Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Tratamento Instabilidade Ombro em Goiânia: Onde Tratar?

https://coegoiania.com.br/wp-content/uploads/2021/08/tratamento-instabilidade-ombro-goiania-onde-tratar.png
Índice

Antes de procurar por tratamento instabilidade do ombro em Goiânia, saiba que o ombro é a articulação mais móvel e, de fato, a mais instável do corpo humano, ou seja, mais propensa a sofrer um deslocamento, ou de uma forma mais fácil de entender, “sair do lugar”.

Como o ombro é uma articulação suspensa e pouco congruente, a instabilidade nessa região se desenvolve com mais frequência.

Existem estruturas que ajudam a manter o ombro estável, como tendões, músculos e, principalmente, a cápsula articular e ligamentos.

Por outro lado, o ombro pode deslocar-se em várias direções, cujo deslocamento mais comum é o anterior, que se refere ao deslocamento para frente.

Independentemente de qual seja o deslocamento, é essencial consultar um especialista do ombro em Goiânia, a fim de iniciar logo o tratamento.

Então, se você está sentindo seu ombro instável, confira, a seguir, quais sintomas observar e a importância de buscar um tratamento adequado.

O que é instabilidade do ombro?

Primeiramente, o ombro é uma articulação muito móvel, mas também frágil, que permite a mobilidade do braço e da mão no espaço, e que permanece naturalmente estável graças a um conjunto de elementos ligamentares.

Quando a cabeça do úmero se desloca e sai da cavidade da glenóide, dizemos que ocorreu uma luxação.

Se a primeira luxação do ombro ocorreu de maneira acidental, a repetição do fenômeno pode causar importantes lesões ósseas, cartilaginosas e ligamentares.

Na articulação do ombro, a superfície de contato entre a cabeça do úmero e a glenóide é bastante reduzida, cuja estabilidade é garantida em grande parte por uma estrutura denominada labrum e pela cápsula articular.

Falamos de luxação quando a cabeça do úmero se desloca totalmente, ou subluxação, quando o deslocamento é parcial. Quando esses fenômenos se repetem, isso significa que há uma instabilidade do ombro, ou luxação recidivante do ombro.

Basta um só traumatismo para que o ombro seja fragilizado e torne-se instável, pelo fato que os elementos que o compõem foram rompidos ou distendidos.

Quais sintomas de instabilidade no ombro?

Os sintomas variam em função do tipo de instabilidade e da direção da luxação da cabeça do úmero.

O ombro instável causa muita dor e mesmo movimentos simples e fáceis de executar, tornam-se difíceis.

Além das dores, os pacientes relatam uma sensação de que o ombro vai sair do lugar a qualquer momento, especialmente ao usar o braço elevado e com rotação externa (posição do arremesso).

Esse é um dos principais motivos para buscar um tratamento instabilidade do ombro em Goiânia, especialmente se o paciente tiver mais de 40 anos, pois a luxação do ombro pode vir acompanhada de uma lesão do manguito rotador.

A instabilidade do ombro provoca, entre outros sintomas, episódios de luxação do ombro, que são o deslocamento do ombro, mas também episódios de subluxação.

Nesse caso, o paciente tem a sensação de uma articulação que se desloca, mas que volta sozinha para o lugar.

Quais as causas da instabilidade no ombro?

As principais causas da instabilidade no ombro incluem:

  • Acidentes: um trauma de forte impacto que pode dar origem a alterações ósseas, tendinosas, ligamentares e/ou articulares;
  • Hiperelasticidade articular generalizada: refere-se a uma frouxidão articular, e alguns pacientes já nascem com essa anomalia;
  • Má formação congênita: ausência de alguns ligamentos no ombro.

Alguns fatores podem aumentar a chance do ombro “sair do lugar” novamente, como idade, tipo de esporte praticado, presença de frouxidão articular.

Seja qual for a causa, a melhor medida a tomar é consultar um especialista em ombro e começar o tratamento instabilidade do ombro em Goiânia o quanto antes.

Quais os fatores de risco?

O risco de recidiva aumenta se a primeira luxação ocorreu em uma idade mais jovem.

Por exemplo, um paciente que sofreu uma luxação aos 20 anos, terá até 80% de chance de sofrer uma recidiva, ao contrário de uma primeira luxação em um paciente de mais de 40 anos.

Os esportistas são mais suscetíveis à instabilidade do ombro, assim como pacientes que exercem uma atividade profissional que mobiliza muito a articulação.

Na maioria dos casos, são pacientes jovens e esportistas os mais afetados por essa patologia.

Como é feito o diagnóstico da instabilidade do ombro?

A instabilidade no ombro é diagnosticada por um ortopedista especialista em ombro em Goiânia, após uma anamnese e exame clínico detalhado.

Exames de imagem como Raio-X, tomografia e ressonância magnética fornecem informações suplementares sobre o estado exato do ombro.

Ao mesmo tempo, uma lesão muscular pode ser determinada ou descartada, assim como a presença de fratura.

Apenas a partir desses dados é que o médico vai indicar o tratamento instabilidade do ombro em Goiânia.

Como é o tratamento de instabilidade no ombro em Goiânia?

A princípio, o tratamento instabilidade do ombro em Goiânia é muito individual, onde a fisioterapia pode apresentar bons resultados, particularmente em pacientes com frouxidão articular ou com apenas um ou dois episódios de luxação traumática.

Nesse caso, são indicados exercícios de fortalecimento muscular.

Há também a possibilidade da redução do ombro, isto é, “colocar o ombro no lugar”.

Porém, se nenhum tratamento surtir efeito e a instabilidade ainda estiver presente, a indicação é a cirurgia, que consiste em devolver a estabilidade da articulação.

Quando a cirurgia é indicada?

A cada vez que a cabeça do úmero sai do lugar, isso agrava as lesões das estruturas estabilizadoras. Por outro lado, causa lesões cartilaginosas das superfícies articulares.

A evolução natural será luxações mais frequentes, assim como uma degradação progressiva da articulação.

O objetivo da estabilização cirúrgica do ombro é impedir deslocamentos repetidos, permitindo assim retomar as atividades e prevenir a degradação progressiva da articulação.

Como é a cirurgia de instabilidade do ombro?

Quando se trata de tratamento instabilidade do ombro em Goiânia, a cirurgia pode ser a indicação, cujo objetivo é impedir que a cabeça do úmero saia do seu lugar.

Atualmente, a técnica mais utilizada é a artroscopia, onde duas ou três pequenas incisões de 5 mm são feitas em todo o ombro.

Em seguida, uma pequena câmera é introduzida para visualizar o conjunto da articulação, e principalmente as lesões da cápsula e dos ligamentos.

Instrumentos de alta precisão são então introduzidos pelas outras incisões, e são usados pinos e âncoras com fios para fixar o lábio da glenóide no local onde houve o desgaste no osso.

Casos com lesão óssea de maior gravidade, associados a crise convulsiva, ou dependendo do perfil do paciente, a melhor alternativa pode ser a cirurgia por via aberta e realizando técnicas cirúrgicas com enxerto ósseo.

Como é a recuperação da cirurgia do ombro?

Após a cirurgia, é necessário repouso total, sem movimentar o braço de 4 a 6 semanas.

Sessões de fisioterapia e fortalecimento muscular fazem parte do processo de reabilitação.

E, no período de até 6 meses, há a recuperação completa de todos os movimentos.

Durante essa fase, é indispensável seguir todas as orientações do médico para evitar qualquer complicação no pós-operatório e retomar o quanto antes as atividades.

Onde encontrar tratamento instabilidade do ombro em Goiânia?

Vale ressaltar que, assim que os primeiros sintomas surgirem, é indispensável buscar o mais rápido tratamento instabilidade do ombro em Goiânia, pois é o que garante um restabelecimento mais rápido e eficaz.

Como o ombro é uma das articulações mais solicitadas, é importante tratar o quanto antes, de forma a não impactar nas suas atividades esportivas e profissionais.

No COE – Centro de Ortopedia em Goiânia, você encontra uma equipe de Ortopedistas em Goiânia, capacitados para tratar todos os tipos de instabilidade do ombro, sejam traumáticos ou não.

 

Compartilhar Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Post Relacionados

Acupuntura Unimed Goiânia: como funciona e onde tratar?

A acupuntura Unimed Goiânia possui um campo de ação muito vasto, podendo ser utilizada para…

Tratamento de Escoliose em Goiânia: qual médico procurar e onde tratar?

A escoliose corresponde a um desvio na coluna vertebral, e embora a causa seja desconhecida,…

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!

medico-ortopedista-goiania-coe