A fisioterapia integrativa é uma abordagem que se embasa em uma série de técnicas, englobando diferentes tipos de métodos.
Muitos pacientes que chegam ao COE Ortopedia ainda tem dúvidas sobre como funciona esse tipo de fisioterapia, se é seguro, os benefícios…
Foi justamente pensando em esclarecer todas essas questões que preparamos esse conteúdo, explicando tudo em detalhes!
O que é fisioterapia integrativa?
A fisioterapia integrativa visa englobar o organismo como um todo, ou seja, não trabalha apenas a enfermidade.
Para isso, integra técnicas que combinam a saúde física, mental e até considera o ambiente no qual o paciente está inserido, ou seja, leva em consideração corpo, mente, espírito e comunidade para elaborar o tratamento.
É uma abordagem bastante utilizada em centros ortopédicos especializados, onde os profissionais trabalham em conjunto a fim de alinhar o tratamento junto com o paciente.
Tudo começa com uma avaliação detalhada do paciente, onde o médico dá uma atenção especial ao que ele está sentindo, e irá propor um tratamento com base naquilo que avaliou e escutou.
Uma característica dessa abordagem integrativa é que o fisioterapeuta não atua sozinho, ele faz parte de uma equipe multidisciplinar visando o restabelecimento da saúde do paciente.
Quando surgiu no Brasil?
A prática integrativa foi implementada no Brasil em 2006, com a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, as Práticas Integrativas Complementares estreitam a relação entre terapeuta e paciente, onde o paciente é o protagonista do tratamento.
Em 2010, as práticas foram regulamentadas na fisioterapia através da Resolução 380.
Quais os benefícios?
Como é uma abordagem que leva em conta aspectos internos e externos associados à doença, os resultados do tratamento são potencializados.
O fisioterapeuta irá considerar os hábitos alimentares do paciente, seu estilo de vida, interações sociais, sua saúde mental, já que todos esses fatores têm impacto na saúde física.
Portanto, o principal foco é ligar o bem estar físico e mental e relacioná-lo com o ambiente, onde o profissional irá observar o paciente na sua globalidade.
Veja alguns dos benefícios da fisioterapia integrativa:
- Otimização do tratamento;
- Maior adesão do paciente ao tratamento;
- Prevenção de doenças;
- Suporte personalizado.
Por outro lado, essa abordagem também traz benefícios ao fisioterapeuta, permitindo diagnósticos mais precisos, maior percepção sobre a resposta dos pacientes, métodos de prevenção e um tratamento mais personalizado, baseado em todos os aspectos relacionados à doença.
Conclusão
A fisioterapia integrativa tem beneficiado centenas de pacientes, especialmente pelo fato de ser abordado na sua integralidade, pois todos os fatores que podem estar envolvidos na doença são considerados.
Para isso, o fisioterapeuta deve trabalhar com profissionais de outras áreas, como ortopedistas especialistas, psicólogos, nutricionistas, entre outros, com o intuito de oferecer um tratamento completo.
Se você ainda tem dúvidas sobre como essa abordagem integrativa funciona na prática, o COE Ortopedia dispõe de profissionais altamente capacitados e à sua disposição.
Entre em contato e saiba como aproveitar ao máximo os benefícios da fisioterapia integrativa!
Fonte de link: https://www.scielo.br/j/csc/a/5GhvcX3KrXxFS5LqsFhpbVP