como-dormir-apos-cirurgia-ombro

Como dormir após cirurgia no ombro? Saiba mais!

É normal que, após qualquer procedimento cirúrgico, o paciente se preocupe em relação aos cuidados que ele deve tomar. Afinal de contas, se ele quer obter uma recuperação mais rápida, é essencial ter essa preocupação. Em vista disso, alguns se perguntam sobre como dormir após cirurgia no ombro.

Sem dúvidas essa é uma das perguntas mais comuns, em especial para aquelas pessoas que costumam dormir de lado. Diante disso, fica a dúvida se, após a cirurgia, o ombro pode suportar esse peso. E, para evitar qualquer problema, essa é uma dúvida da qual você deve obter resposta.

Todo mundo sabe que a recuperação do paciente leva em consideração vários pontos, mas, de todos, com certeza o mais importante diz respeito à forma como ele vai se cuidar ao receber alta e passar a se tratar em casa.

Afinal de contas, no hospital ou na clínica, há profissionais que estão sempre cobrando que o paciente tome os devidos cuidados, como tomar os remédios e fazer os devidos exercícios. Por isso, ao chegar em casa, muitos tem a dúvida de como dormir após cirurgia no ombro.

Trata-se de uma dúvida muito pertinente ao assunto, do qual é de grande importância que se tenha esse esclarecimento, até mesmo para evitar algum risco. Portanto, se você quer saber como dormir após cirurgia no ombro, não deixe de conferir esse artigo.

Quais cuidados devo tomar após a cirurgia no ombro?

O ombro é uma das articulações que estão em constante movimento. Afinal de contas, até mesmo para as coisas mais simples, precisamos dela. Em vista disso, ao passar por uma cirurgia como essa, há alguns cuidados dos quais você deve tomar, antes mesmo de saber como dormir após cirurgia no ombro.

É verdade que, a depender do tipo de cirurgia de ombro que você teve que fazer, o médico pode lhe dar alguns cuidados mais específicos. No entanto, fato é que existem alguns cuidados comuns a todas as pessoas, os quais iremos elencar a seguir.

Use da tipoia

Assim que você sai da cirurgia, esse é o primeiro cuidado que você deve tomar, antes mesmo de aprender a como dormir após cirurgia no ombro. Afinal de contas, a tipoia é um suporte ao ombro, que anula os efeitos da gravidade.

Portanto, utilizá-los todos os dias é fundamental para diminuir a dor e evitar movimentos bruscos, que podem colocar em risco a cirurgia. Mas, para garantir todos os efeitos benéficos da tipoia, você precisa se atentar em utilizar da forma correta.

É preciso passar a alça pela nuca, pois dessa forma o ombro ficará em uma posição confortável e imóvel. Ademais, evite ao máximo removê-la durante o dia. Faça isso apenas nos momentos em que o médico lhe orientou.

Fora isso, o cirurgião deve lhe informar o período necessário do uso da tipoia, que varia de acordo com a lesão a ser tratada.

Tome os medicamentos

Após a cirurgia, o paciente corre alguns riscos de inflamação e coisas do gênero. Fora isso, o indivíduo ainda está passível de dor. Em virtude disso, fazer uso de toda a medicação é essencial para garantir uma boa recuperação.

Inclusive, alguns pacientes se perguntam como dormir após cirurgia no ombro pelo fato de sentirem dor ao deitar. Mas, ao fazer uso dos remédios, esse sintoma tende a diminuir. Afinal de contas, o médico receita analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, por exemplo.

Ademais, atente-se em tomar as dosagens corretas, de acordo com a recomendação. E, durante todo o processo, evite ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica. Afinal de contas, a combinação de substâncias pode acarretar em sérios riscos à saúde.

Fora isso, antes de tomar os remédios, procure se alimentar de algo leve, como frutas, torradas ou iogurte. Isso ajuda para que o estômago não fique irritado, em especial antes de dormir.

Higienização

Após a cirurgia, o paciente precisa se atentar em relação à higienização. Então, logo no dia seguinte da cirurgia, lave a ferida no banho com água corrente, sabão neutro, soro fisiológico ou outro produto que o médico receitar.

Fora isso, é importante que você mantenha a sua ferida sempre seca e utilize gelo por 15 a 20 minutos sobre o ombro operado, em especial em caso de dor intensa. Em relação ao curativo, ele deve ser feito com gazes e micropores.

Agora, no que tange à remoção dos pontos, isso varia de acordo com a evolução da ferida. Mas, na maioria das vezes, faz-se esse procedimento em torno de 15 dias.

Fisioterapia

De todos, com certeza a fisioterapia é um dos cuidados mais importantes. Afinal de contas, ela serve para fortalecer os músculos e fazer com que o paciente tenha uma recuperação um pouco mais ágil, haja vista os exercícios que são feitos.

O maior objetivo da fisioterapia com certeza é de recuperar as funções da articulação. Dessa forma, faz com que o paciente recupere a mobilidade total do ombro e volte a fazer as tarefas do dia a dia, sem limitações.

E isso se torna ainda mais essencial porque, nos primeiros 30 dias, o paciente passa com o ombro imobilizado pela tipoia. Então, após esse tempo, é normal que os movimentos se tornem mais limitados e sentir dor é um pouco comum.

Então, para saber como dormir após cirurgia no ombro, um dos cuidados é justamente fazer as sessões de fisioterapia.

Como dormir após cirurgia no ombro?

Para dormir melhor após a cirurgia de ombro, é importante que você tome todos os cuidados que citamos acima. E isso acontece porque, através deles, o seu ombro tende a se reabilitar e ficar mais resistente. Como consequência, a dor tende a ser menor.

Inclusive, o nível de dor é uma das reclamações mais comuns quando se fala de dormir após a cirurgia no ombro. Então, manter a imobilização, fazer compressa com gelo e ir às sessões de fisioterapia é importante, mas ainda há outros cuidados.

Se você quer saber como dormir após cirurgia no ombro, de uma maneira mais confortável, procure dormir em uma posição reclinada. Se possível, use almofadas para criar apoio para as costas. Dessa forma, inclina também um pouco do seu corpo.

Ademais, se existir essa opção, durma em uma poltrona confortável e reclinável. Dessa forma, você dorme sossegado e não força os ombros. Nos primeiros dias, você deve evitar deitar em cima do ombro operado, mas isso tende a voltar aos poucos.

Hábitos antes de dormir

Agora que você já aprendeu como dormir após cirurgia no ombro, é interessante que você conheça alguns hábitos que podem ser muito benéficos, os quais farão você ter uma noite de sono com ainda mais qualidade. São eles:

  • Evite ingerir cafeína;
  • Tente não deixar o quarto muito iluminado;
  • Coma alimentos leves no jantar;
  • Preste atenção à temperatura do seu quarto;
  • Evite usar o computador, celular, tablet etc. pelo menos uma hora antes de deitar.

Quando posso dormir sobre o ombro operado?

Ainda que você queira saber como dormir após cirurgia no ombro, com certeza deve se perguntar quando será possível ter uma noite de sono como antes, dormindo sobre o ombro. No entanto, a resposta, vai depender do tipo de extensão da sua lesão e do tipo de cirurgia.

Contudo, no geral, 3 meses é um período razoável para aumentar o peso sobre a área operada. Claro que tudo isso deve ser analisado pelo médico e com base na evolução das sessões de fisioterapia. No entanto, esse é o período mais comum.

Compartilhar

Se inscrever

Nossas Redes

Procurando Ortopedistas Especialistas?

Fale Conosco