tempo-afastamento-cirurgia-ombro (1)

Tempo de afastamento por cirurgia no ombro: saiba aqui

Você sabe quanto tempo de afastamento por cirurgia no ombro? Quando você recebe a notícia de que precisa passar por uma cirurgia, a fim de tratar um determinado problema, é comum que você tenha algumas dúvidas. Afinal de contas, como é algo do qual você não está acostumado, trata-se de algo normal.

Além de querer saber como será o procedimento, a grande parte das pessoas procura saber o tempo de afastamento por cirurgia no ombro. E isso acontece porque o paciente precisa avisar o seu empregador, por exemplo.

Contudo, para que você saiba o tempo de afastamento por cirurgia no ombro, há alguns detalhes dos quais se deve considerar. O ombro é uma articulação bastante complexa, formada por algumas estruturas. E isso quer dizer que há várias partes que podem sofrer luxação.

Então, de certa forma, isso significa dizer que há mais de um tipo de cirurgia existente, onde há diferentes indicações a depender de onde há lesão. Ou seja, o tempo de afastamento por cirurgia no ombro vai depender desse fator, além de vários outros.

Isso quer dizer que, para obter com maior precisão essa informação, deve-se considerar alguns fatores. Sendo assim, se você quer entender um pouco sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Tempo de afastamento por cirurgia no ombro: como é a cirurgia?

A primeira coisa da qual você deve ter conhecimento para saber o tempo de afastamento por cirurgia no ombro, é justamente a forma de como é feita essa cirurgia. No entanto, a cirurgia vai depender de acordo com a complexidade da lesão.

Fato é que existem várias cirurgias de ombro, mas apenas o médico é capaz de informar qual é a mais adequada para o seu caso. Mas, nos dias de hoje, é possível dividir a cirurgia em dois: as tradicionais e as minimamente invasivas. Falaremos sobre elas a seguir.

Cirurgia de ombro minimamente invasiva

Esse é o tipo de cirurgia em que o médico procura invadir minimamente o corpo do paciente, o que causa um impacto direto na recuperação. Em vista disso, o tempo de afastamento por cirurgia no ombro, nesse caso, costuma ser menor.

Uma dessas técnicas tem como base a artroscopia. Ou seja, nada mais é que onde o médico introduz, pela pele do ombro, uma espécie de câmera. Para isso, é necessário fazer pequenas incisões, onde o intuito é avaliar a parte interna do ombro.

Então, uma vez feito isso, o médico consegue ter uma visualização completa do interior e, por isso, consegue visualizar onde há lesões e qual a melhor maneira de tratar o problema. Contudo, esse é um tipo de cirurgia mais comum para tratar lesões agudas e crônicas.

No entanto, mesmo sendo uma técnica menos invasiva, o tempo de afastamento por cirurgia no ombro ainda varia de acordo com outros fatores, como idade, demanda de uso do ombro etc. Afinal de contas, cada pessoa tem um período de recuperação único.

Cirurgia de ombro tradicional

As cirurgias tradicionais, como o próprio nome sugere, são aquelas mais convencionais. Ou seja, por via aberta. Por conta disso, o tempo de afastamento por cirurgia no ombro nesses casos tende a ser um pouco maior, já que é um pouco mais invasivo e, portanto, há mais riscos.

Uma dessas técnicas por via aberta é a artroplastia, que é quando há necessidade da substituição total da articulação por implantes metálicos ou sintéticos. Trata-se de um procedimento que tem o objetivo de aliviar as dores do paciente.

Ademais, indica-se essa técnica para patologias degenerativas, traumáticas, inflamatórias e oncológicas. Outro tipo de cirurgia aberta diz respeito à prótese do ombro. Ou seja, é quando o objetivo da intervenção é aliviar as dores e melhorar a mobilidade articular. Por isso procure um ortopedista especialista em ombro Unimed.

Qual é o tempo de afastamento por cirurgia no ombro?

Como você pôde notar, há alguns fatores que determinam o tempo de afastamento por cirurgia no ombro, sendo uma delas o tipo de cirurgia a qual você irá se submeter. No entanto, para que se possa definir o tempo de afastamento, deve-se ter estabelecido o período de recuperação da cirurgia no ombro.

E, quanto a esse fato, é um tanto difícil estipular um tempo, já que cada caso é único. Há vezes em que o paciente demora meses para se recuperar. Já em outras circunstâncias, algumas semanas já são o suficiente para a recuperação.

Fora isso, existem alguns pontos que devem ser levantados, como idade, possíveis riscos e área de atuação. E isso acontece porque, no caso de um atleta profissional, como jogador de basquete ou de vôlei, há uma alta demanda do uso das suas articulações, inclusive do ombro.

Então, para que ele possa retomar as suas atividades normais, o período de recuperação deve ser maior. Afinal de contas, ele precisa ter uma musculatura fortalecida e muito mais bem preparada do que para uma pessoa que faz esforços para coisas comuns do dia a dia.

Post Anterior: Riscos de anestesia em cirurgias ortopédicas: saiba quais

Compartilhar

Se inscrever

Nossas Redes

Procurando Ortopedistas Especialistas?

Fale Conosco