Coluna travou o que fazer

Coluna travou o que fazer? Saiba mais!

A nossa coluna é uma das partes mais importantes do corpo, haja vista que ela é a responsável por manter a sustentação. Contudo, pode acontecer dela travar, o que faz com que algumas pessoas se perguntem: “coluna travou o que fazer?”.

No caso disso acontecer, muitas pessoas acabam se desesperando, o que é um tanto quanto comum. Afinal de contas, a coluna tem uma série de responsabilidades, sendo uma delas fazer com que a gente possa caminhar.

Mas, com a coluna travada, a pessoa fica incapaz de realizar uma série de movimentos básicos, como caminhar. Por isso, cada vez mais pessoas se perguntam: “coluna travou o que fazer?”. E, ainda que isso nunca tenha acontecido com você, é importante se manter atento quanto a isso.

Mesmo porque, se porventura acontecer com algum ente querido seu, por exemplo, você já vai saber como lidar com esse tipo de situação. Por isso, no artigo de hoje, iremos responder a pergunta “coluna travou o que fazer?”. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

Coluna travou o que fazer?

A dor nas costas ou dor na coluna é um dos sintomas mais comuns entre as pessoas, haja vista que é uma parte do nosso corpo que está em constante atividade.

Inclusive, de acordo com alguns dados, estima-se que cerca de 80% das pessoas tenham ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida.

No entanto, há vezes em que a dor surge de forma tão intensa que é capaz de deixar a pessoa com a “coluna travada”, o que impossibilita de se mover para a posição que estava até então.

Diante desse ocorrido, logo que de imediato a pessoa pensa: coluna travou o que fazer? Essa dor aguda acarreta em uma série de sentimentos, como medo, estresse, ansiedade e preocupação.

Afinal, a pessoa pode acabar achando que não vai conseguir voltar para a posição normal, além de se questionar sobre como isso vai interferir na realização de atividades do dia a dia.

Então, se porventura isso lhe acontecer, saiba que a melhor coisa a se fazer é buscar ajuda médica, a fim de abreviar e controlar a dor por meio de medicação analgésicas, anti-inflamatórias e até analgésicos opioides mais fortes, a fim de resolver a situação.

Coluna travou o que fazer: O que pode fazer a coluna travar?

Coluna travou o que fazer
Coluna travou o que fazer

 

Não há como negar que a dor lombar na forma aguda acaba sendo uma experiência muito dolorosa, a qual se caracteriza por ser um episódio súbito, onde o paciente sequer estava esperando que isso acontecesse.

É um episódio súbito e de curta duração, ocasionado pela rigidez e tensionamento da musculatura na região da coluna.

Mas, na grande maioria das vezes, está relacionado com traumas agudos, como o estiramento muscular, contusões e entorses.

No entanto, há outros fatores que também podem contribuir para esse fato, como o sedentarismo, obesidade ou passar longas horas sentado.

Além disso, a dor nas costas pode acontecer pelas seguintes condições:

Má postura

Ter uma postura que não é apropriada pode sim afetar diferentes partes do corpo e, ainda que o paciente não sinta de imediato, isso não quer dizer que não há problemas.

Na verdade, quase sempre que uma pessoa fica muito tempo em pé, com o quadril torto, ou com as costas curvadas, pode incidir em dores nas regiões da lombar.

Fora isso, ficar muito tempo sentado, com os ombros para frente ou até carregar muito pesado, de forma incorreta, também pode resultar na coluna travada.

Falta de atividade física

Não fortalecer o músculo, da forma com que ele deveria, também pode fazer com que a coluna de uma pessoa esteja mais suscetível a travar.

E, aliado à falta de atividade, quando o paciente não tem uma alimentação saudável, acaba por fazer com que ele fique mais suscetível ainda a ter esse problema.

Isso acontece porque uma alimentação que é rica em gorduras e açúcares pode levar à obesidade e, por consequência, à sobrecarga corporal, o que prejudica a saúde da coluna.

Hérnia de disco

A hérnia de disco lombar nada mais é quando ocorre de deslocar o disco intervertebral na região lombar da coluna vertebral.

E isso pode fazer com que haja uma compressão ou inflamação das raízes lombares e do saco dural. E isso ocasiona a dor lombar isolada ou no membro inferior.

Ou, ainda, pode acontecer a associação das duas, que é mais conhecida como “lombociatalgia”.

Como é o tratamento para coluna travada?

Agora que já respondemos à pergunta: “coluna travou o que fazer?”, está na hora de saber qual é o tratamento mais adequado.

A melhor coisa a se fazer com certeza é ir a um médico especialista em coluna. Essa é a atitude mais sensata, haja vista que o médico irá fazer uma avaliação completa.

Então, ele será capaz de identificar qual foi a causa e tratar o problema. Ele deve fazer isso por meio da história clínica, exames de imagem e físicos.

E isso acontece porque não basta tratar apenas o problema na hora. O ideal é evitar que ocorram episódios semelhantes a estes.

Por isso, o médico procura identificar se a dor foi por conta da contratura muscular ou por conta de alguma lesão no disco vertebral.

No entanto, durante a crise, saiba que o repouso relativo é vital. Além disso, aplicar compressas quentes no local e fazer uso de medicação para controlar a dor também é importante.

Analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a melhorar o sintoma mais rápido. Fazer alguns alongamentos e massagens também vão ajudar a aliviar a dor lombar.

E, à medida que o paciente for melhorando, o médico ainda pode indicar outros tratamentos para evitar esse problema, bem como:

Como evitar a coluna travada?

Coluna travou o que fazer
Coluna travou o que fazer

 

Por mais que já tivemos respondidos a pergunta: “coluna travou o que fazer?”, melhor mesmo é saber como evitar isso acontecer.

Afinal de contas, a coluna travada é uma experiência bem dolorosa, que com certeza ninguém quer passar. E a boa notícia é que há sim como evitar esse problema.

Há situações em que a dor não melhora de forma satisfatória, o que acaba requerendo um acompanhamento contínuo ao médico.

O principal intuito é resolver o episódio de dor aguda o quanto antes para, em seguida, adotar práticas de prevenção, como algumas atividades físicas regulares e hábitos saudáveis.

Então, dentre algumas das práticas saudáveis que podem evitar esse problema, podemos citar as seguintes:

Caminhada

A caminhada nada mais é que um hábito simples, mas excelente forma de sair do sedentarismo, em especial para os que não estão acostumados a se exercitar.

Além disso, também é excelente para aqueles cujo nível de condicionamento físico impeça ter de fazer exercícios mais intensos.

Musculação

A musculação, ao praticar de forma regular e junto com um profissional capacitado, acaba por fortalecer a musculatura do abdômen, quadril e lombar, que são os responsáveis por estabilizar a coluna e evitar a sobrecarga articular.

Natação e hidroginástica

Esse tipo de exercício alivia a dor muscular e melhora a articulação e a musculatura, o que as tornam mais rijas.

No entanto, o grande ponto positivo é que, dentro da água, torna-se possível tirar um peso significativo da coluna.

Ou seja, torna o ambiente livre de impacto, o que deixa o indivíduo com muito mais resistência e amplitude de movimentos.

Pilates

É uma forma de oferecer alongamento, tonificação e a definição dos músculos, além de fortalecer a musculatura abdominal e da situada ao longo das vértebras.

Além de tudo, também auxilia na redução do estresse. Esse fortalecimento ajuda a melhorar também o alinhamento postural, o que oferece alívio de dores nas costas e articulações.

Tags relacionadas: #coluna travada não consigo levantar #como destravar a coluna sozinho #remédio caseiro para coluna travada #sintomas de coluna travada #remédio para coluna travada

Compartilhar

Se inscrever

Nossas Redes

Procurando Ortopedistas Especialistas?

Fale Conosco