Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Tratamento do Manguito Rotador em Goiânia: qual Médico e onde fazer?

tratamento-manguito-rotador-goiania
Índice

Em primeiro lugar, o manguito rotador refere-se ao conjunto de 4 tendões do ombro, os quais se situam precisamente ao nível da cabeça do osso do braço (úmero) e a envolvem.

O ombro, por se tratar da articulação com maior mobilidade do corpo humano, é muito suscetível a sofrer uma lesão, seja por quedas, esforço repetitivo ou mesmo degeneração natural devido ao avanço da idade.

Nesse caso, o tratamento de manguito rotador em Goiânia consiste em tratar qualquer tipo de lesão nessa região, que, em casos mais graves, pode levar a uma ruptura de um dos tendões que compõem o manguito rotador.

Se você está sentindo dificuldade em realizar movimentos com o ombro, é importante consultar um especialista em ombro para o correto diagnóstico, antes que o quadro se agrave.

Portanto, para esclarecer as principais dúvidas referentes ao manguito rotador, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber e dessa forma, procurar o tratamento adequado.

O que é síndrome do Manguito Rotador?

A síndrome do manguito rotador ocorre em consequência de uma lesão nas estruturas responsáveis por estabilizar o ombro, acarretando sintomas como dor no ombro, limitação de movimentos e fraqueza. 

O sintoma mais comum é a dor nas partes frontal e lateral do braço e dor súbita ao movimentar o ombro.

Como as lesões podem ocorrer em razão a uma inflamação devido ao desgaste, irritação ou uso excessivo da articulação, o ideal é iniciar o tratamento de manguito rotador em Goiânia o quanto antes.

Os números indicam que uma pessoa entre 5 com mais de 65 anos apresenta uma ruptura do manguito rotador, é uma entre duas, em pessoas com mais de 80 anos.

Qual a função do Manguito Rotador?

A articulação do ombro, por ser uma articulação suspensa, os músculos e tendões do manguito rotador vão trabalhar em sinergia para permitir o conjunto dos movimentos do ombro.

Esses tendões participam de todos os movimentos do ombro e são solicitados diariamente, cuja função é de estabilizar o úmero na cavidade glenoidal, possibilitando assim a elevação e rotação do ombro.

Assim, toda anomalia ao nível de um dos músculos (ou de seu tendão) pode provocar uma ruptura do equilíbrio e ocasionar dificuldades de funcionamento do ombro.

Músculos que formam o Manguito Rotador?

O manguito rotador é formado por quatro músculos: subescapular, supraespinal, infraespinal e redondo menor.

Sua função é promover os movimentos de abertura e rotações do ombro, além de permitir que a articulação fique no lugar certo.

Na maioria das vezes, a lesão mais comum é a do tendão do músculo supraespinal, portanto, causa mais frequente do tratamento de manguito rotador em Goiânia.

Dor no Manguito Rotador, o que fazer?

Em um primeiro momento, é necessário fazer uma avaliação com um especialista para confirmar o diagnóstico de ruptura ou tendinite no manguito rotador.

Os relatos de quem sofreu uma lesão no manguito rotador são dores intensas, assim como uma dificuldade em movimentar o ombro e até uma perda de força.

Portanto, se você sentir dor frequente ao movimentar o ombro, na face lateral do braço, associada a movimentos repetitivos de elevação, provavelmente pode estar com uma lesão no manguito rotador.

Além disso, se a dor é mais intensa durante a noite, e se está sentindo perda de força e movimento, o ideal é buscar logo tratamento de manguito rotador em Goiânia.

O que é tendinopatia do Manguito Rotador?

A tendinopatia do manguito rotador pode ser uma lesão degenerativa ou traumática, que afeta os tendões do manguito rotador.

Geralmente se manifesta por uma dor no ombro que pode dificultar a execução de determinados movimentos dos braços.

Vale lembrar que a palavra tendinopatia é um termo genérico que significa que há uma lesão no tendão, ou seja, a parte que liga o músculo ao osso.

Podemos classificar as tendinopatias em duas categorias: a tendinite e a tendinose.

A tendinite é decorrente de uma inflamação de um tendão, já a tendinose é uma lesão crônica, ou seja, uma dor que persiste. Nesse caso, não é a inflamação que causa a dor.

Portanto, a tendinopatia do manguito rotador pode se manifestar de forma aguda (tendinite) ou crônica (tendinose).

Independentemente do caso, é necessário buscar um médico especialista em ombro para tratamento da lesão no Manguito Rotador em Goiânia, até para evitar complicações.

O que causa a lesão no Manguito Rotador?

Os fatores que favorecem a lesão no manguito rotador são muitos, entre os quais podemos destacar:

  • O envelhecimento que causa uma fragilização, contribuindo para tendinites ou rupturas, que ocorre geralmente a partir dos 45 anos;
  • Movimentos repetitivos;
  • Atividades esportivas ou laborais que exigem esforço extra do ombro;
  • Tabagismo, pois afeta o funcionamento das artérias que irrigam os músculos do ombro;
  • Anatomia do ombro;
  • Doenças como diabetes e outras que causam uma obstrução dos vasos.

Muitas vezes, pode dar origem a uma tendinite, frequentemente associada a um traumatismo (queda) ou esforço excessivo.

Em jovens, o traumatismo é mais violento, na ocasião de uma queda, de um esforço de levantamento explosivo, sempre acompanhado de uma dor muito forte.

Já em pessoas com idade mais avançada, pode ser sem dor, e surgir no momento de um determinado movimento, ou ao colocar a roupa no varal, por exemplo.

Independentemente de qual seja a causa, é essencial buscar um ortopedista especialista em ombro e dar início ao tratamento da lesão no Manguito Rotador em Goiânia.

Qual o tratamento para lesão no Manguito Rotador?

Para determinar se o caso é de cirurgia para tratar lesão no manguito rotador, o  primeiro passo é fazer o diagnóstico correto.

Além do exame clínico, o médico provavelmente vai solicitar exames complementares para confirmar o diagnóstico, como uma radiografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

No entanto, as indicações terapêuticas dependem de uma série de critérios:

  • A idade funcional do paciente (é avaliada a atividade do paciente antes da lesão do manguito rotador);
  • O grau da retração da ruptura;
  • O nível de degeneração;
  • O contexto sócio-profissional.

O tratamento inicial consiste em uso de analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir a dor, além de gelo, repouso e fisioterapia.

Porém, se esse tratamento da lesão no manguito rotador em Goiânia não obtiver a resposta esperada, a indicação é cirurgia.

Quanto tempo demora o tratamento?

O tempo de tratamento da lesão no manguito rotador em Goiânia vai depender principalmente da gravidade da lesão, assim como a idade e condição clínica do paciente.

Geralmente, recomenda-se sessões de fisioterapia de 3 a 6 meses, e caso a dor não melhora, provavelmente o médico especialista em ombro pode pensar na possibilidade de uma cirurgia.

É importante também evitar atividades e movimentos que provoquem a dor, e, infelizmente, alguns tipos de trabalho não permitem, o que pode prolongar o tempo de tratamento.

Cirurgia para tratar lesão do Manguito Rotador?

Se mesmo após os tratamentos médicos e meses de fisioterapia, o paciente continuar apresentando dor no ombro e limitação dos movimentos, pode ser indicada então a cirurgia para tratar lesão do manguito rotador.

O principal objetivo da cirurgia é aliviar as dores, recuperar a função do ombro e evitar o agravamento, como o desenvolvimento de uma artrose no ombro.

A intervenção consiste em reparar um ou mais tendões, deixando-os novamente no osso do braço, sendo a artroscopia a técnica mais utilizada atualmente, ou seja, cirurgia por vídeo.

Isso porque, além de ser minimamente invasiva, permite ao cirurgião ter uma boa visão do interior do ombro do paciente ao longo de todo o procedimento.

Do ponto de vista do paciente, é uma técnica com baixíssimo risco, cujo tempo de recuperação é bem mais rápido.

Quais os riscos da cirurgia?

Assim como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia para tratar lesão no Manguito Rotador também envolve riscos, mas é considerada de baixo risco.

No entanto, possíveis riscos podem ocorrer, como:

  • Infecção;
  • Sangramento;
  • Surgimento de lesões nos vasos sanguíneos ou nervos.

Para diminuir as chances de complicações futuras, é essencial escolher um profissional qualificado, especialmente um ortopedista especialista em ombro.

Tempo de recuperação da cirurgia?

Na maioria dos casos, o tempo de internação é de apenas um dia, e a cicatrização demora cerca de seis semanas. Durante esse período, o paciente deve fazer uso de uma tipoia.

Já no caso de lesões mais leves, logo após a cirurgia, é possível iniciar sessões de fisioterapia, a fim de evitar aderências e promover a amplitude dos movimentos.

No entanto, em lesões mais graves, a fisioterapia só deve iniciar entre a quarta e sexta semana após o procedimento.

Em geral, o processo de cicatrização da cirurgia para tratar lesão no Manguito Rotador ocorre em torno de 12 semanas, com recuperação da amplitude dos movimentos.

Na verdade, esse prazo vai depender da idade do paciente, do tamanho da ruptura, assim como da qualidade do tendão.

No entanto, exercícios de fortalecimento muscular são essenciais para restaurar a funcionalidade e força do ombro.

Quanto custa um tratamento de lesão no Manguito Rotador?

Na verdade, é um tanto difícil definir o custo de um tratamento da lesão no manguito rotador em Goiânia, pois vai depender da gravidade da lesão, idade do paciente, entre outros fatores.

Além disso, se o caso for cirúrgico, o valor provavelmente será mais alto.

Felizmente, alguns planos de saúde têm a cobertura para tratar lesão no manguito rotador, no entanto, a sugestão é consultar um especialista em ombro para ter uma ideia melhor.

Onde fazer tratamento da lesão no Manguito Rotador em Goiânia?

Uma dúvida frequente é onde fazer tratamento da lesão no manguito rotador em Goiânia, e o primeiro ponto a considerar é encontrar um médico especialista em ombro que esteja habilitado para tratar esse tipo de lesão.

Como o ombro é uma articulação altamente solicitada, é essencial que o tratamento seja o mais eficaz possível, em especial para evitar complicações futuras.

No COE – Centro de Ortopedia Especializada  – você encontra equipe de ortopedistas em Goiânia capacitados, seja para tratar a lesão no manguito rotador ou se necessário, uma cirurgia.

 

Compartilhar Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Post Relacionados

Acupuntura Unimed Goiânia: como funciona e onde tratar?

A acupuntura Unimed Goiânia possui um campo de ação muito vasto, podendo ser utilizada para…

Tratamento de Escoliose em Goiânia: qual médico procurar e onde tratar?

A escoliose corresponde a um desvio na coluna vertebral, e embora a causa seja desconhecida,…

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!

medico-ortopedista-goiania-coe