência, ele se torna mais suscetível a lesões, por exemplo, apenas por conta da sua má postura ao fazer algumas coisas básicas do dia a dia.

No entanto, há uma série de questões que podem ser feitas, a fim de melhorar a saúde dessa região, sendo uma delas a fisioterapia para ombro, como exercício preventivo.

Nesse artigo, iremos falar sobre todos os principais detalhes que você precisa saber a respeito desse assunto. Confira!

Fisioterapia para ombro e sua importância

Fisioterapia para ombro e sua importância
Fisioterapia para ombro e sua importância

 

A verdade é que, em qualquer área da saúde, é sempre melhor prevenir algum problema do que ter que tratá-lo. Mesmo porque isso vai evitar uma série de problemas.

Então, ao falar sobre a fisioterapia para ombro, saiba que essa é uma técnica que ideal não apenas para tratar algum problema, mas também como forma de prevenir.

O ombro, membro superior, está suscetível a dores que prejudicam o sistema motor. E, se por acaso isso acontecer, deve-se acionar um profissional capacitado.

A fisioterapia é uma área da saúde que está ligada com a mobilidade corporal, a qual também é capaz de atuar na restauração ou prevenção de alguma doença nas articulações do corpo humano, por exemplo.

Sendo assim, pode-se aplicar diversos tipos de tratamento, a fim de melhorar a qualidade de vida de cada um dos pacientes.

Esses tratamentos têm por intuito diminuir dor, inflamação ou luxação, por exemplo. No entanto, também é uma forma de oferecer a reabilitação do ombro, no caso de já ter acontecido algum problema.

Ademais, a fisioterapia para ombro também é ideal para reduzir problemas com esforços repetitivos, como é o caso da tendinite.

Então, caso tenha algum problema no ombro, o ideal é procurar o quanto antes um profissional ou clínica, a fim de que ele possa lhe passar o tratamento adequado para os músculos e tendões.

Benefícios da fisioterapia para ombro

A fisioterapia para ombro nada mais é do que um procedimento que visa recuperar a articulação, oferecendo um alívio para dores intensas.

E a verdade é que a dor pode ser até incapacitante, no caso de o problema ser mais grave. Então, um dos benefícios é justamente diminuir esse problema.

O ombro pode inflamar, o que causa muita dor e dificulta para fazer algumas atividades básicas do dia a dia.

Então, se você quer prevenir esse problema, a melhor coisa que você pode fazer com certeza é contar com o apoio de profissionais capacitados.

Afinal de contas, eles possuem os melhores procedimentos de como resolver um determinado problema, além de amenizar e prevenir doenças, as quais podem reabilitar as funções normais de cada paciente.

A fisioterapia é uma forma de controlar a inflamação do ombro, além de também ser possível a correção de movimentos feitos de forma errada, bem como aliviar a dor.

Fora isso, a fisioterapia para ombro também desenvolve o equilíbrio dos músculos, a fim de permitir a melhora na mobilidade.

E, se bem aplicada, a fisioterapia para ombro é capaz de trazer uma série de outros benefícios. Uma delas é a remoção da inflamação no tendão, o que permite com que ele volte ao seu estado normal.

Dessa forma, acaba por propiciar alívio de dores de forma incisiva, daí sua grande importância.

A maioria dos locais de tratamento ou clínicas médicas de fisioterapia contam com uma série de tratamentos eficazes, além de alguns complementares, e são eles:

  • Acupuntura;
  • RPG – Reeducação Postural Global;
  • Tratamentos uroginecológicos;
  • Fisioterapia especializada.

Se você busca por tratamento e alívio de dores no ombro ou no corpo, ocasionada por alguma inflamação, pode contar com a ajuda especializada de profissionais e da clínica COE Goiânia.

Espaço especializado no tratamento de dores

Com mais de 7 anos de experiência, o COE Goiânia possui um espaço especializado para atender você. Temos uma ampla gama de profissionais especializados em ortopedia.

Analisamos, tratamos e realizamos uma série de procedimentos de tratamentos específicos para o seu caso, o que inclui a fisioterapia para ombro.

Possíveis causas de problemas nos ombros

A capsulite adesiva é a causa mais comum de problema de mobilidade no ombro, a qual também é conhecida como “ombro congelado”.

E, na verdade, esse problema pode surgir por conta de alguma lesão ou cirurgia que foi feita nos ombros, mas não tiveram grande sucesso.

Nesse caso, a fisioterapia para ombro é uma boa escolha para diminuir a dor, as quais podem aparecer em alguma estrutura que faz parte das articulações, ou algo que o envolva.

No entanto, também é possível aplicar nos casos de reabilitação pós-cirurgia ou mesmo depois de acontecer alguma luxação na articulação ou lesão musculares e nos tendões.

Além disso, esse tipo de reabilitação pode se fixar em dois aspectos principais, que são: flexibilidade e força.

Sem o membro funcionar com toda a sua plenitude de movimentos adequados, não será possível executar as atividades diárias.

Principais problemas e tratamentos nos ombros

Outra coisa que você precisa saber em relação a fisioterapia para ombro, diz respeito aos principais problemas que podem acontecer.

Também é interessante destacar que cada um desses problemas possui um tratamento mais específico e adequado.

É claro que a fisioterapia para ombro é muito benéfica e capaz de melhorar uma série de questões. No entanto, a depender da gravidade do problema, ele pode não ser muito eficaz.

Além disso, deve-se considerar que às vezes a fisioterapia é apenas uma parte do tratamento, ou seja, algo complementar.

Há vezes em que o médico pode indicar algum outro tratamento, a fim de fazer com que o paciente possa se recuperar melhor e mais rápido. Abaixo, iremos falar um pouco mais sobre esse assunto. Confira.

Patologias nos ombros

Os dois principais problemas que mais atacam os ombros são a tendinite e a síndrome do impacto, mas, dentre ambas, a mais comum mesmo é a tendinite, sendo a causa primária.

Em seguida, tem a bursa subacromial, que nada mais é do que um saco de fluidos, o qual fica bem acima do tendão, cuja função é de facilitar o movimento.

Ademais, as duas podem ser crônicas ou agudas, vai depender de uma série de fatores. Fora isso, elas estão relacionadas, ainda que de forma indireta, ao depósito de cálcio nos tendões.

Outra patologia comum é a ruptura da coifa dos rotadores, a qual se torna ainda mais comum depois de um episódio de lesão traumática, por exemplo.

Ou seja, se porventura o paciente tiver esse problema, mas não tiver acontecido nenhum trauma, ainda assim pode acontecer alguma degeneração gradual da coifa.

Por consequência, isso pode gerar a ruptura de forma incompleta e, depois, no caso de não se tratar a tempo, ocasionar em uma ruptura completa.

Fora isso, uma outra patologia que pode vir a acontecer nos ombros é a tendinite bicipital. Inclusive, ela também é uma das mais comuns, a qual pode se manifestar ocasionando muita dor na região anterior ao ombro.

Esse tipo de patologia também pode ser tanto crônica quanto aguda, mas ela está relacionada com o pinçamento bicípite pelo acrômio.

Principais tratamentos de patologias nos ombros

Há várias técnicas para oferecer um tratamento digno ao paciente. É claro que a fisioterapia para ombro é uma ótima alternativa.

No entanto, ela não é a única. A verdade é que o médico pode indicar várias outras técnicas, as quais são tão eficientes quanto.

Mas, não se pode deixar de citar que nem sempre a fisioterapia para ombro é capaz de resolver o problema por si só.

O que estamos querendo dizer é que, a depender do quão grave está um problema, deve-se aplicar alguns outros métodos, a fim de oferecer um tratamento completo.

Em vista disso, o médico pode indicar uma série de outros tipos de tratamento e, dentre eles, podemos citar os seguintes:

Eletroterapia: ela visa auxiliar o controle e reduzir dor e inflamação. No entanto, também funciona como um anestésico.

Fortalecimento Muscular: na grande maioria das vezes, ela se concentra na coifa dos rotadores, onde se encontra o grupo de quatro músculos e tendões que revestem o ombro. Lesões como a do supra-espinhoso é uma das principais causas de quadros de dores nos ombros. Mas, no caso de ombro deslocado, o ideal é partir para o reforço muscular da coifa. Isso acontece a fim de evitar que ele saia do lugar de novo, no futuro.

Alongamentos: muitos acreditam que ele é apenas importante para exercícios. No entanto, se feito de forma preventiva, ele pode diminuir a rigidez dos ombros e dores.

Tags relacionadas: #fisioterapia ombro manguito rotador #fisioterapia ombro tendinite #fisioterapia no ombro direito #fisioterapia para ombro quebrado #exercícios de fisioterapia para ombro com bursite

Compartilhar

Se inscrever

Nossas Redes

Procurando Ortopedistas Especialistas?

Fale Conosco