O ortopedista esportivo é um profissional de grande importância para aqueles que são atletas, uma vez que esse grupo de pessoas está mais suscetível a alguns problemas.
Em vista disso, o ortopedista do esporte é capaz de prever possíveis lesões e tomar atitudes prévias. No entanto, você sabia que não é apenas o atleta de alto desempenho que precisa desse profissional?
A verdade é que o médico do esporte é vital para uma série de outras pessoas. Afinal de contas, cada vez mais as pessoas estão em busca de ter qualidade de vida e saúde.
Pessoas de todas as idades começaram a se exercitar, até mesmo para diminuir o risco de problemas no futuro.
Então, dentro desse contexto, a medicina esportiva tem o seu espaço garantido, isso acontece porque esse profissional é responsável pela prevenção e tratamento.
Sendo assim, se você quer entender um pouco melhor a respeito do ortopedista do esporte e em quais situações ele pode lhe ser útil, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
O que é o ortopedista esportivo?
Em suma, o ortopedista do esporte nada mais é que um profissional do campo da medicina, o qual vem ganhando cada vez mais espaço.
Afinal de contas, cada vez mais o número de pessoas que fazem atividades físicas vem aumentando. Por consequência, eles precisam de um profissional para lhe auxiliar.
No entanto, é interessante citar que o papel do ortopedista do esporte não é apenas atuar nas lesões em si, é muito mais do que isso.
Na verdade, esse profissional também ajuda na educação do esportista, seja ele profissional ou não. Então, ele deve ensinar as melhores formas de adaptar o corpo ao esporte que pratica.
O que o médico ortopedista esportivo faz?
Em suma, o ortopedista faz avaliação, acompanhamento e prevenção de possíveis lesões no atleta, bem como:
- Luxação;
- Tendinite;
- Entorse;
- Fraturas;
- Danos ligamentares e de cartilagem etc.
A verdade é que, ao fazer um determinado exercício físico, existe toda uma regra postural que cada um deve tomar, até para prevenção de lesões. Mas, ainda que todo mundo saiba disso na teoria, a prática é bem diferente.
O ortopedista ainda é capaz de ajudar na reabilitação de um determinado problema, e isso pode incluir técnicas avançadas.
Em relação ao tratamento das lesões esportivas, o médico pode fazer uso de técnicas como a terapia de plasma rico em plaquetas.
Mesmo porque esse método tende a facilitar a recuperação e ainda diminuir o tempo de retorno à prática esportiva.
Além disso, é interessante que esse profissional entenda sobre esportes, até para que o atendimento seja muito mais proveitoso.
O que é preciso para se tornar ortopedista esportivo?
Primeiro de tudo, é necessário cursar a faculdade de medicina, já que esse tipo de profissional também é capaz de fazer tratamentos cirúrgicos, desde que tenha especialização.
Mas, além da faculdade, ainda é necessário fazer a residência médica em Medicina do Esporte, até para ter entendimento de caso.
O tratamento de lesões para quem é profissional amador ou eventual é diferenciado. Em vista disso, deve-se entender de perto essas questões. No entanto, o processo é praticamente o mesmo que em outras especialidades.
Por mais que a fundação da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) tenha sido fundada em 1962, o programa de residência média se iniciou apenas em 2007.
Sendo assim, estamos falando de um programa um tanto recente. Por consequência, muitos médicos que atuam hoje nem sempre são, de fato, formados na medicina esportiva.
Na verdade, muitos deles apropriam a sua própria especialidade e as condicionam para as atividades físicas.
Um exemplo disso é um cardiologista esportivo, o qual trata pacientes com algum problema cardíaco, mas que seu olhar se limita à sua área.
A grande vantagem do ortopedista do esporte é o fato de ter visão e conhecimento mais ampliado. Afinal de contas, ele trata de uma série de doenças que se relacionam à prática esportiva.
O que o ortopedista esportivo trata?
Como já mencionado, o ortopedista do esporte realiza avaliação, acompanhamento e tratamento. O intuito do seu trabalho é evitar que ocorra alguma lesão.
No entanto, há atletas de alta performance, que acabam tendo atividades que exigem muito de alguma articulação.
Sendo assim, uma hora ou outra pode ocorrer traumas do esporte, algo que é até um pouco comum, na verdade.
Entretanto, o ortopedista do esporte é capaz de tratar todas as lesões de músculos, tendões, articulações e cartilagem que afetam o atleta.
Porém, dentre as lesões mais comuns que o ortopedista do esporte trata, podemos citar as seguintes:
- Contusão;
- Artrose;
- Instabilidade articular;
- Lesão por sobrecarga;
- Tendinite;
- Ruptura de ligamento;
- Ruptura de tendão;
- Ruptura muscular
- Fraturas;
- Distensões.
Então, caso o paciente atleta tenha um desses problemas, o ortopedista do esporte é capaz de oferecer o devido tratamento.
Como é feito o tratamento para lesões?
Quanto a isso, o tratamento varia muito de acordo com o tipo de lesão que o paciente teve, se algo muito grave ou extenso, por exemplo.
Sendo assim, o tratamento pode variar, sendo desde a fisioterapia até a cirurgia, nos casos que são mais graves.
No entanto, para evitar maiores complicações, o médico indica uma pausa das atividades, até que haja o diagnóstico preciso e um tratamento adequado.
Quando procurar um ortopedista esportivo?
Apenas para reforçar, lembre-se que esse profissional não trabalha apenas para tratar alguma lesão, mas também serve para prevenir.
Sendo assim, não procure apenas no caso de sentir alguma dor. Se você quer começar a praticar algum exercício, esse profissional vai ser muito útil.
Afinal de contas, nesse contexto, ele será capaz de lhe orientar sobre como fazer cada um deles, a fim de evitar que ocorra alguma lesão.
Mas, fora isso, algumas outras situações em que você deveria procurar por esse profissional, são:
- Fazer check-up da saúde;
- Ao sentir algum sintoma durante a prática;
- Quando não se sabe o ritmo de fazer uma atividade física.
Saiba também que essa é uma área que faz parte da vida de todas as pessoas, em todas as fases. Sendo assim, a medicina esportiva trata desde crianças até os idosos.
Então, se você está em busca de um profissional capacitado, que tenha como lidar com o seu caso, saiba que o COE é capaz de lhe dar todo o apoio.