O que é RPG fisioterapia

O que é RPG fisioterapia?

Com a chegada dos tempos modernos, onde o uso de aparelhos tecnológicos passou a fazer parte da vida de todos, desenvolveu-se muitos problemas posturais. Sendo assim, os profissionais de fisioterapia tiveram de criar esse tratamento. Mas você sabe o que é RPG fisioterapia?

A verdade é que muitas pessoas sequer sabem do que se trata. Além disso, a grande maioria das pessoas não entende o motivo de ser tão importante para as sessões.

Mas, a fim de corrigir o posicionamento e diversos outros fatores, é importante ficar atento sobre esses assuntos. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre o que é RPG fisioterapia e demais pontos que se relacionam com o assunto. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

O que é RPG fisioterapia e para que serve?

Ao contrário do que você tenha pensado, a sigla RPG não é aquela conhecida de jogo. Na verdade, na fisioterapia, ela tem outro significado. Na verdade, significa o seguinte: Reeducação Postural Global (RPG).

Em suma, é uma técnica que tem como finalidade a correção da postura do paciente em sua totalidade. Ou seja, é um tipo de tratamento que tem como objetivo principal prevenir lesões osteomusculares, e alterar outras posturas comuns.

Primeiro, deve-se analisar a postura do paciente e verificar o que deve precisar de correção. Feito isso, deve-se direcioná-lo a certos exercícios posturais para alongar os músculos, ligamentos, tendões etc.

Então, como é preciso avaliar cada vítima de forma individual, o tratamento varia de acordo com aquilo que for mais pertinente para cada paciente. Mesmo porque o intuito é sempre promover com que o paciente se sinta melhor.

Esse realinhamento corporal se faz necessário para adequar a respiração do paciente. E, da parte do paciente, é indicado que ele se mantenha em uma determinada posição.

Ademais, em relação aos benefícios do RPG, eles são inúmeros. Mas, dentre todos eles, os principais são:

  • Elimina dor no ciático;
  • Correção de membros como cabeça;
  • Correção da posição dos joelhos;
  • Melhora acentuada no sistema respiratório;
  • Diminui dor nas costas;
  • Correção de pé plano;
  • Elimina dor na coluna;
  • Hérnia de disco.

O que é RPG fisioterapia: como funciona o RPG na prática?

A clínica e os profissionais, irão fazer uma série de exames e indicar exercícios que o paciente deve fazer de forma periódica. Ao fazer isso, ele vai ter como resultado o alívio das dores devido aos desvios posturais.

Na grande maioria das vezes, os fisioterapeutas usam alguns equipamentos como auxílio e complemento para os movimentos a exemplo:

  • Macas;
  • Banquetas;
  • Calços etc.

Mas, além dos exercícios, deve-se complementar com atividades respiratórias, a fim de ajudar no equilíbrio das emoções e também auxiliar na recuperação psíquica por causa das dores.

O tratamento é individual e personalizado, o qual é preciso alinhar com o paciente, levando sempre em conta as melhoras que ele precisa.

Ou seja, cada sessão passa por uma série de estudos e avaliações, para que só então se defina aquilo que for de acordo com o que o paciente requer.

Então, isso quer dizer que não existe um padrão fixo para todos, e a prática deve ser feita somente por profissionais formados em RPG.

Rotinas do tratamento do RPG e seus fundamentos

Certo, você já entendeu o que é RPG fisioterapia e já notou que o seu principal intuito é o de promover o bem-estar e a qualidade de vida. Mas e em relação às rotinas de RPG, como elas funcionam? Elas devem acontecer uma vez por semana?

Na verdade, quanto a isso, saiba que há alguns fundamentos que se tem como princípios básicos na terapia do RPG. Então, são os pilares fundamentais dessa terapia:

Individualidade: cada paciente tem sua individualidade e necessidade, sendo os exercícios de tratamentos desenhados para aquele paciente em específico.

Causalidade: as dores podem decorrer de outros problemas que o paciente tem, sendo assim, pode-se através dessa terapia, localizar a causa e tratá-la.

Globalidade: o tratamento deve englobar todo o corpo, e não somente uma área em específico. Portanto, pode-se designar até 8 tipos de exercícios para promover essa melhora em sua totalidade.

Fora isso, na maioria das vezes, esse tipo de tratamento é feito pelos pacientes entre 2 a 3 vezes na semana.

A sessão de RPG dura de 1 hora, mais ou menos, mas que pode variar conforme a necessidade do paciente. Pacientes com dores agudas, por exemplo, podem precisar de mais sessão.

Agora, em relação ao tempo de tratamento, decide-se entre o profissional e a equipe. Ao fazer isso, basta explicar ao paciente o período que ele precisa passar por esse tratamento.

E, na maioria das vezes, já no primeiro ou segundo atendimento o paciente e a família já sabem a previsão do quanto vai durar.

Ademais, os benefícios do RPG não vão somente a problemas de desvio postural, ele também auxilia no tratamento de outras doenças.

O que é RPG fisioterapia: qual é a indicação do RPG?

Um dos diferenciais do método RPG é justamente a forma de como ele é definido ao paciente e aplicado. Isso difere ele de outros tratamentos fisioterapêuticos, por tratar o indivíduo e não somente o problema. A finalidade é elevar o bem estar do corpo para produzir melhora na saúde em geral do paciente.

Não existe restrição quanto ao sexo dos pacientes. Mas é indicado para pacientes com mais de 7 anos, pois a terapia do RPG irá auxiliar na melhora de problemas de doenças ligadas ao sistema neurológico e esquelético, promovendo um bom desenvolvimento.

A terapia também ajuda em doenças crônicas e agudas, e outros desconfortos decorrentes de problemas traumáticos, morfológicos, articulações, respiratórios ou esportivos. Esse tipo de fisioterapia e suas técnicas podem ser usadas para tratar vários tipos de doenças, tais como:

  • Dores na lombar;
  • Dores dorsais;
  • Dores nos pés por postura errada;
  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo;
  • Torcicolo;
  • Hipercifose dorsal;
  • Artrose;
  • Joanete;
  • Ombros caídos;
  • Má postura em geral.

E uma série de outras doenças posturais.

Tags relacionadas: #rpg fisioterapia preço #rpg fisioterapia quanto tempo #rpg fisioterapia antes e depois #rpg fisioterapia para que serve #rpg fisioterapia 8 posturas

Compartilhar

Se inscrever

Nossas Redes

Procurando Ortopedistas Especialistas?

Fale Conosco