quanto-tempo-dura-cirurgia-cotovelo (1)

Quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo?

Você sabe quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo? Antes de você passar por alguma cirurgia, é normal que você queira remover todas as suas dúvidas. Afinal de contas, caso nunca tenha passado por uma experiência como essa, com certeza há várias coisas das quais você não entende direito.

Contudo, para que você se sinta mais tranquilo e confiante, deve-se ter todas as dúvidas sanadas. Mas, de todas elas, com certeza a mais comum é sobre quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo.

No entanto, a fim de responder essa pergunta, deve-se levar algumas questões em consideração. E isso acontece, em especial, porque há mais de um tipo de cirurgia, onde cada uma tem o seu tempo aproximado.

Mas não é só isso. Cada caso é único e, por isso, pode haver algumas coisas que demandem mais tempo. E isso acontece porque, se o seu caso for mais complexo, o médico precisa se dedicar a dar atenção aos detalhes.

Sendo assim, para saber quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo, essas variáveis devem ser consideradas. Então, se você quer saber mais a respeito desse assunto, com mais detalhes, é só conferir esse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa. Confira!

Quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo: fratura do cotovelo

O cotovelo nada mais é que uma articulação, a qual fica localizada entre o antebraço e o braço. Trata-se de uma parte do corpo bem complexa, uma vez que é formada pela relação de três ossos. São eles:

Úmero;

Rádio;

Ulna.

Mas, além da própria anatomia óssea, o cotovelo tem sua estabilidade aumentada pela presença da cápsula articular e dos ligamentos colaterais e anular. Fora isso, essa é uma articulação com grandes funções.

Além de ser responsável pelo movimento de flexão e extensão, o cotovelo ainda é capaz de executar movimento de pivot, pronação e supinação. Ou seja, é o movimento rotacional, utilizado para apertar um parafuso com uma chave de fenda, por exemplo.

Como você pôde notar, estamos falando de uma articulação bem complexa. Então, para saber quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo, deve-se obter mais detalhes a respeito da área que foi afetada.

Uma fratura do cotovelo é qualquer fratura que acometa a região distal do úmero, a proximal do rádio e proximal da ulna. Ademais, as fraturas podem acontecer de forma separada ou conjunta.

A fratura no cotovelo é comum?

Ainda antes de falarmos quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo, é interessante entender se essa é uma fratura comum. No entanto, isso vai depender de alguns fatores, em especial o que tange a idade.

No adulto, por exemplo, a incidência de fraturas do úmero distal é de cerca de 5,7 por 100.000 a cada ano. Agora, já em relação às fraturas da cabeça radial, são cerca de 1,7 a 5,4% de todas as fraturas e por 1/3 de todas as fraturas do cotovelo.

Mas, a incidência das fraturas do olécrano na população adulta é de aproximadamente 11,5 por 100.000 pessoas, a cada ano. No entanto, ao analisar a população mais jovem, como as crianças, esses números são diferentes.

Nas crianças, de todas as fraturas do cotovelo, 85% ocorre no úmero distal, sendo que, destas, 55% a 75% são supracondileanas.

Quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo: quais doenças afetam o cotovelo?

Para saber quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo, deve-se levar em consideração o tipo de cirurgia a qual você irá se submeter. No entanto, isso vai depender de acordo com o tipo de patologia que você adquiriu.

Então, nos parágrafos seguintes, iremos falar sobre algumas das principais doenças que afetam o cotovelo. Confira.

Bursite

Trata-se de um dos problemas mais comuns que afetam a saúde do cotovelo, além de ocasionar dor, incômodos e estalos. Em suma, nada mais é que uma inflamação na bursa, que é uma pequena bolsa de líquido que fica entre os músculos ossos e tendões.

Fratura

Esse é o problema mais comum que afeta os cotovelos, os quais podem ser ocasionados por tombos, acidentes de carro, moto ou mesmo ao praticar um exercício físico da maneira incorreta. 

Epicondilite

Trata-se de uma inflamação nos tendões do cotovelo, que é mais comum em pessoas com movimentos repetitivos com os dedos e punhos. Ademais, tem um certo fator de risco em pessoas acima dos 35 anos. Por isso, é comum que tenistas tenham esse problema.

Artrose

Esse é um problema que costuma ser bem raro, mas que não exige procedimento cirúrgico, na maioria dos casos, apenas quando o paciente não tem melhora após o tratamento não cirúrgico.

Então, para saber quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo, deve-se avaliar com mais detalhe a condição do paciente.

Quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo?

Para saber quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo, primeiro você precisa saber o tipo de cirurgia e quais são as suas condições. Ou seja, se é um caso grave, complexo ou se é algo mais comum.

Mas, num aparato geral, a cirurgia de cotovelo pode demorar até cerca de 3 horas, a depender de inúmeros fatores. Ademais, a depender do tipo de cirurgia, pode precisar de anestesia e de internação. Assim, o pós-operatório de cirurgia de cotovelo precisa de alguns cuidados, mas dependerá de qual operação será realizada

No entanto, caso você passe por uma cirurgia menos invasiva, que é o caso da artroscopia, em muitos dos casos nem sequer é preciso internação. Por isso, o paciente já recebe alta no mesmo dia.

Ademais, como a recuperação é mais rápida, ele tende a iniciar a fisioterapia assim que a cirurgia acaba. Mas quanto tempo dura uma cirurgia de cotovelo, no caso de ser via artroscópica? Costuma ser bem mais rápida, por volta de 30 minutos a uma hora.

Quais são os sintomas da fratura no cotovelo?

Assim que há fratura nessa região do corpo, o paciente tende a sentir dor, seguido de edema, hematoma e deformidade. Fora isso, devido ao trauma, o paciente se torna incapaz de mobilizar o membro superior afetado.

E, na grande maioria dos casos, quando o paciente dá entrada no pronto-socorro, ele tende a manter o braço junto ao tórax, a fim de tentar aliviar a dor e manter imóvel por certo tempo.

Post Anterior: Tempo de afastamento por cirurgia no ombro: saiba aqui

Compartilhar

Se inscrever

Nossas Redes

Procurando Ortopedistas Especialistas?

Fale Conosco