Sabe quando você sofre uma pancada no joelho e, em seguida, nota que ele começa a inchar e inflamar? Sabia que isso pode ser sinovite?
Muito conhecida como “água no joelho”, é um problema que, a depender do trauma, pode indicar algo um pouco mais sério.
Sendo assim, é interessante entender um pouco mais sobre esse problema, uma vez que é um tanto comum mas nem todos sabem do que se trata, de fato.
Então, para entender melhor sobre a sinovite, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito desse assunto.
O que é sinovite?
Em suma, ela nada mais é que uma inflamação da membrana sinovial, um tecido que reveste a região interna das articulações, cuja responsabilidade é a produção do líquido sinovial.
Esse líquido é vital não apenas para lubrificar a articulação, como também prevenir o desgaste das cartilagens.
Fora isso, ela pode acometer uma série de articulações como cotovelos, quadril, pé, tornozelo, joelho, ombro e mão.
Sendo assim, o sintoma pode variar de acordo com a região afetada. Mas, de forma geral, ela causa dor, inchaço e dificuldade para mover o local.
No caso da sinovite no joelho, por exemplo, o paciente pode começar a sentir dor ao andar ou praticar alguma atividade física que exige um pouco da articulação.
Quais são os principais sintomas?
Como dito, qualquer articulação está suscetível a esse problema e, portanto, os sintomas podem variar de acordo com cada caso.
No entanto, na maior parte dos casos, pode ocorrer de o paciente ter os seguintes sintomas:
- Rigidez na articulação;
- Aumento da temperatura na articulação;
- Dificuldade para movimentar;
- Inchaço;
- Vermelhidão.
- Dor na articulação.
O paciente pode apresentar um ou mais desses sintomas e, ao notar que eles persistem, o ideal é procurar por um médico para que ele identifique o problema e indique o tratamento adequado.
Quais são as causas?
As causas são muitas. Mas, como o problema ocorre devido a inflamação da membrana que reveste a articulação, as principais causas são:
- Acidentes, quedas, fraturas e pancadas;
- Esforços repetitivos;
- Doenças inflamatórias, como artrite reumatoide;
- Carregar peso em excesso etc.
A sinovite é uma doença que pode ocasionar devido a artrose, gota ou problemas autoimunes, como o lúpus.
Todas essas condições podem levar a inflamação da membrana, a qual tende a ficar mais grossa e com maior quantidade de vasos sanguíneos.
Fora isso, a depender da gravidade, pode ocasionar na elevada produção do líquido sinovial, podendo gerar um derrame articular.
Como confirmar o diagnóstico?
O diagnóstico e tratamento devem ser feito por um médico especialista, onde ele deve ter auxílio de alguns exames de imagem, bem como:
- Ressonância magnética;
- Raio-X;
- Ultrassom.
Mas, além desses exames, o médico ainda pode solicitar a análise do líquido sinovial da articulação, a fim de averiguar a causa da dor e da inflamação na articulação.
Como é o tratamento?
O tratamento varia de acordo com cada caso, uma vez que há uma série de variantes que é preciso considerar.
Então, o médico pode tanto indicar o uso de remédios anti-inflamatórios ou fisioterapia. Outros tratamentos para sinovite, são:
1. Repouso
A primeira forma de tratar é através do repouso da articulação que está afetada, até mesmo para evitar complicações.
No entanto, alguns casos não precisam imobilizar a região, basta poupar de fazer algum esforço no local afetado.
Através do repouso, é possível diminuir a dor e desconforto que podem surgir ao fazer algum movimento. Entretanto, deve-se aliar o repouso a outros cuidados.
2. Compressas frias
A aplicação de compressas frias na articulação também pode diminuir o inchaço, reduzir a dor e ainda aliviar a inflamação.
Nesse caso, é possível tanto colocar gelo dentro de uma bolsa térmica como colocar um saco de gel no congelador para resfriar.
Em seguida, basta envolver em uma toalha limpa e aplicar no local. O ideal é deixar agindo de 15 a 20 minutos, cerca de 2 a 3 vezes ao dia.
3. Remédios
Também é feito a administração medicamentosa, mas o paciente deve fazer uso apenas dos remédios que o médico indicar, o qual também varia de caso para caso.
Mas, no geral, o remédio deve servir para combater a inflamação e diminuir a dor. Algumas pomadas com efeito anti-inflamatório também são bem úteis.
Além disso, a depender do que causou a sua sinovite, o médico ainda pode indicar remédios mais específicos, como agentes biológicos.
4. Fisioterapia
Podem ser indicados uma série de exercícios fisioterápicos, onde o intuito será de aumentar e melhorar a flexibilidade.
No entanto, a fisioterapia também ajuda a fortalecer e manter a estabilidade na articulação que está afetada.
Entretanto, o profissional deve analisar o caso do paciente e indicar o tratamento mais adequado, de forma individual.
Então, o fisioterapeuta pode indicar a crioterapia ou mesmo o uso de algum equipamento, como laser, ondas curtas ou ultrassom para tratamento, por exemplo.
Mas, durante a última etapa de recuperação, o paciente deve fazer alguns exercícios para fortalecer o músculo.
5. Punção
A punção nada mais é que uma técnica onde o médico deve tirar uma parte do líquido sinovial da articulação.
Nesse caso, o intuito é de deixar o local menos inchado, o que vai trazer maior alívio para uma série de sintomas.
Sendo assim, contribui para a recuperação. Porém, esse é um tratamento mais adequado para casos graves, quando o local está muito inchado.
6. Injeção de corticoides
Para além de apenas retirar o líquido sinovial, o médico ainda pode aplicar uma injeção de corticoide direto no local afetado.
Nesse caso, na grande maioria das vezes se utiliza a cortisona, uma vez que ela é capaz de combater a inflamação e ainda alivia os sintomas mais rápido.
7. Cirurgia
A cirurgia também é uma forma de tratar o problema. No entanto, isso apenas vai acontecer quando os outros tratamentos não forem eficazes, e a dor continua.
Nesse caso, o médico deve remover a membrana sinovial do local em questão. Quando isso ocorre, o paciente precisa fazer fisioterapia, a fim de acelerar a recuperação.
Onde tratar sinovite em Goiânia?
O COE é uma clínica ortopédica em que você pode tratar não só a sinovite, mas sim uma série de outros problemas ortopédicos.
Inclusive, independente do local da sinovite, o COE é capaz de tratar o seu caso, já que temos especialistas nas seguintes áreas:
- Mão;
- Ombro e cotovelo;
- Pé e tornozelo;
- Quadril;
- Joelho etc.
Então, caso esteja em busca de profissionais capazes de oferecer o melhor tratamento, o COE com certeza pode lhe ajudar a tratar esse problema.