O que faz um médico fisiatra? Antes de tudo, saiba que é um médico que atende pacientes de todas as faixas etárias, desde recém-nascidos a idosos.
É um profissional que trata, por exemplo, dores crônicas, sequelas de derrame cerebral e doenças ortopédicas que não necessitam de cirurgias, como lombalgia, cervicalgia e dorsalgia.
Mas a área de atuação do fisiatra é muito mais ampla, e seu trabalho em uma equipe multidisciplinar contribui para melhor qualidade de vida dos pacientes.
Para preparar esse conteúdo, contamos com a colaboração da equipe do COE, onde iremos explicar detalhadamente o que faz um médico fisiatra, quais doenças trata e os tratamentos propostos!
Fisiatria: o que é e o que faz um médico fisiatra?
A fisiatria, também conhecida como Medicina Física e de Reabilitação, é uma especialidade médica reconhecida e aprovada pela The The American Board of Medical Specialties (ABMS) desde 1947.
Sendo assim, o médico fisiatra tem como objetivo aumentar a qualidade de vida do paciente, por meio de tratamento e prevenção de doenças que acarretem algum tipo de limitação.
Portanto, para responder a pergunta sobre o que faz um médico fisiatra, ele atua diretamente na reabilitação e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Mas é importante ressaltar que o médico especialista nessa área não realiza intervenções cirúrgicas.
Então, se você está sentido algum tipo de dor persistente que já perdura há mais de três meses e tem impactado sua qualidade de vida e limitado sua mobilidade, é o momento de consultar um fisiatra.
Quais são as doenças tratadas?
Além dos casos de dores crônicas, o médico fisiatra deve ser procurado se você sofrer lesão por esforço repetitivo (LER), se sua mobilidade estiver limitada devido a algum tipo de doença, se tiver feito uma cirurgia, em casos de lesões esportivas ou, ainda, se tiver sofrido um acidente vascular cerebral, por exemplo.
Confira algumas das condições médicas e doenças tratadas:
- Bursite
- Tendinite
- Hérnia de disco
- Osteoartrose
- Fascite plantar
- Fibromialgia
- Lesão medular
- Sequelas do AVC
- Disfunção da ATM
- Síndrome do túnel do carpo
- Síndromes miofasciais
- Dores neuropáticas
- Paralisia cerebral
- Amputações
Esse especialista também pode ajudar idosos que estão se recuperando de fraturas, pacientes que estão fazendo tratamento oncológico e, ainda, auxiliar atletas a terem uma recuperação física mais rápida.
Como dito acima, diferentemente de ortopedistas especialistas, o fisiatra não realiza intervenções cirúrgicas, mas caso seja necessário, ele faz o encaminhamento.
Quais são os tratamentos feitos pelo fisiatra?
O médico fisiatra realiza o tratamento na fase de dor aguda e também acompanha o paciente nas demais etapas.
Dentre as abordagens terapêuticas que podem ser indicadas por esse profissional estão: acupuntura, sessões de fisioterapia, hidroterapia, RPG, pilates, cinesioterapia, bloqueios neuromusculares e infiltrações.
Além dos métodos supracitados, o médico também pode recomendar Terapia por Ondas e Choque (TOC), viscossuplementação e, ainda, prescrever medicamentos, órteses e próteses para facilitar a mobilidade do paciente.
É comum o médico fisiatra trabalhar com a equipe de uma clínica especializada em ortopedia, por exemplo, encaminhando o paciente para um especialista em caso de dores crônicas na coluna.
Mas também pode colaborar com outros profissionais de saúde, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e até mesmo nutricionista.
Essa interação entre profissionais ajuda a devolver a independência do paciente e melhorar a qualidade de vida.
Conclusão
Entendendo agora o que faz um médico fisiatra, é importante ter em mente que, ao colaborar com outros profissionais de saúde, o paciente recebe um cuidado integral, com impacto direto em sua qualidade de vida.
Agora, se você está com algum problema ortopédico, saiba que o COE Goiânia é composto por uma equipe de ortopedistas de diferentes especialidades, pronta para ajudá-lo em qualquer condição médica.
Fontes de links: https://www.abms.org/