Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Qual a função do ortopedista? Saiba mais sobre esse profissional

qual-a-funcao-do-ortopedista

Muitos se perguntam qual a função do ortopedista, quais patologias que trata, se também faz cirurgia…

Basicamente, o ortopedista é um médico especialista em tudo o que envolve o sistema musculoesquelético. O qual compreende as articulações, os tendões, músculos, nervos, ligamentos, cartilagem e claro, os ossos.

Como esse sistema é bastante complexo, o ortopedista pode se especializar, por exemplo, em joelho (dor anterior no joelho, infiltração no joelho), coluna, ombro e mão.

Aqui no COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra uma equipe de ortopedistas em todas as especialidades, o que garante ao paciente um tratamento integrado.

Para você entender melhor o que faz um médico ortopedista, preparamos um guia com todas as informações!

Você sabe qual a função do ortopedista?

Quanto à pergunta qual é a função do ortopedista, ele é um médico especialista do sistema musculoesquelético e que oferece cuidados médicos e cirúrgicos para tratar doenças dos ossos, articulações, ligamentos, músculos, tendões e nervos.

Também é especialista em traumatismos (fraturas, entorses) e doenças crônicas (artrose, dores mecânicas, escoliose). Ele também trata  deformidades dos membros ou dos dedos, problemas ligamentares e colocação de próteses.

A ortopedia em si compreende diversas especialidades, onde alguns se especializam em lesões de esporte, que são tratados pela ortopedia esportiva e outros em uma parte específica do corpo.

No COE, você encontra uma equipe médica em todas as áreas da ortopedia, como joelho, quadril, pé, coluna, mão, ombro e cotovelo, assim como tratamento da dor.

Vale destacar que, com a evolução das técnicas ortopédicas, as cirurgias estão cada vez menos invasivas. Isso faz com que acelere a recuperação e proporciona mais conforto ao paciente.

O que o ortopedista trata?

O ortopedista trata todos os problemas dos membros inferiores (quadril, joelho e pé), dos membros superiores (ombro, cotovelo e mão) e da coluna vertebral.

Além disso, trata de luxações, fraturas e entorses que podem ocorrer em razão de um acidente, e de doenças inflamatórias ou infecciosas que podem acometer o sistema musculoesquelético.

Portanto, falando especificamente sobre qual a função do ortopedista, é o especialista que se ocupa de doenças dos ossos e do aparelho locomotor, isto é, das articulações, músculos, tendões e nervos.

O que faz um ortopedista?

Embora os médicos que trabalham com ortopedia são mais conhecidos para ajudar pessoas que sofreram uma fratura ou que apresentam um problema nas articulações, particularmente no joelho e quadril, os ortopedistas fazem muito mais que isso.

No entanto, no que se refere qual a função do ortopedista, também fornece tratamento para alinhar a coluna vertebral dos pacientes, aliviar as dores, assim como colocar próteses por conta de um desgaste da articulação.

Alguns médicos ortopedistas trabalham com pacientes que têm deformidades nas mãos e pés, enquanto outros se concentram em lesões resultantes da prática de esportes.

Por isso, antes do exercício físico consulte um ortopedista para que ele possa dar instruções se você pode fazer certos movimentos e se é seguro para sua saúde.

Um ortopedista realiza o diagnóstico e utiliza técnicas médicas ou cirúrgicas para tratar seus pacientes. Muitas vezes, trabalha em conjunto com outros especialistas para prescrever um tratamento mais adequado.

Por exemplo, o COE – Centro Ortopédico em Goiânia – conta com uma equipe de ortopedistas de todas as especialidades: joelho, quadril, mão, pé, ombro e cotovelo e coluna vertebral.

Conheça o COE

Quando consultar um ortopedista?

É normal ficar em dúvida qual o momento certo de consultar um médico especialista em ortopedia, até porque algumas pessoas ainda não entendem muito bem qual a função do ortopedista.

Então, confira, a seguir, algumas condições que requerem a visita a um ortopedista:

Entorses;

Fraturas;

Luxações;

Problemas e dores no joelho;

Hérnia de disco;

Dores na coluna;

Tumor ósseo.

Sequelas de doenças infecciosas ou inflamatórias, como a artrite reumatoide também são uma das condições. Por outro lado, algumas pessoas têm um maior risco de apresentarem um problema no sistema locomotor, por exemplo:

Idade, pois problemas musculoesqueléticos aumentam com o envelhecimento;

Mulheres têm mais risco de apresentar osteoporose que os homens;

A prática de esportes;

Sedentarismo;

Obesidade;

Genética.

Onde encontrar um ortopedista?

Então, agora que você já entendeu qual a função do ortopedista, onde encontrar um médico especialista em Goiânia?

No COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra todas as especialidades ortopédicas: joelho, pé e tornozelo, quadril, coluna, ombro e cotovelo e mão.

Também conta com profissionais especializados em ortopedia esportiva, ortopedia pediátrica e traumas.

Portanto, independentemente do seu problema, você encontra aqui tudo o que precisa. Sempre com acesso a um atendimento personalizado e um tratamento cuidadosamente elaborado para o seu caso.

Além disso, trabalham na prevenção, pois é a melhor maneira de evitar problemas mais sérios. 

Em suma, o principal objetivo de toda a equipe médica é oferecer aos seus pacientes o que há de melhor, promovendo assim melhor qualidade de vida!

 

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!