Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Qual a Especialidade de Ortopedia Procurar? Saiba os tipos e o ideal para você

qual-a-especialidade-de-ortopedia

Ainda existem muitas dúvidas sobre qual a especialidade de ortopedia procurar, e será que o médico especialista em joelho também trata de mão?

Na verdade, certamente até pode tratar, porém, não é o mais recomendado, afinal, o ortopedista se especializa em uma determinada área justamente para oferecer um tratamento mais adequado aos seus pacientes.

Por exemplo, no COE – Centro de Ortopedia Especializada-, você tem à disposição uma equipe de ortopedistas especialistas em cada parte do corpo: joelho, pé e tornozelo, quadril, coluna, ombro e cotovelo e mão.

É isso que garante um atendimento mais específico, e consequentemente, um diagnóstico preciso e tratamento mais assertivo.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre as diferentes especialidades de ortopedia, preparamos um guia completo falando sobre cada uma delas e as principais condições que tratam.

Conheça o COE

Como escolher qual a especialidade de ortopedia?

A ortopedia engloba uma série de especialidades, por isso, vamos mostrar qual a especialidade de ortopedia procurar e o que trata cada uma delas.

Assim, sempre que você sentir qualquer coisa, fica mais fácil saber qual ortopedista especialista marcar uma consulta, o que assegura um diagnóstico correto e o tratamento indicado para o seu caso.

Para resumir, lembre-se que no COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você vai encontrar cada uma das especialidades ortopédicas descritas neste guia.

Qual a especialidade de ortopedia para joelho?

O joelho é a articulação do corpo humano mais solicitada no nosso dia a dia, e é muito comum sofrer lesões, fazendo a pessoa sentir dores, ter dificuldade para caminhar, rigidez…

Então, se você sentir dores constantes no joelho, é essencial buscar um médico especialista em joelho, que vai diagnosticar, solicitar exames e indicar o tratamento.

É um médico que trata as seguintes condições:

Entorse;

Lesão de menisco;

Ruptura de ligamentos cruzados;

Fratura;

Luxação;

Tendinites;

Artrose do joelho.

Apenas após uma avaliação clínica, o médico especialista em ortopedia será capaz de determinar a causa do problema e propor o tratamento a seguir.

Qual a especialidade de ortopedia para quadril?

O quadril corresponde à junção entre a cabeça do fêmur e a bacia, e envolve diversos ligamentos, tendões e músculos.

As dores no quadril podem se manifestar de várias maneiras, de forma difusa ou local, sendo importante consultar um ortopedista especialista em quadril para avaliar.

Para o correto diagnóstico, o médico ortopedista vai investigar:

Antecedentes: se houve uma queda, um traumatismo, se o paciente pratica um esporte, etc.;

A localização da dor: se irradia para a perna, glúteos, ou para a coluna lombar;

Se é uma dor mecânica, inflamatória, noturna;

Sintomas associados, como rigidez, qual o impacto na vida cotidiana, etc.

Geralmente, em pessoas com mais de 50 anos, as dores são associadas à artrose do quadril.

Outros problemas que podem afetar o quadril são:

Má formação congênita;

Fratura do colo do fêmur;

Doenças reumáticas.

Mais uma vez, somente um médico especialista em quadril está apto a diagnosticar a causa das dores no quadril e elaborar um programa de tratamento.

Qual a especialidade de ortopedia para pé e tornozelo?

Se você quer saber o que faz um médico ortopedista especialista em pé e tornozelo, tenha em mente que sentir uma dor mais intensa e que te impeça de realizar simples tarefas, é melhor marcar uma consulta e avaliar o que está por trás dessa dor.

O nosso pé é composto de 26 ossos, além de músculos, tendões e ligamentos, e como é muito utilizado todos os dias para sustentar o peso do corpo, andar ou correr, não é nenhuma surpresa que, com o tempo, o pé e tornozelo comecem a mostrar sinais de desgaste.

As dores nos pés ou tornozelo geralmente são decorrentes de um traumatismo, e podem ser causadas por uma fratura, uma lesão nos ligamentos, tendões ou músculos.

Entre as patologias mais frequentes, podemos citar entorse do tornozelo, rompimento do tendão de Aquiles, fratura nos dedos, fascite plantar, deformação ou má formação, como o pé chato, artrose, entre outras.

Para evitar todos esses problemas, um tratamento adequado e uma prevenção são necessários.

Por isso, o ortopedista especialista em pé e tornozelo realiza um exame detalhado a fim de identificar a causa da dor, e em seguida, prescrever o tratamento mais eficaz.

Qual a especialidade de ortopedia para coluna?

Em primeiro lugar, é importante saber qual a especialidade de ortopedia trata problemas de coluna, e no caso, é um ortopedista especialista em coluna.

Vale destacar que, muitas vezes, a origem da dor da coluna é multifatorial, ou seja, pode ser física, por conta de uma lesão, ou mesmo emocional, em razão do estresse e ansiedade, e por que também não incluir causada por maus hábitos?

Podemos dividir as patologias da coluna vertebral em três grandes grupos:

Degenerativos, como a hérnia de disco;

Traumáticos, como fraturas e luxações;

Tumorais, em razão de metástases.

Assim, a natureza da lesão é que vai orientar o ortopedista especialista em coluna na escolha do melhor tratamento possível, seja conservador ou cirúrgico.

Os principais problemas de coluna incluem:

Lombalgias;

Hérnia de disco;

Escoliose;

Espondilolistese;

Artrose de coluna;

Fraturas;

Estenose.

Hoje em dia, várias doenças de coluna, além dos tratamentos conservadores, podem ser tratadas com cirurgias minimamente invasivas.

Assim, é muito menos agressiva, e os danos causados aos tecidos e músculos próximos ao corte são menores, o que promove uma recuperação mais rápida e com muito menos dor.

Qual a especialidade de ortopedia para cotovelo?

Em primeiro lugar, as doenças no ombro geralmente afetam a articulação, os músculos, tendões ou nervos, o que requer uma avaliação por um ortopedista especialista em ombro e cotovelo.

Já as doenças que podem acometer o cotovelo podem ser inflamatórias, não inflamatórias ou os traumatismos, como a fratura.

Seja no ombro ou cotovelo, os tratamentos dependem da causa das dores.

No caso de problemas nos ombros e cotovelos, os mais frequentes são:

Capsulite adesiva (ombro congelado);

Ruptura do manguito rotador;

Tendinites;

Bursite;

Tendinopatia;

Fraturas;

Artrose no ombro e cotovelo;

Epicondilite lateral (Cotovelo de tenista).

Para cada um desses problemas, o médico ortopedista vai propor um tipo de tratamento.

Por exemplo, no caso da ruptura do manguito rotador, se o tratamento clínico não ter o resultado esperado, o tratamento cirúrgico pode ser indicado, e com as técnicas cada vez mais avançadas, a cirurgia é feita por artroscopia.

Assim como em outras especialidades ortopédicas, a artroscopia é muito utilizada, por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, o que se reflete em um maior conforto ao paciente.

Qual a especialidade de ortopedia para mãos?

E qual a especialidade de ortopedia que cuida das doenças das mãos? A resposta é simples: um ortopedista especialista em mão, particularmente pela anatomia da mão ser tão complexa.

A mão é, antes de tudo, uma ferramenta que utilizamos diariamente, e serve para praticamente tudo, e apenas quando alguma coisa acontece é que nos damos conta de sua devida importância.

Uma das doenças mais frequentes é a artrose da mão, que provoca dores, rigidez e até deformidades da mão e dos dedos.

Então, geralmente é consequência da idade, de um traumatismo ou lesão ligamentar antigas.

Além da artrose, outras doenças que podem afetar as mãos são:

Síndrome do Túnel do Carpo;

Artrite;

Cisto sinovial;

Traumatismos;

Má formação;

Doença de Dupuytren;

Tendinite.

Assim que você sentir qualquer dor na mão e dedos acompanhada de rigidez, formigamento ou dormência, o melhor a fazer é marcar logo uma consulta com um ortopedista.

Muitas vezes, o tratamento adequado impede a progressão da doença, além é claro, de aliviar as dores.

No entanto, apenas o profissional será capaz de identificar a causa e orientar quanto ao tratamento médico, e mesmo se a indicação for cirurgia, graças às novas técnicas, os procedimentos são cada vez menos invasivos.

Dessa forma, o paciente se recupera muito mais rápido e pode retomar em menos tempo as suas atividades do dia a dia.

Onde procurar um ortopedista especialista?

Antes de mais nada, saiba que o ortopedista realiza um exame clínico e geralmente solicita exames de imagem, a fim de confirmar o diagnóstico.

Tratamento individualizado quando o estado do paciente está claro. Seja um tratamento conservador e, quando necessário, uma cirurgia. Felizmente, com a evolução das técnicas, os procedimentos cirúrgicos estão cada vez menos invasivos, o que torna a recuperação do paciente muito mais rápida.

No entanto, independentemente de qual a especialidade de ortopedia, é essencial seguir todas as orientações do médico ortopedista, pois isso é o que garante o sucesso do tratamento.

No COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra todas as especialidades citadas acima, onde a equipe é altamente capacitada, prestando um atendimento humanizado e personalizado.

Portanto, se você sentir qualquer sintoma, o melhor a fazer é marcar logo uma consulta com um médico ortopedista, caso contrário, o tratamento pode demorar mais e ser até mais complicado!

Em suma, o principal objetivo de toda a equipe do COE é promover o conforto e a qualidade de vida de seus pacientes, e se possível, o mais breve possível!

 

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!